Como a rede se transformou na principal garantidora da democracia, por Danilo Strano

Por Danilo Strano

CIDADES DIGITAIS E CIDADÃOS INFORMADOS

Como a rede se transformou na principal garantidora da democracia

Em tempos de grandes empresas comandando os meios de comunicação, a internet surge como principal trincheira democrática. Sites, blogs e redes sociais funcionam como contraponto das grandes mídias e produzem conteúdos não explorados. Mas em um país ainda não desenvolvido como o Brasil, não são todas pessoas que tem acesso a internet, ou, não tem acesso o tempo todo.

No mundo virtual, o receptor tende a comentar e refletir sobre as informações recebidas e, quando comentam, refletem, compartilham e
trocam ideias. Essa dinâmica produz pessoas mais informadas e críticas. E por isso é necessário que toda população tenha acesso
gratuito e irrestrito de internet, isso fortalece e desenvolve o sistema democrático.
Algumas grandes corporações, como Zattini, Netshoes, Vivo, Net, entre outras, perceberam a importância da informação online e de alguma forma fornecem gratuitamente aos cidadãos o acesso a internet. Porém, essas corporações, assim como esperado, restrigem o acesso apenas a alguns sites alinhados com seu objetivo, seja ele vender algum produto ou informar de determinada perspectiva.

A nova edição do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros, de 2015, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 79 oferecem acesso gratuito à internet através de conexão via wi-fi em toda a cidade.

O governo federal, em 2012, por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), sobe responsabilidade do Ministério das Comunicações, lançou o programa Cidades Digitais, que entre outros objetivos, promove e financia a instação e gestão de equipamentos para os municípios de até 50 mil habitantes oferecerem internet grátis para toda população.

Infelizmente, ao invés de ampliado, o programa foi abandonado em 2016. Hoje qualquer iniciativa está sobe responsabilidade das emendas parlamentares.

A atual gestão que administra a cidade de São Paulo teve a excelente inciativa com as praças e terminais com Wi-Fi grátis, são mais de 120 pontos. Mas para cumprir seu papel democrático com toda cidade, o programa ainda precisa aumentar e atingir pontos periféricos.

Um governo progressista que preze pela informação independente e cidadão bem informados deve pensar em como criar acesso a internet para todos os cidadãos. Se omitir nesse momento é deixar, mais uma vez, nas mãos das grandes empresas o monopólio da informação.

Danilo Strano é cientista político, especializado em comunicação e redes sociais

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá debatedores, bom

    Olá debatedores, bom dia.

    Concordo com o autor.

    Por isso mesmo, segue aí a minha “crítica” para incrementar esse debate. 

    Lá vai.

     

    Essa equação: (rede=principal garantidora da democracia) é parcialmente verdadeira.

    Bom, para os  debatedores mais “precisos” , mais rigorosos no bom sentido, digamos assim, haverão de concordar que não existe um resultado como este, qual seja, algo “parcialmente verdadeiro”. Ora, ou é verdade ou não é verdade.  Afinal, o que “não é, não pode ser”.

    Nesse sentido, vamos destruir o termo “democracia”. Vamos lá.

     

    Você realmente acredita na democracia? Acreddita que vivemos numa “democracia”?

    Eu acho que não, sobretudo, diante de um sistema de preços. Em suma, creio não ser possível a existência de “democracia” com a tal de “economia de mercado”.  Xiiii, sou comunista… Abaixo a propriedade privada! Trabalhadores uni-vos… 

    Calma. Nada disso. Pode ficar tranquilo aí com sua herança. 

    É bem pior do que isso.

    Prossigo.

     

    Se alguém defender essa tese e se for “verdadeiro consigo mesmo” , chegará à conclusão que a democracia é um “sonho”, uma “utopia”, ou , talvez, uma “meta”. ( uma meta de superavit primário, por exemplo)

    Serei taxativo: Não é possível a existência de democracia diante de uma sistema globalizado de economia de mercado. 

    E pior! Os Estados Modernos ( naquele padrão europeu de sempre) já não conseguem “camuflar” a falácia da “democracia”.

    E a democracia representativa então? Vamos combinar. Não passa de um engodo.

    Vamos nos ater ao cado brasileiro.

    Indaga-se: Há democracia aqui? Quando, onde, como?

    Talvez, antes de 1500, com os nativos e com a “propriedade coletiva”. Note bem, um “comunismo” que nada tem a ver com Karl Marx…

    Mas, esse “comunismo” poderia ser “autoritária. Com a “autoridade” do Pajé. 

    Pode ser…

    Vamos involuir  e evoluir sobre o “nosso ambiente democrático”. Vejamos.

     

    Depois da invasão, do genocídio e da implosão dos costumes locais pelos “Estados Modernos europeus globalizantes e mercantilistas autoritários, tivemos a escravidão.  

    Pouca coisa né?

    Pra arrendondar, foi só de 1500 a 1888( na teoria). Vamos chutar aí, uns 400 anos de compra e venda de seres humanos.

    Aliás, o “capital”, devidamente estocado,como reserva, patrimônio das “famílias” ( famílias! base do “sistemão de preços desconhecido até então pelos nativos)  era traduzido em estoque de seres humanos, semoventes, escravos!

    Depois disso a gente sabe da “democracia” censitária com o Café com Leite.

    Em seguinda, sabemos da “democracia” de 1930 com a “revolução democrática”.

    Depois com a “democracia do Estado Novo”.

    Depois a “democracia” com o golpe de 1945.

    Depois a “democracia  das  “eleições livres”  ( eu voltei agora pra ficar…) mas que foi abruptamente interrompida pela “democracia da bala no peito”.

    Depois, várias tentativas de  “democracias golpistas” , inclusive, com ajuda alienígena.

    Em seguida, a “democracia ditatorial de 1964.

    Depois, mais uma virada democrática em 1968, com o “golpe democrático” dentro do próprio “golpe democrático”.

    Depois a “democracia” das “diretas já” com a emenda que não foi aprovada e com eleições INDIRETAS e “democráticas”.

    Depois a “democracia” progressita, isto é, aquele que manda para o futuro do futuro mais que futuro aquilo que , simplesmente, deixa para o futuro incerto e duvidoso( que a deus pertence) como por exemplo:

    Salário mínimo capaz de atender necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia,( aqui já acabou com o aluguel) e prossegue:  alimentação, educação,( aqui é bastante democrácia a inversão: ensino médio privado, ensino superior gratuito!)  saúde,( aqui é o SUS que deve acabar em breve diante da “democracia atual) , lazer, vestuário, higiene, transporte, previdência, reajustes….

    Enfim, com esse  pequeno exemplo de nossa  “democracia de 1988, junto aos sistemão de preços, podemos perceber o  quão “democrático” é o nosso ambiente nacional. Ops… nacional? Ou “enganacional?

     

    Nesse sentido, sou forçado a acreditar que a “democracia” não passa de um ENGODO para cooptar os desorientados de sempre e para todo o sempre.

    E se restar alguma dúvida sobre isso, vou apenas sugerir dois autores: Bobbio e Jacques Ranciaere. ( só pra relaxar) e perceber que  a tal de democracia  nem na Grécia antiga existiu ( e a de hoje então hem?…) com escravos.  

    Portanto, vamos combinar.

    Democracia não passa de uma FALÁCIA!

    Por isso mesmo estou com saudade de um gopezinho caudilhista. Ora, KDVC golpe democrático?

    I miss you.

     

    Heureca! Aqui estou!

    Será que o impitiment que segue “rigorosa e democraticamente” no “senado democrático federal”  que já entrou no “mérito” e já julgou e já deu a sentença e já condenou e já prendeu e ja…. a presidente afastada para todo o sempre…  não nos prova que realmente vivemos num “ambiente democrático” travestido de golpe e vice-versa?

    Hã, hã.. agora te peguei. O velho golpe do agente 86.

    Vamos acabar, portanto, com essa balela de democracia.

    Admita:

    se você nasceu para trabalhar e gerar imposto indireto  para pagar o “salário” de nossas “instituições fortes”,  faça isso para o bem comum “democrático”  natural e da nação ou enganação meritocrática.

    Se você nasceu para ser “aristrocrático” hereditário, herdeiro da herança do pai “honesto” e que por isso vota sim, sim, sim, antes de ir para a cadeia,   siga nesse caminho “democrático”, com ou sem contas no exterior.

    Se você nasceu para ser “empreendedor”, com aquele espírito animal de porco, siga com o seu grande  pocilga ( também com o pig) democrático, com a ajuda do Pato pateta que pintou o caneco , surrou a galinha,  e bateu no marreco. 

    Enfim, siga o seu DNA  e viva feliz dentro de sua caverna!

    Saudaões 

     

     

     

  2. Visão extremamente idealizada

    Visão extremamente idealizada. A mesma rede é a base para os golpes da guerra híbrida em curso,incluindo o golpe brasileiro, as “primaveras” e as revoluções coloridas. É a base para a legitimização de ações do tipo R2P, postas em andamento na Síria, na Líbia, na Bósnia, em Kosovo, provavelmente na Eritréia, na Macedônia. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador