Comitê Popular lança livro que questiona os beneficiados pela Copa no Brasil

Jornal GGN – O Comitê Popular da Copa de São Paulo publicou um dossiê questionando os benefícios que a Copa do Mundo no Brasil trouxe para a população geralmente esquecida pelo Estado e pelos órgãos tradicionais de imprensa. O dossiê “Copa pra quem? A Copa do Mundo FIFA 2014 numa perspectiva abaixo e à esquerda”, resultado do trabalho feito ao longo dos quatro anos de existência do Comitê, foi lançado no último dia 11, na capital paulista.

O livro reune reflexões, questionamentos e informações sobre os impactos do mundial de futebol no Brasil, com um olhar especial voltado para problemas sociais enfrentado pelas minorias. 

Financiada por edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos, o livro está dividido em artigos que abordam os seguintes temas: leis “de exceção”; moradia e remoções; dívida pública; população de rua; trabalhadoras e trabalhadores ambulantes e monopólio das empresas patrocinadoras; exploração sexual; mídia corporativa e monopólio nas transmissões dos jogos; elitização do futebol; repressão e militarização das cidades.

A Ocupação Terra Livre cedeu espaço para o evento de lançamento. A ocupação, já com ordem de despejo e próxima a estação de trem Hebraica-Rebouças, abriga em torno de 35 famílias desde fevereiro. No evento, o livro foi distribuida gratuitamente aos movimentos sociais e público presente. A organização do dossiê promete usá-lo como base de discussão dos movimentos sociais.

Abaixo, segue fotos do evento por Samara Takashiro:

A questão da moradia, Nelson

“Nós não vamos pagar nada!” – Auditoria Cidadã da Dívida

“Ambulantes na Copa e a fórmula mágica da participação excludente”

“Povo de rua: o primeiro eliminado da Copa”

“Tiro, porrada e bomba: as práticas repressivas alimentadas pela Copa”, Giva

Luciana Itikawa, arquiteta e urbanista

“A Copa que a mídia não mostra”

 

Vídeo do evento de lançamento

https://www.youtube.com/watch?v=NuZt_U1Vbg4&feature=youtu.be width:700 height:394

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador