sábado, 20 de abril de 2024

Entidades criam a Rede Nacional de Combate à Desinformação

A rede vai oferecer conteúdos de educação midiática, monitoramento de fake news, jornalismo de fact-checking e debunking, bem como ações de comunicação proativa levando informação precisa e necessária para a sociedade.

do objETHOS

Entidades criam a Rede Nacional de Combate à Desinformação

Um conjunto de pesquisadores, jornalistas, observatórios de mídia, agências de checagem e movimentos sociais lançam amanhã, 24, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), um empreendimento com mais de 30 aliados para enfrentar fake news, campanhas mentirosas e discursos fraudulentos.

Idealizada pela professora Ana Regina Rêgo na Universidade Federal do Piauí (UFPI) como uma aliança regional, em poucos meses, a RNDC se tornou um projeto nacional com foco amplo, que vai da pandemia da COVID-19, passa pela política e pelo ambiente religioso e chega aos direitos humanos com ataques à integridade das pessoas LGBT, mulheres, negros, indígenas, dentre outros.

Baseada numa plataforma digital, a rede vai oferecer conteúdos de educação midiática, monitoramento de fake news, jornalismo de fact-checking e debunking, bem como ações de comunicação proativa levando informação precisa e necessária para a sociedade.

A RNCD surge num cenário em que 62% dos brasileiros não sabe discernir informação de desinformação, por exemplo, e num momento estratégico: em meio a uma pandemia, quando dados incorretos e irresponsáveis podem causar danos irreversíveis a pessoas e organizações.

O lançamento da rede vai se dar pelo canal da RNCD no YouTube, a partir das 19 horas, com palestra do professor Eugênio Bucci (USP), autor também do livro Existe democracia sem verdade factual?

O objETHOS é entusiasta da RNDC e um dos seus integrantes.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador