Tata Amaral diz que grande mídia usa dispositivos de ficção

https://www.youtube.com/watch?v=FLYZfUB78L4 height:394]

Jornal GGN – A equipe do Jornal GGN teve a oportunidade de bater um papo com a cineasta Tata Amaral. Na conversa, entra em pauta a atual situação do país. E, dentro do nosso mundo atual, debate-se de tudo, como reforma política, feminismo, violência, audiovisual e diversidade. Tantos temas foram colocados na pauta, pois que emergiram ao longo da entrevista.

Reforma política
No dia anterior a esta gravação, Tata Amaral havia participado da entrega do manifesto dos artistas e intelectuais à presidente Dilma e contra o golpe. Ela afirma que a única coisa a ser feita é a reforma política. A cineasta identifica os dispositivos de representação que constroem as narrativas, “porque quando a gente usa os dispositivos, nós cineastas, a gente revela, isso é uma ficção, isso é um documentário, a gente não mente! Alguns mentem, mas, enfim…”. Tata aponta a vinheta musical ao fim do julgamento do mensalão como exemplo da construção narrativa do telejornalismo, assista aqui. Fazendo referência a campanha de Collor, Tata descreve uma situação quando, num debate, o diretor Jorge Furtado diz que “se nós fossemos alfabetizados audiovisualmente a gente não teria elegido o Collor”.

“A questão é feminista”
A cineasta comentou que a representatividade da mulher no audiovisual produz violência, “é grave porque é letal”, disse ela depois de citar estudo feito pelo Instituto Geena Davis (veja aqui). A seu ver, é necessário uma representação mais rica dos brasileiros, “e isso passa pelo audiovisual, sem dúvida”. Tata fala também do negro, no geral, a cineasta trouxe estímulos à luta pela representatividade de direito no audiovisual. Ela conta histórias que vivenciou durante gravação de série sobre coletivos na cidade (a partir de junho na televisão), e também durante  “Antônia”.

https://www.youtube.com/watch?v=vJ-evHgQyvo height:394

Quando perguntada sobre esse momento do país, na ótica da mulher, Tata responde que é possível sintetizar a conjuntura do país em torno da questão feminina. “O fato da gente ter uma presidenta mulher que está sofrendo críticas nesse nível, xingamentos violentos e machistas nesse nível, fica evidente essa doença da sociedade. Essa doença chamada machismo… Nas próximas eleições ou tem um discurso pró feminismo ou vai dançar porque isso está cada vez mais evidente”, reflete Tata Amaral.

O Brasil de todas as telas
Tata afirma que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) está estabelecendo uma política de fomento ao audiovisual que investe na diversidade, conheça aqui as fontes de receita do fundo. Afirma que a linha de produção de conteúdos destinados às TVs públicas do programa Brasil de Todas as Telas (PRODAV) “é talvez uma das coisas mais interessantes porque ele realmente vai na diversidade, não só fomentando a veiculação como também provocando os produtores”. Na sua opinião, está evidente a importância de se diversificar a produção televisiva, “é muito uníssona nossa televisão. O nosso jornalismo e nossa teledramaturgia também, só tem um tipo de imagem sendo veiculada. Eu acho isso absolutamente nocivo”. Tata comenta sobre a visibilidade do audiovisual brasileiro no contexto internacional, cita as últimas indicações brasileiras ao Oscar “Que Horas Ela Volta?” e “O Menino e o Mundo”, e afirma que “hoje em dia não tem um festival relevante que não tenha dois três filmes brasileiros, como Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Los Angeles”.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=1WWBkIABASg height:394

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A linguagem audiovisual deve

    A linguagem audiovisual deve ser tratada nas escolas pelo menos com tanta ênfase e tanto aprofundamento quanto a escrita e a falada. E se isso tem sido importante desde o advento da televisão especificamente mas da comunicação de massa no geral, imagine agora, com a Internet… Se interpretação de texto é matéria escolar, muito mais importate é interpretação de mensagem audiovisual. E isso desde a pré-escola, para evitar a formação de consumidores compulsivos e de, como diz o Luciano Martins Costa, “midiotas”.

    Márcia Amaral para a presidência da EBC!

  2. além de grandes cineastas,


    além de grandes cineastas, estes que defendem a democracia

    sabem que estão do lado certo da história, que não para….

    com certeza eles tèm mais consciencia dos meios de comunicação atuais…

    os robozinhos do mbl e sucedaneos subsidiados pelos

     petrolferos irmãos koch e que inflamaram a massa direitista nas

    manifestaçõs de 2011, 2013 e o escambau, além de abarrotarem de mensagens

    o facebuque dos parlamentares pelo impeachment, esses robozinhos, pelo que me consta,

    não têm título eleitoral, nem vão ao cinema…

  3. Em relação ao golpe, Tata

    Em relação ao golpe, Tata Amaral apenas repetiu, de outra maneira e com bons argumentos, o que eu mesmo disse aqui em 27 janeiro de 2015 num texto que passou despercebido e que eu mesmo ampliei e republiquei no começo de abril deste ano:

    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/jean-claude-carrierre-e-o-impeachement-midiatico-de-dilma-rousseff

    Ver e ser vista é a virtude dela. Ver e não ser visto é minha maldição. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador