Câmara vota hoje projeto que dificulta atendimento às vítimas de estupro

Enviado por Vânia

Do Mulheres em Luta

Cunha quer aprovar projeto que impede prevenção de gravidez consequente de estupro!

Está previsto para a próxima terça-feira (22/09) a votação, na câmara federal, do Projeto de Lei 5069/2013 de autoria de Eduardo Cunha que proíbe a distribuição da pílula do dia seguinte e o atendimento de saúde as mulheres vítimas de violência sexual. 
 
O texto original de Eduardo Cunha/PMDB já previa detenção a toda pessoa, inclusive profissionais de saúde, que orientasse uma mulher quanto aos procedimentos seguros para a pratica do aborto. O que era ruim, conseguiu ficar pior com as emendas do apresentadas pelo deputado Evandro Gussi do PV/SP que aponta a desobrigatoriedade de profilaxia em caso de estupro e retoma a necessidade de corpo de delito para que a mulher comprove a violência sofrida. 

 
Não é possível aceitar a aprovação de projetos como esse que desconsideram as centenas de vítimas de violência sexual, nesse país. Segundo o anuário de segurança pública de 2013, a cada hora seis mulheres são estupradas no Brasil. Pesquisa do IPEA aponta que somente 10% dos casos de estupro são denunciados a polícia. As mulheres sofrem em silêncio.
 
Nós já vivemos um cotidiano de profunda tensão por medo de andar sozinhas nos locais públicos, seja no bairro, no trajeto de volta do trabalho ou da escola, seja mesmo dentro do transporte público.Quando sofrem uma violência ainda são questionadas quanto ao grau de responsabilidade que tiveram com o fato. 
Esse projeto reforça todo esse cotidiano de negligência do Estado e de opressão da sociedade, punindo duplamente a mulher. 
 
Vale ressaltar que o projeto iguala a prevenção de uma gravidez fruto de estupro com a prática do aborto, o que já foi cientificamente comprovada a diferença de situações. Não vamos nos calar diante de mais um projeto reacionário que ataca diretamente os direitos democráticos das mulheres.
 
Mais em:

El Pais:  O estupro nosso de cada dia

Na Câmara, projeto de lei marca retrocesso no atendimento às vítimas de abuso sexual

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/21/politica/1442871349_074158.html

JusBrasil: Precisamos falar sobre o aborto

Em vias de ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal o Projeto de Lei 5069/2013 que veda o atendimento no SUS às vítimas de violência sexual. É uma série de medidas que querem implementar no Brasil, mesmo depois de conquistas dos movimentos feministas e de saúde.

http://consultorelder.jusbrasil.com.br/artigos/232861578/precisamos-fala…

Esquerda Diário:  Projeto de Lei que prevê o aumento das penas para quem pratica o aborto aguarda deliberação da CCJC

O projeto de lei número 5069/2013 de autoria de Eduardo Cunha, prevê o aumento de penas para quem pratica e quem “induz a gestante à prática do aborto” foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados para que esta análise a constitucionalidade do projeto.

http://www.esquerdadiario.com.br/Projeto-de-Lei-que-preve-o-aumento-das-penas-para-quem-pratica-o-aborto-aguarda-deliberacao-da-CCJC

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. uma passagem para Islandia.

    Quando nos livramos desses monstros, vermes, insetos pegajosos?

    Porque as pessoas votem neles?

    É  burrice, alienação ou masoquismo?

    Por favor quero uma passagem para a Islandia, só de ida.

     

     

     

  2. Recall

    Se por algum milagre tivermos uma constituinte exclusiva para a reforma política, vou sugerir alguns pontos:

     

    — Um Recall no meio do mandato, para que a população possa votar para tirar um político eleito que esteja fazendo muita merda.

    — criação de mecanismos para os eleitores opinarem sobre projetos no congresso.

    — Sem religiosos em cargos eletivos

  3. Daqui a pouco vamos nos surpreender com a

    manchete “Cunha coloca em votação hoje projeto que substitui constituição por bíblia”. Depois reclamam do talibã, isis, etc…

  4. Há dois caminhos: a

    Há dois caminhos: a desobediência civil, porque é claramente uma afronta à Constituição, ao estado laico.

    Ou, o areoporto.

     

    Luciana Mota

  5. Profilaxia do estupro

       Alguem propor o término deste procedimento, o qual segue determinações internacionais (OPAS e OMS ), pode ser considerado no minimo um burro, até possivelmente um assassino em “massa”, que não analisa as consequencias, inclusive economicas, que tal imbecilidade, ira impactar.

       Estupro é crime contra a pessoa e a sociedade, mas tambem gera um sério problema de saude publica, que as medidas profiláticas evitam, tais como: 1. Coquetel anti-hiv ( impede que a estuprada (o) desenvolva, seja portador (a) e vetor (a) deste virus). 2. Profilaxia antibacteriana contra DSTs. ( um dos maiores motivos de absenteismo ). 3. Acompanhamento psicosocial da(o) agredida(o).

        Aliás, coloquei artigos entre parenteses, visando não denotar genero, pois o “nobre” deputado, é tão ignorante, que nem imagina, a quantidade de meninos/jovens/adultos ( seres humanos masculinos ), que sofrem violencia sexual, e aparecem nos serviços de saude, ele é tão desinformado, que acha que estupros são só de mulheres, e não é.       

        Desinformado, ignorante, misógino e homofóbico*

        Quanto ao Cunha, não vou gastar meu dedo com tal “coisa”, apenas escrevo o seguinte: O preço e futuro contrabando das “pilulas do dia seguinte”, irão alcançar niveis estratosféricos, e quando a menina tomar estas pilulas, sem acompanhamento médico, algumas irão sangrar até a morte, outras irão sobrecarregar ainda mais os serviços de saude, e por consequencia, ainda mais funesta e imbecil desta lei, o judiciario.

         A burrice, em definitivo, instalou-se em Brasilia, o pior é que esta em todos os vértices da Pça. dos 3 Poderes.

         * homofóbico: Tive um amigo, funcionário, que era gay assumidaço, faz tempo ( anos 90 ), e foi vitima de um “boa noite principe encantado ” quando de uma festa , e foi estuprado, baixou hospital, mas só conseguiu dar “queixa” ( fazer BO ), porque acionamos advogados, pois o delegado falou : ” A bicha só se divertiu “, o médico que o atendeu, comentou neste mesmo nivel de imbecilidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador