Coordenador de índios isolados da Funai pede demissão

A área que concentra o maior registro de indígenas em todo o mundo, a terra Vale do Javari, no Amazonas, está sem comando

Indígenas protestam em Brasília contra relatório da CPI que investigava fraudes e irregularidades na Funai – Foto: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Jornal GGN – A área que concentra o maior registro de indígenas em todo o mundo, a terra Vale do Javari, no Amazonas, está sem comando. O coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai, Francisco Ribeiro Gouvea, pediu demissão após a decisão de Jair Bolsonaro de exonerar o coordenador-geral da área em Brasília, Bruno Pereira, na semana passada, e com o assassinato de Macxiel Pereira, que assumiria o posto em breve.

O Vale do Javari é uma das maiores terras indígenas demarcadas no país, com mais de 8 milhões de hectares. Em sua carta de exoneração enviada à diretoria da Funai em Brasília, divulgada pelo Estadão, Ricardo Gouvea justificou a sua saída pela “precarização/fragilização dos meios para o atendimento de nossa missão institucional de proteção dos direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato que vivem da terra indígena Vale do Javari”.

“Eu e meus colegas de trabalho vivemos um momento delicado com consecutivos ataques violentos contra uma de nossas bases de proteção etnoambiental e o assassinato de um colaborador nosso, que dedicou grande parte de sua vida aos índios e à Funai”, também afirmou, sobre Pereira, brutalmente assassinado na frente de seus familiares, na cidade de Tabatinga (AM), no dia 6 de setembro. Maxiel estava indicado para ser o futuro coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e Gouvea ocupava o cargo temporariamente.

Não deixou de mencionar a demissão pelo governo de Jair Bolsonaro de Bruno Pereira, da divisão de Brasília. “Diante deste difícil contexto, hoje (4), eu e os servidores da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari recebemos consternados a notícia da exoneração do atual coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato, Bruno Pereira, mesmo após a insistência dos coordenadores das frentes em abrir diálogo com a alta gestão da Funai.”

Francisco Ribeiro Gouvea concluiu o pedido de demissão dizendo não ver mais “condições necessárias para reverter o quadro de dificuldades que vivenciamos hoje no Vale do Javari, restando apenas a decisão de deixar o cargo à disposição de vossas senhorias”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador