Confisco de dinheiro de refugiados é aprovado na Dinamarca

Refugiado no campo de Thisted, na Dinamarca

Jornal GGN – Nesta terça (26), o Parlamento da Dinamarca aprovou leis que endurecem o asilo para refugiados, incluindo o confisco de dinheiro e objetos pessoais para pagar os custos de permanência no país. A nova lei também dificulta a obtenção de vistos, e agora os asilados deverão esperar três anos para dar entrada no processo de vinda de seus parentes. As medidas também reduzem o tempo de duração dos vistos de residência no país.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) criticou as novas regras e disse que elas alimentam o medo e a xenofobia. Gauri van Gulik, da Anistia Internacional para a Europa, considera que a medida é discriminatória para uma categoria de imigrantes que já é bastante vulnerável.

Da Deutsche Welle

Dinamarca aprova confisco de dinheiro de refugiados

Imigrantes deverão entregar dinheiro e bens pessoais acima de 10 mil coroas, exceto objetos de valor sentimental e celulares. ONU afirma que medida alimenta o medo e a xenofobia em vez de promover a solidariedade.

O Parlamento da Dinamarca aprovou nesta terça-feira (26/01) o endurecimento das leis de asilo, o que inclui o polêmico confisco de dinheiro e objetos pessoais de refugiados para ajudar a pagar os custos da permanência deles no país.

Além disso, a nova legislação dificulta a obtenção de vistos para familiares de requerentes de asilo e também os processos de reunificação familiar. Asilados deverão agora esperar três anos – e não mais um ano – para dar entrada no processo de vinda de seus familiares, e a análise pode levar vários anos. As novas regras ainda diminuem a duração dos vistos de residência no país.

Depois de cerca de quatro horas de debate, a polêmica alteração legislativa – que prevê a apreensão de dinheiro acima de 10 mil coroas dinamarquesas (cerca de 1.300 euros) e de bens pessoais acima da mesma quantia, excetuando “bens de valor sentimental”, como alianças, e “de natureza prática”, como celulares e relógios – foi aprovada por 81 votos a favor e 27 contra, enquanto 70 deputados não participaram na votação e um se absteve.

O projeto original previa o confisco já a partir de 3 mil coroas e não contemplava exceções por valor sentimental, mas mudanças foram feitas devido às críticas de organizações humanitárias. O governo defende a lei afirmando que ela equipara os refugiados aos dinamarqueses que se candidatam à ajuda social e também precisam vender seus bens pessoais. Críticos afirmam, porém, que os dinamarqueses não precisam se submeter às revistas pessoais previstas na nova lei de asilo.

O confisco de valores é a mais contestada das novas medidas e, segundo críticos, viola várias convenções internacionais. Ela já foi comparada à espoliação dos judeus pelo regime nazista.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) criticou a nova legislação, afirmando que ela alimenta o medo e a xenofobia em vez de promover a solidariedade, e diversas outras organizações internacionais consideraram alarmantes sobretudo as restrições impostas às condições de permanência e ao reagrupamento familiar.

Para a diretora-adjunta da Anistia Internacional para a Europa, Gauri van Gulik, a medida é discriminatória para uma categoria de imigrantes já especialmente vulnerável. Para o comissário de Direitos Humanos do Conselho da Europa, Nils Muiznieks, ela levanta questões de compatibilidade com a Convenção Europeia de Direitos Humanos, que protege o direito à família.

O projeto de lei foi apresentado pelo governo de centro-direita do primeiro-ministro Lars Lokke Rasmussen, que não tem maioria parlamentar, e aprovado com apoio da oposição social-democrata. Pequenos partidos de esquerda, incluindo os verdes, votaram contra.

No ano passado, a Dinamarca registrou 20 mil refugiados, o maior número da história do país. Na Suécia foram 163 mil, e, na Alemanha, 477 mil registros. Pesquisas recentes de opinião mostram que cerca de 70% dos dinamarqueses consideram a imigração sua principal preocupação no campo político.

 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. imigração

    E os países responsáveis pelo massacre e pelas vilanias contra os povos do Oriente e da Africa, qual a sua participação?

    França, Itália, Espánha, Inglaterra, Austrália, Estados Unidos, se juntaram para derrubar governos e destruir poderes políticos. Agora fingem que estão sendo atacados e não podem receber os povos contra os quais praticaram crimes.

    1. Faltou a Bélgica na lista, o genocídio feito pelos Belgas ….

      Faltou a Bélgica na lista, o genocídio feito pelos Belgas no Congo “Belga”, fazia com que os Nazistas se sentissem como um bando de incompetentes, mas eram NEGROS AFRICANOS, aí não conta.

    2. E pelo visto o objetivo de

      E pelo visto o objetivo de quem de fato é dono do mundo é promover desestabilização ampla, geral e irrestrita.Dos países sistematicamente destruídos para implantar a democracia ocidental, só recentemente iniciou-se um processo descomunal de fuga das vítimas do “regime change” com destino a Europa. Mais um negócio lucrativo surgiu. A viagem até a Europa custa caro para  os aflitos que tentam sobreviver longe dos horrores das guerras. No meio deles, desordeiros profissionais que já estão tocando o terror em pacatas cidades do velho mundo, gerando um crescente repúdio ao islamismo e a imigrantes em geral, especialmente árabes e africanos. O confisco de bens (roubo) determinado pela Dinamarca nesse ambiente de baderna certamente contará com o apoio da população nativa e possivelmente se espalhará por outros países daquele continente.

      Tudo parece seguir um diabólico roteiro.

  2. a estupidez é democratica e universal
    Como já afirmei anteriormente a estupidez é democratica, brota em todos os locais independente da latitude e longitude.

    Mas, não esperava isso vindo de um pais civilizado como a Dinamarca.

    Eu pergunto: onde estão os liberais nesta hora!!

    ONDE ESTÃO VOCÊS!!!!

    Pelo que li na RFI só a esquerda protestou!
    O mundo está do avesso!

    1. Europeu é f***

      Deixaram a barbárie para promover (ou realizar) noutras bandas. Mas cá entre nós, do jeito que se fala até parece que os árabes são Polianas.

  3. Que paiséco CHINELÃO.

    Depois se acham o máximo por ser descendentes dos Vikings, que eram os maiores ladrões da história da HUMANIDADE.

    Chinelagem pura.

  4. A Dinamarca é um país mínimo

    A Dinamarca é um país mínimo que tem um povo altamente homogêneo etnicamente e uma economia dimensionada para suas dimensões e necessidades. Não é um país com tradição de receber imigrantes. Pra usar uma comparação, a Dinamarca é um Japão na Europa. A Dinamarca não quer e não tem obrigação de aceitar de repente dezenas ou centenas de milhares de pessoas que não tem nada a ver com o país. E todo mundo está vendo como alguns muçulmanos se comportam mal nem bem tem chegado nestes países. Tenha certeza que a última coisa que a Dinamarca (e qq país de bom senso) quer são cédulas do Daesh e da Al-Qaeda em seu território.

    Pra mim os refugiados deveriam vir para o Brasil, Argentina, Canadá, EUA e outros países continentais acostumados a receber imigrantes. Com uma condição: renunciarem aquelas idéias malucas de Jihad, Sharia etc. E jurarem não aprontar…

      1. Discordo em parte

          É racista, xenófobo, eurocentrico, politicamente incorreto, mas infelizmente : bastante HUMANO.

          Já escrevi algumas vezes sobre este tema, relativo a Sudão, Siria/Libano e Gaza, o “ser humano” até fica compadecido, até contribui financeiramente, faz “listinhas”, se increve em ONGs de apoio, quando vê estes coitados pela televisão, sites, jornais, quando veem criancinhas até alguns choram, aumentam as campanhas de doação geometricamente, MAS:

           Desde que eles fiquem onde estão, visiveis apenas quando a midia resolve mostra-los, normalmente em tragédias, mas a grande maioria não os quer próximos, nos seus paises, a beira de suas portas, “ameaçando seu modo de vida”, de coitados, tornam-se, como por encanto : prototerroristas, diferentes de “nós”, inculturaveis/inadaptaveis, assaltantes de empregos, o maximo de condescendencia – de uma suposta humanidade – é gueta-los, controla-los, fazer saber a eles que não são bem vindos.

        1. Vc está fazendo jogo de palavras…

          O sentido da palavra “humano” que usei nao é o mesmo que vc está usando…

          O comentário foi racista e desumano sim. Dizer que esse comportamento é “natural” só mostra o grau de desumanidade a que muitos chegaram.

  5. Fico aqui pensando….

    Se o alvo desta legislação tiver como objetivo coibir o financiamento de possíveis atos de terror, pois os “suspeitos de sempre, apud Casablanca, o filme”, lá estão ou estarão, fico pensando  qual seriam os bens de pessoas que estão no limite da sobrevivência nos rigores do inverno do hemisfério norte, em pleno janeiro. Seria um colar, uma aliança, um anel? Alguns poucos dólares enfiados nas dobras das roupas, nos palétos? Uma mala de papelão? Sim, faço esta pergunta ingênua, pois se este for o objetivo, ele vai dar água. O dinheiro que alavanca esta atividade covarde e que tem minha repulsa, não passa nem longe destes infelizes. É igual ao dinheiro do tráfego internacional de drogas, pois dificilmente alguém pega.

    Agora, pagar por asilo humanitário de refugiado de guerra é o fim da picada. Seria interessante dentro deste labirinto de imbecilidades que vejo hoje no mundo, um verdadadeiro pesadelo kafkaniano, que um refugiado palestino, p.ex, na Dinamarca desse como garantia de pagamento de sua “hospedagem humanitária” a sua casa confiscada em sua terra natal, a Palestina. 

     

  6. Isso não é confisco, é

    Isso não é confisco, é roubo.

    Só os nazistas fizeram uma barbaridade dessas contra os judeus. Vão tirar o que de quem chega só com a roupa do corpo? Será que a dinamarca vais arrancar os dentes de ouro dos refugiados sírios também?

  7. Surreal que a Europa tenha chegado a esse ponto

    É. A espécie humana é podre mesmo. Já fazia massacres há milhares de anos, como outro tópico de hoje mostrou. Continua a mesma.

  8. Os próximos

       Alem da Dinamarca e Suiça, o confisco atuará – já foi aprovado – em dois estados alemães, Baviera e Baden-Wutemberg, na base de até 750 Euros, na Holanda o mesmo ocorre, cada refugiado que trabalhe deve destinar 75% para pagar alojamento e despesas ( http://www.dn.pt/mundo/interior/dinamarca-refugiados-confiscados-se-tiverem-mais-de-1340-euros..)

        Refugiado não vota, história é coisa do passado, alemães, nórdicos, franceses, ingleses, pouco se importam com suas cagadas passadas, nem pelas mais atuais, ainda mais agora com partes da “Eurolandia” quase falindo, e seus mais novos membros representantes de povos extremamente xenofobos ( Polonia, Hungria ); a ONU/ACNUR, HRW, Anistia Internacional, Bruxelas, podem fazer o circo que quiserem, que estes paises não vão ligar a minima, como qualquer País que se preze – independente de quem achar certo ou errado – vão defender o interesse nacional ( seus eleitores ).

         Então meus queridos, é bom guardar este artigo para quando “nobres humanitários europeus” e seus ongueiros, vierem aqui encher o nosso saco, cobrando de nós o que eles não fazem, e alguns palhaços brazucas ( vira-latas) ainda os apoiam.

  9. Acorda povo esperto, esse

    Acorda povo esperto, esse papo de país já acabou ,a nação agora são os 1% que rouba todo mundo,os outros 99% ainda não se encontraram, e vão ficar se debatendo até entenderem que; são os 1% inimigos que nos esta roubado desde sempre.Os 1%, é que são responsaveis pela barbarie ,nenhum população de país nenhum esta financeiramente preparada  para pagar os estragos feitos nas guerras que os 1% movem .Os pobres e classe media da europa vão se ferrar se não derem um freio nas fronteiras ,poís paralelamente, os estados nacionais estao sendo destruidos por dentro pelos 1%,e mesmo a Alemanha ,pilastra central da EUROPA ,já esta balançando.Os mulculmanos ,são vitimas e por isso mesmo muitos odeiam seus algozez,mas só uma pequena dos europeus parte esta ganhando com essas guerras ,embora os mulçulmanos que perderam seus paises e suas familias, quase nunca possam perceber isso.Assim os 1% jogam vitimas contra vitimas .Se o povo Europeu não tomar as redeas do estado, a guerra do oriente medio ,vai se estender ate a EUROPA, e ai vão ser pobres matando pobres ,realizando o sonho de consumo dos 1% :diminuiçao da população global, e destruição dos poucos estados nacionais minimamente humanos.

  10. A rádio relógio informa

    A rádio relógio informa, principalmente, aos desinformados que justicam esta medida de confisco:

    A Dinamarca foi o primeiro País a ratificar a Convenção da ONU de 1951 sobre Refugiados, um Tratado Multilateral que define quem é um Refugiado e estabelece os direitos individuais daqueles a quem lhes é garantido o direito de asilo e as responsabilidades das Nações que o garantem.

    E viva o Artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos dos Homens!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador