Conflitos deixam 337 feridos em referendo na Catalunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Os policiais da Catalunha, conhecidos como Mossos d’Esquadra,em locais de votação do referendo marcado para este domingo (1°) Foto: Lusa/EPA/Enric Fontcuberta

Da Agência Brasil com EFE

Pelo menos 337 pessoas ficaram feridas ou contundidas em distúrbios hoje (1°) entre cidadãos e forças da ordem nos centros de votação do referendo sobre a independência da região da Catalunha, segundo as autoridades catalãs. As informações são da agência EFE.

O Ministério do Interior da Espanha indicou que nove policiais e dois guardas civis também ficaram levemente feridos ao apreenderem urnas para impedir a votação, conforme ordenou a Justiça.

A pasta pediu tranquilidade nas ruas e colaboração e respeito nos centros de votação para que as forças de segurança possam cumprir a ordem judicial de impedir de forma pacífica a realização da consulta popular, suspensa pelo Tribunal Constitucional do país.

O porta-voz do governo catalão, Jordi Turull, atribuiu os feridos e contundidos à violência “policial do Estado” e os aconselhou a comparecer a centros de saúde para obter um atestado médico e apresentar denúncia à polícia da região, conhecida como Mossos d’Esquadra.

Turull responsabilizou o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, pelos incidentes, entre os quais também mencionou uma “agressão” à conselheira regional de Ensino, Clara Pontsatí.

O ministro de Interior espanhol, Juan Ignacio Zoido, explicou que os agentes têm encontrado situações “complicadas”. Segundo Zoido, em apenas um caso foi necessária a utilização de métodos de defesa devido a um “encurralamento”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trezentos e trinta e sete

    Trezentos e trinta e sete feridos, sendo 11 deles policiais, portanto 326 civis feridos. Lá, tal como cá…

  2. #

    Na casa dos outros é muito bonito… Já, aqui, quando alguns gaúchos falam em separatismo são abominados e chamados de párias (com razão).

    A Catalunha é a região mais rica da Espanha. Imagine se SP quisesse se aventurar da mesma forma.

     

    1. Maqs tem uma galera em SP que

      Maqs tem uma galera em SP que só não sai para a rua pedindo separaçõa pq seria reprimida , o Estado usaria o direito constitucional q tem a força, para cumprir a Constituição, que impede aventuras separatistas.

      1. #

        Essa galera existe nos estados mais ricos, mas são uma pequena minoria em todos eles. O separatismo proposto por essa galera eu chamo de mesquinharia.

  3. catalonia

    A útima conta passa de 850.

    O franquismo do Rajoy tirou a máscara, o os catalães acordaram.

    Acho que o próximo ato é guerra civil aberta.

    Há vídeos dos Mossos d’Esquadra enfrentando a Guardia (criação do Franco) e apanhando grosso.

    1. rajoy

      deve-se notar que o franquismo do Rajoy não passa de franquia (sem trocadilho) de coisa maior e mais nociva (temos nossa franquia local).

      E não podemos traçar paralelos com a nossa situação. A espanha viveu uma guerra civil catastrófica, vencida pelo Francisco Franco com apoio da Alemanha nazista e da Itália facista. A resistencia da Catalunha foi um osso duro de roer para os facistas, que, após a guerra deram o troco, com juros.

      Na “redemocratização” o governo socialista nogociou um estatuto de autonomia para a Catalunha, que foi anulado pela suprema corte, majoritariamente franquista (como o é Rajoy).

      Aquí qualquer paralelo palidamente semelhante, só a Revolução Farroupilha.

  4. Brutalidade policial

    Esta é uma amostra do Estado Policial. É isso que Boçalnaro gostaria de implantar no Brasil, mas não permitiremos. Se os militares derem novo golpe e voltarem com a ditadura deles a situação atual pode evoluir para a violência tão ao gosto de policiais e militares em geral:

    https://youtu.be/J4U0EPAHYQI

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador