Carta de Ano-Novo aos camaradas José Dirceu, José Genoino e Delubio Soares; por Breno Altman

Carta de Ano-Novo a três camaradas
 
Por Breno Altman
 
A José Dirceu, José Genoino e Delubio Soares
 
Nasci em uma família na qual a palavra camarada sempre representou o valor supremo das relações humanas. Seu significado vai além de qualquer trato protocolar ou laço de sangue. Camarada é irmão de trincheira, parceiro de sonho, companheiro por quem se põe incondicionalmente a mão no fogo.
 
Tenho orgulho, como milhares de outros brasileiros, em podê-los chamar de meus camaradas. Nestas últimas horas do ano que se encerra, apropriadas para se pensar nas batalhas travadas e nas que ainda virão, esse sentimento de fraternidade e solidariedade é uma resposta ao partido do ódio e da covardia.
 
Vocês pagam o preço mais alto pela reação da oligarquia contra os que lutam pela emancipação de nosso povo. Derrotadas nas urnas desde a ascensão do presidente Lula, as forças conservadoras buscam incessantemente um atalho para deslegitimar a esquerda e recuperar o terreno perdido. Não é outra a razão de seu empenho para forjar a Ação Penal 470.
 

 
A partir de erros reais cometidos pelo Partido dos Trabalhadores, originários de um sistema político-eleitoral financiado pelo capital privado, fabricou-se uma das maiores farsas jurídicas da história de nosso país. Os setores mais retrógados da velha mídia e da corte suprema, de forma arbitrária e contra provas, deram curso a um processo de exceção.
 
Não há novidade neste estratagema. Da cabeça enferma do capitão integralista Olímpio Mourão Filho, depois general golpista em 1964, nasceu o Plano Cohen, nos idos de 1937, para justificar o Estado Novo e o banimento dos comunistas. O conservadorismo não esconde sua frustração pelo truque, dessa vez, não ter funcionado a contento. O chamado “mensalão”, afinal, não foi capaz de contaminar a vontade popular, apesar de ter golpeado duramente o PT.
 
Não tenho dúvidas que, mais cedo ou mais tarde, esta farsa terá o mesmo destino que outras fantasias reacionárias do mesmo naipe, como o Caso Dreyfus ou o Incêndio do Reichstag. A verdade acabará por prevalecer, desde que se lute incessantemente por seu restabelecimento. Foi dessa maneira que o tenente Alfred Dreyfus terminou inocentado da acusação de ter traído seu país. Também foi o bom combate que desmanchou a mentira sobre o papel do líder comunista Georgi Dimitrov nas chamas que consumiram o parlamento alemão, durante os primórdios da ditadura nazista.
 
O espírito de vingança e perseguição, que nutre o comportamento dos principais autores da AP 470, talvez seja um sinal que não está tão longe o dia no qual esta fraude estará definitivamente desmascarada. A raiva dos tiranetes, togados ou midiáticos, engravatados ou fardados, costuma ser a expressão reversa do medo de se verem nus, flagrados em suas manobras e intenções.
Esta gente gostaria de tê-los dobrados e cabisbaixos, apequenados como quem aceita a culpa e renega a identidade. Os punhos erguidos diante da Polícia Federal foram o símbolo maior de que a estatura histórica e moral dos camaradas presos é infinitamente superior a de seus algozes.
 
Aquela cena será a mais cálida lembrança do ano para inúmeros homens e mulheres que formam nas fileiras progressistas. O gesto de quem responde à dor e ao sacrifício com vontade inquebrável de resistir. De quem jamais se entrega.
 
Vou ficando por aqui. A vocês três, um grande abraço. Com votos de um bom ano novo para todos nós, queridos camaradas, cheio de saúde e esperança.
 
Breno Altman
 
31 de dezembro de 2013 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

31 comentários

  1. Com a previsível desmontagem

    Com a previsível desmontagem da farsa, a mídia tira o dela da reta e o stf fica com a broxa na mão. Bem feito quem mandou acreditar na Globo.

  2. Lmbrei de um belo samba de Chico Buarque

    “..Palmas pra ala dos barões famintos . O Bloco dos Napoleões Retintos e os Pigmeus do Boulevar ..” .Mas… Vai Passar…” 

     

    Do Brasil247

    Sem tempo para Jefferson, Barbosa cai no samba

    Presidente do STF termina o ano sem prender o réu confesso Roberto Jefferson que administrou R$ 4 milhões do caixa dois do PTB; o motivo: “falta de tempo”; ontem, no entanto, ele encontrou tempo para cair no samba no Rio de Janeiro, onde agiu como candidato à presidência da República; na foto, ele aparece ao lado da atriz Taís Araújo, no Clube Renascença, no Andaraí; era um dos últimos dias úteis do ano para determinar a prisão de Jefferson, mas ele preferiu sambar e distribuir apertos de mão

    31 de Dezembro de 2013 às 10:49

     

    247 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que prendeu os petistas condenados na Ação Penal 470, durante o feriado de 15 de novembro, numa clara ação midiática, mas que até o último dia do ano não determinou a prisão do réu confesso Roberto Jefferson, responsável por administrar R$ 4 milhões do caixa dois do PTB, por, segundo ele, “falta de tempo”, está no Rio de Janeiro, onde aproveitou a segunda-feira para cair no samba, no Clube Renascença, no Andaraí. Agindo como candidato a presidente, ele foi ao evento com traje informal, tirou fotos, sorriu para o público, foi aplaudido, mas também vaiado, e ouviu apelos para que entre na disputa eleitoral.

    Reportagem do jornal O Globo, que tem dado sinais de que é favorável a uma candidatura de Barbosa, acompanhou a visita do ministro à festa. Segundo a matéria, Barbosa não quis falar de política e, perguntado se cairia no samba, foi categórico: “Não vou sambar”. E brincou: “Já viu mineiro sambar?”. 

    O Globo, com um texto claramente favorável ao ministro, reproduziu declaração de José Barbosa, comandante da Marinha, que conversou com o presidente do STF: “Eu apertei a mão do maior homem do Brasil, não vou nem dormir hoje. Eu disse pra ele: concorre à Presidência, não abre mão não. Ele acenou com a cabeça”. Atenderá ele ao pedido?

     

     

    • Comandente da Marinha? Será o

      Comandente da Marinha? Será o mesmo que recusou-se a aplaudir os restos mortais do Jango? Faz todo sentido.

      Diga-me quem te aplaude e te direi quem és

      • É ou não é uma coisa de hospício ? Loucura total !!

        Já imaginou um sub nuclear nas mãos desse indivíduo  ?

        As vezes sinto pena de Lula, e de nós mesmos, simples cidadãos, inistirmos na utopia de elevar o Brasil como uma nação próspera e forte economicamente e militarmente .

        Tá difícil !!!

         

        Um Feliz 2014  !!   

  3. Ué, Carta de Final de Ano só

    Ué, Carta de Final de Ano só para os três, José “Duas Caras” Dirceu, José “Dedo Duro do Araguaia” Genoino e Delúbio “Piada de Salão” Soares? Que que injustiça! E como ficam João Paulo “Boca do Caixa” Cunha, Silvinho “Land Rover” Pereira e Henrique “O Italianinho” Pizzolatto? Desprestigiados?

     

  4. É verdade, os três passarão à

    É verdade, os três passarão à história como mártires. A cabeça deles foi o preço a pagar para finalmente um partido de centro-esquerda manter-se no poder por mais do que um mandato.

    Não conseguem a cabeça que querem, a do Lula, por isso regojizam-se com o consolo que obtiveram. E agora estendem o prazer sádico ao máximo, humilhando-os 

  5. Geçmiş Olsun

    Rapaz, os blogoescribas do PT pegam pesado nessa história do Mensalão.

    Até filmografia pedagógica já tivemos por aqui. Que eu me lembre: SACCO E VANZETTI, HURRICANE e SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA.

    Agora vem o B. Altman desencavar o Plano Coehn, reabrir o Caso Dreyfuss e, CSIcamente investigar as cinzas do Reichstag…

    É  feito apelar pra História como último recurso –  retoricamente consagrado.

    Fossem os tempos beletristas da belle-époque, eu até dava uma ideia pro ao B. Altman…

    …Naqueles tempos, as imagens mitológicas ainda estavam em moda. Destarte, eu proporia a seguinte estrutura alegórica:

     MINERVA CAPITULOU ANTE A SANHA VINGATIVA DE NÊMESIS. AGORA SÓ NOS RESTA O JULGAMENTO DE CLIO.

    Porém,  sempre pode aparecer um gaiato pra lembrar que Clio é filha Mnemósine e recuperar a lulesca declaração:

    “Ajudei a criar esse partido [Partido dos Trabalhadores] e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciais e ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.”

    “Nasci em uma família na qual a palavra camarada sempre representou o valor supremo das relações humanas.”

    En passant:

    O que será que o товарищ G.M. Dimitrov achava dos товарищи condenados nos Processos de Moscou?

     …

    Enquanto Zés e Delúbio recebem carta de Ano Novo, Pedros e Costa Neto não têm quem lhes escreva sequer um cartãozinho.

    Nesta passagem de ano, deixo aqui minha singela solidariedade a todos esses esquecidos:

    Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Rogério Tolentino, Simone, Samarane, Kátia, Jefferson, Lamas, Borba, Romeu, Bispo Rodrigues, etc.

    (O Pizzolato, esse nem precisa. Diz que tá em dúvida neste  réveillon: Lago di Garda ou alguma Riviera. Ele preferiria  Mônaco, mas essa , nem pensar…)

    A todos os condenados, sem distinção ideológica ou idealizada, faço minhas as palavras piedosas daquele juiz turco do filme EXPRESSO DA MEIA-NOITE (Fica aqui a sugestão pra mais uma SESSÃO DAS DEZ.), após proferir a sentença, já sem direito a infringentes e quejandos: “Geçmiş Olsun”* (Que passe logo.).

    *pronúncia aproximada, se ouvi bem no Forvo : “guétmichalsum”

     

    • “Ajudei a criar esse partido

      “Ajudei a criar esse partido [Partido dos Trabalhadores] e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciaise ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.”

      Pior é que os petistas avestruzamente (ou por desonestidade mesmo) não acreditam nestas palavras do Barba, nem assistindo o vídeo amplamente disponível na Internet.

    • O PT sempre militou pelo

      O PT sempre militou pelo financiamento público de campanha, mas usando as metáforas futebolísticas do Lula, nós cançamos de jogar descalços contra adversários com chuteiras com travas de ferro.

      Alcançarmos uma parcela do poder significou muitas melhorias nas condições de vida do Povo Brasileiro.

      Os sonhos para serem realizados precisam incorporar componentes da realidade.

      Também tenho saudades daquele PT que era quase uma família, porém o objetivo era fazer um partido de massas de esquerda e conseguimos, não tão transformador quanto sonhamos, mas que ainda é uma referência na lutas dos trabalhadores brasileiros.

      Feliz ano novo.  

  6. O Breno tem inveja do coletivo Hariovaldo…

    …como não consegue fazer humor invertendo as situações faz papel de pateta mesmo… este texto se escrito pela ótica dos homens de bens ficaria muito mais engraçado…

     

  7. Feliz Ano Novo, Camaradas!

    P { margin-bottom: 0.08in; }

    “A mídia é a entidade mais poderosa do mundo. Ela tem o poder de tornar o inocente em culpado e o culpado em inocente, e isto é poder. Por isso ela controla as mentes das massas.”  Malcolm X;

    P { margin-bottom: 0.08in; }

    “Se você não tiver cuidado, os jornais farão com que você odeie as pessoas que estão sendo oprimidas e ame as pessoas que as estão oprimindo.” Malcolm X, e,

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”

    Pullitzer, John
     

    As três frases acima são a minha singela homenagem aos inocentes úteis e aos inúteis deste País que piamente acreditam que a Justiça foi servida nesta aberração jurídica chamada de AP-470.

    À vocês, camaradas, que lutaram desde sempre por um Brasil melhor para todos desejo-lhes força e coragem. Aquela mesma coragem dos que não se dobraram face ao jugo militar da ditadura e o venceram. Restauram através de nossa luta a Democracia neste País e que hoje encontra-se tisnada pelos prisioneiros políticos produzidos pela mídia golpista.

    Não percam o foco jamais, pois o inimigo a ser combatido e destruído pelo  mal que causa a este País desde sempre, chama-se partido da imprensa golpista.

    Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe, pig! A tua hora há de chegar.

    Por uma imprensa brasileira justa, equânime e verdadeira.

     

  8. triste

    O capacho da casa grande, tadinho foi convidado para sentar à mesa em agradecimento por serviços prestados a mando dos de sempre. Acha ele ser o representantes do sistema, menino infeliz não sabes que Lula com todo o apoio popular, eleito Presidente deste país nunca foi e nunca será aceito por ter feito os interesses do povo, menino infeliz nascido pobre e na cozinha ( a casa grande não perdoa a tua cor) mesmo no aparente sucesso continua um serviçal.

    Seja infeliz nesta tua trágica escolha pessoal e para este País.

  9. Caro Luis,não imaginei viver

    Caro Luis,não imaginei viver tanto para assistir,perplexo,o que estou vendo.Eduardo Campos,neto de Miguel Arraes,abraçado com a direita e aliado do pior elemento da política brasileira Roberto Freire(pau mandado de Serra para serviços de mau cheiro).Marina Silva ex empregada doméstica ,sem deméritos as domésticas,cria do PT e de Lula,de mãos dadas,uma mão com Neca Setúbal dona do Banco Itau,a outra mão com Guilherme não sei de que,dono da Natura,expoentes da direita mais raivosa.Joaquim Barbosa( toda vez que vejo esse sujeito,a crença que o inferno e aqui aumenta),dançando com Tais Araújo,mulher de Lázaro Ramos.Mais uma vez T S Eliot”A vida e muito longa”,meu caro e nobre Luis Nassif.

  10. Acho que o Walter está

    Acho que o Walter está confundindo as coisas. As falcatruas que aparecem a cada dia são dos tucanos. Máfia dos fiscais, o trensalão de 40 bilhões, a mensalão mineiro que corre o risco de prescrever, a compra de votos para a reeleição de FHC, a venda de estatais por preço irrisório, a máfia da ambulâncias, o desvios de recurso da SUDENE, apenas para citar alguns dos feitos dos tucanos. Essa história de foi traído, que ajudou fundar o PT e uma cantilena muito utilizada pela direita para desqualificar o PT. Pode até ser que esse não seja esse seu caso, mas você precisa se informar melhor  desde que não seja a Globo, a FSP, Estadão, Veja e outras similares que não informam, mas deformam a informação.

  11. Esse julgamento, ao que me

    Esse julgamento, ao que me consta, foi a maior farsa da história do Brasil e vamos reverter, aliás, já estamos revertendo, pois a direita, apesar de ter conseguido essa “vitória”, está com vergonha de comemorar e nós colocaremos 200 mil pessoas nas ruas para comemorar a liberdade das lideranças petistas.

    Ano que vem é ano de comemorar, serão vitórias atrás de vitórias. À direita restará apenas buscas por golpes, cada dia mais escancarados, e provavelmente vamos comemorar a falência de pelos menos mais dois membros do PIG.

    Não passarão. É nóis

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome