Em telefonema, Ban discute com Netanyahu cessar-fogo em Gaza

Jornal GGN – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, conversou hoje com o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu, e pediu ao líder israelense pelo retorno da paz em Gaza, encorajando os passos que facilitem os esforços egípcios para assegurar um cessar-fogo duradouro.

Um comunicado divulgado pelo porta-voz de Ban Ki-moon, em Nova York, confirmou o telefonema do chefe da ONU com Netanyahu como parte de seu esforço, incluindo aí a realização de consultas com líderes internacionais e regionais para encaminhar a solução da situação em Gaza depois que o último cessar-fogo acordado falhou no início desta semana.

De acordo com o comunicado, o Secretário-Geral e o Primeiro-Ministro discutiram a crise em Gaza, incluindo a necessidade de que os envolvidos retornem às negociações de cessar-fogo sob os auspícios do Egito.

O Secretário-Geral reiterou de que a ONU está pronta para apoiar qualquer acordo alcançado pelos envolvidos, disse a nota.

Instando Netanyahu para que acalme e encoraje o líder israelense para tomar medidas para facilitar os esforços egípcios, Ban Ki-moon destacou a importância do estabelecimento de um cessar-fogo duradouro com vistas à retomada das negociações para uma solução aos dois estados.

O telefonema de hoje faz parte de uma rodada de conversas em longa distância feitas ontem pelo Secretário-Geral com um número de pessoas-chave no Oriente Médio, e além, sobre o assunto, incluindo a Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas; o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Hassan Shokry Selim; o Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry; o Emir do Qatar, Sheikh Tamim bin Hamad Al-Thani; e o presidente eleito da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora