Campanha arrecada recursos transformando lama de Mariana em tijolos

Do Kickante

Tijolos de Mariana

No dia 5 de novembro de 2015, a região de Mariana/MG foi vítima do maior desastre ambiental da história do país. Com o rompimento da Barragem do Fundão, um mar de lama cobriu dezenas de cidades, dizimou vidas e destruiu o meio-ambiente.

 Especialistas atestam que a região vai precisar de mais uma década para se recuperar. Mas, quem vive ou visita a área, não tem dúvidas de que não podemos esperar nem mais um minuto. O problema demanda uma solução imediata.

 

Por isso nasceu Tijolos de Mariana. Um projeto que está acelerando o renascimento da região atingida, limpando a área, devolvendo empregos, reconstruindo moradias, centros de saúde e educação, e gerando renda às comunidades locais.

 

Criada pela Grey Brasil, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Laboratório de Geomateriais e Geotecnologia da EEUFMG, a iniciativa está transformando a lama da tragédia em matéria-prima limpa e atóxica para a produção de tijolos. Há três meses os Tijolos de Mariana estão sendo fabricados de forma artesanal, com produção de mil unidades por mês. Mas uma fábrica, que ampliará a produção para escala industrial, está prestes a sair do papel e para isso busca a participação de todos.

 

Operada 100% por mão de obra local, a fábrica dos Tijolos de Mariana vai devolver 80 empregos diretos e indiretos à comunidade local. Ao final de cada ano, mais de 1 bilhão de quilos de lama terão sido retirados do meio ambiente, produzindo uma quantidade de tijolos suficientes para reconstruir mais de 1.200 casas populares, hospitais e escolas da região.

Casas como este modelo, com total segurança aos seus moradores. A produção dos Tijolos de Mariana ainda vai trazer renda extra à comunidade, já que, futuramente, a nova marca poderá ser encontrada à venda em lojas de materiais de construção de todo o Brasil, com lucro revertido para a região.

 Por isso colocar esse projeto em pé é mais que lamentar o desastre é fazer a diferença na vida dessa população que perdeu tudo e que agora buscam reconstruir suas vidas. Participe e faça a diferença. Faça parte dos Tijolos de Mariana.

Para ajudar a campanha, visite a página no Kickante

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador