Entidade repudia política de higienização social na cracolândia

cracolandia-21_de_maio_daniel_arroyo_ponte_0.jpg
 
Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo
 
Jornal GGN – Por meio de nota, o Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça criticou a operação policial realizada na região da cracolândia, no centro de São Paulo, no último domingo (21).
 
Para a entidade, o “ataque brutal” feito pelas forças de segurança da Prefeitura de SP e do governo estadual não vai resolver o problema, e a solução passa por políticas públicas que tenham como objetivo promover a saúde pública dos usuários de drogas da cracolândia.
 
“Repudiamos a política de higienização social promovida pelos governos do PSDB”, afirma o órgão, que também presta solidariedade para os moradores afetados pela “ação desastrada e ilegal” da Prefeitura, que demoliu pensões e ergueu muros na entrada de estabelecimentos comerciais.

 
Leia mais abaixo: 
 
Nota de Repúdio à Ação da Prefeitura de SP e do Governo do Estado na Cracolândia
 
O Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça repudia veementemente o ataque brutal deflagrado na madrugada do último domingo, 21, pelas forças de segurança da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado contra a população usuária de drogas da região da Cracolândia.
 
Entendemos que a solução para o problema não passa pela repressão policial, mas, sim, por políticas públicas integradas que tenham como norte a saúde pública dessa população.
 
O Comitê se solidariza ainda com os moradores da região atingidos pela ação desastrada e ilegal da Prefeitura de São Paulo, que derrubou residências e ergueu paredes de tijolos bloqueando a entrada de pensões, hotéis e comércios, condenando essas pessoas ao relento.
 
Repudiamos a política de higienização social promovida pelos governos do PSDB à frente da Prefeitura de São Paulo e do Governo Estado. E nos contrapomos de forma contundente a transformação dessa área em mais um espaço de especulação imobiliária da cidade.
 
Por fim, antecipamos que somos contra a internação compulsória dos usuários. Quem quer resolver um problema não impõe, convence.
Nosso Comitê se formou para lutar pela punição dos agentes de Estado que perseguiram, torturaram e mataram durante a ditadura militar. Por isso, não nos calamos frente ao arbítrio que reina contra a população empobrecida e mais vulnerável ainda hoje mais de 50 anos após o golpe que aniquilou a democracia em nosso país.
 
São Paulo, 24 de maio de 2017
 
p/COMITÊ PAULISTA PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA:
 
Anivaldo Padilha
José Luiz Del Roio
Cesar Antonio Alves Cordaro
 
Assine
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. artigo 196 da Constituição

    artigo 196 da Constituição Federal de 1988: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

    “redução de danos é uma política de saúde que se propõe a reduzir os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo e no seu direito de consumir drogas” (Tarcísio Matos Andrade UFBA 2001).

  2. Crack

    E no traficante, não vai nada?

    Meus olhinhos não azuis estão cansados de ver o “poder público” enxugando o gelo do tráfico quando a cobrança da sociedade aperta.

    Há mais de 20 anos  temos  a visão medonha de crianças e adolescentes deitados nas ruas do centro, em fileiras de pés sujos ao amanhecer após uma noite inteira de consumo de drogas.

    Meus olhinhos não azuis ambém perceberam o quão interessantes são as aglomerações de traficantes e viciados diante de imóveis em áreas cobiçadas pela  especulação imobiliária. O quanto desvalorizam a propriedade as pichações, as baixas ocupações e o acúmulo de viciados no entorno. Dá pra comprar baratiiinho ou então desapropriar na mão grande.

    Não fosse o Ministério Público interferir um antigo ” Prefeito dos Olhos Azuis” teria feito passar um decreto que dava poder  às grandes incorporadoras de procederem por conta própria a “desapropriação” dos imóveis que lhes interessassem na cidade.

    Já imaginou?

    Repudio o ataque brutal, a desocupação forçada e a invasão de domicílio dos ocupantes de moradias adjacentes cujas famílias, em estado de necessidade nada têm a ver com drogas.

    Foi uma demonstração de total insensibilidade social e  de urgência em exibir resultados sem avaliar consequências.

    O Dorian Gray quer esconder o lixo da cidade debaixo do tapete de sua autodenominada “competência”.

    Ele parace não saber com quem está lidando.

    Se o governo tivesse interesse em combater o tráfico já o teria feito. Afinal, tivemos um “poderoso” Secretário de Segurança com “competência” para tanto.

    Por outro lado, nego veementemente que o drogado esteja em pleno uso de suas faculdades mentais ou seja dono de seus proprios designios.

    Ninguém em sã consciência gostaria de dormir no chão bruto da rua com as partes pudentas à mostra ou enrolado em cobertores imundos, comendo lixo e pedindo esmolas a quem passa.

    O traficante é, sem dúvida,  o mais cruel e insensível dos criminosos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador