Erundina diz que Bolsonaro extrapolou qualquer limite

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Luiza Erundina

O deputado Jair Bolsonaro extrapolou qualquer limite. Ele deu parabéns a Eduardo Cunha, disse que seus adversários perderam em 1964 e, por fim, elogiou os militares do golpe e dedicou o voto ao coronel “Carlos Alberto Brilhante Ustra, o terror de Dilma”.

Dilma foi colocada no pau de arara, apanhou de palmatória, levou choques e socos que causaram problemas graves na sua arcada dentária. Aos 22 anos. 

Ela militava no setor estudantil do Comando de Libertação Nacional (Colina), que mais tarde se fundiria com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), dando origem à VAR-Palmares. 

Essas sessões de torturas foram realizadas no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) de São Paulo, e também em uma prisão da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Ustra foi responsável pela morte de pelo menos 50 pessoas nos porões do DOI-CODI no período em que chefiou a instituição. Ele também chefiava o DOI-CODI quando a presidente Dilma foi presa e torturada.

Muitos brasileiros lutaram contra a ditadura e deram sua vida pela democracia ainda jovem que temos hoje. Se hoje podemos discutir e questionar um governo do qual divergimos, também devemos isso a pessoas que enfrentaram a ditadura. Ver uma fala como esta ser aplaudida no plenário da Câmara em um processo de impeachment conduzido por corruptos é emblemático. Não dá pra ter dúvidas quanto ao risco que corremos hoje.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vocês deveriam, em nome da

    Vocês deveriam, em nome da decência, prender Bolsonaro. Até fora do país sabemos que ele é um neonazista.

    1. Já que voces (USA) há tempos

      Já que voces (USA) há tempos estão tentando tirar

      a Dilma, o Lula e o PT, boicotando , sacaneando o

      governo de todas as formas, poderiam também

      tentar tirar o safado do bolsonaro. Que tal?

  2. A Dilma não lutou pela

    A Dilma não lutou pela democracia. Lutou contra a ditadura militar, lutou pelo comunismo no Brasil, mas não lutou pela democracia.

    Tivesse vencido o comunismo, como em 100% dos países que tiveram essa infelicidade, a primeira coisa que o governo comunista fez foi o de acabar com a democracia e banir todos os partidos políticos deixando apenas um partido, o partido do governo.

    Quem lutou pela democracia, quem lutou contra o comunismo foram os militares. Essa é a verdade que tem de ser resgatada.

     

    1. Como alguém luta pela

      Como alguém luta pela democracia implantando a ditatura? Matando e torturando pessoas você é mau intencionado ao cego?

      1. Como alguém luta pela

        Como alguém luta pela democracia implantando uma ditadura comunista? Prendendo, matando e torturando dezenas de milhões de pessoas?

        Suprimindo por todo o sempre o direito do povo escolher seus governantes por sufrágio universal?

        Suprimindo por todo o sempre a existência de partidos políticos de oposição?

        Suprimindo por todo o sempre o direito das pessoas ir e vir, e até abandonar o país se assim o desejarem, apenas mediante autorização do poder central?

        Não tente comparar a ditadura militar no Brasil com qualquer ditadura comunista do mundo.

        Será um vexame milhares de vezes pior do que os 7×1 que levamos da Alemanha.

         

    2. Como alguém luta pela

      Como alguém luta pela democracia implantando a ditatura? Matando e torturando pessoas você é mau intencionado ao cego?

      1. Como a Dilma poderia lutar

        Como a Dilma poderia lutar pela democracia se ela queria implantar o comunismo no Brasil?

        Vai ver ela sonhava com um Brasil comunista, democrático, com vários partidos políticos e eleições diretas para presidente da república.

    3. Desde quando militares

      Desde quando militares lutaram por democracia? A democracia deles foi aquela de perseguir e matar qualquer um que lutasse por direitos? Sua colocação é apenas canalhice de covardes.

    4. Mas será o benedito?

      Benê, conta essa pra mim, preu entender:

      A Dilma lutou pra acabar com todos os partidos e implantar o governo único, do partido unico. E aí, apareceram os militares que gostaram da idéia, tomaram a frente e fizeram o deles?

      E pra não perder o poder criaram o estado de terror, degradando as FFAA ao nivel de organizações terroristicas e criminosas, brutalizando o proprio povo?

      Na entrevista ao jornalista Zuenir Ventura, o pluricondecorado capitão Sergio Ribeiro Miranda de Carvalho, capitão Sérgio Macaco, relatou que em 1968 ocorreria o último passo no processo de escalada terroristica no engajamento de setores das FFAA em ações de atrocidades, sequestros, tortura e assassinato — de opositores políticos (atentados na porta da Sears, do City Bank, da embaixada estadunidense; explosão do Gasômetro e de Ribeirão das Lages; com vôos da morte nos aviões da FAB e lançamento em auto- mar de Carlos Lacerda, D. Helder Camara, Jucelino Kubichek, entre outros); tudo isso seria atribuido aos comunistas (Dilma e companheiros) pela midia, com a Rede Globo liderando e cumprindo a missão para a qual foi constituída: servir os interesses dos EUA, contra o Brasil. O capitão disse que recebera ordens pessoalmente do brigadeiro João Paulo Burnier, então chefe de gabinete do ministro da Aeronáutica, Marcio de Souza Mello, para participar de vários atentados no Rio de Janeiro.

    1. Pura verdade Daniel. Os

      Pura verdade Daniel. 

      Os petistas já tiveram várias chances de cassar esse deputado, mas micaram, ficaram com medo, amarelaram e não fizeram nada. É por isso que ele deita e rola en cima da cara dos petistas idiotas.

      Sinceramente, merecem. Quem tem clemência para com o inimigo, não merece perdão.

  3. Risco?
    Ja passou de risco faz tempo.

    Desde que ganhou Dilma mal conseguiu governar, cercada por Gilmar de um lado e um congresso corrupto, do outro.

    O golpe em nome de Deos foi apenas o ápice da situação criada pela inabilidade do PT aprender com os erros do mensalão e do seu republicanismo cego, com as indicações pifias para o STF, o desterro de Paulo Lacerda, não ter entrado com o impeachment de Gimar, mantido cardoso na justiça por tanto tempo e janot na PGR.

    Infelizmente está colhendo o que plantou e nós brasileiros vamos pagar o pato por mais dois anos.

  4. A questão toda é achar que

    A questão toda é achar que Marighella citado também na votação difere de Ustra.

    A história é contada de acordo com a necessidade da sua causa.

    A esquerda na década de 1960-70 nunca lutou por demoicracia , mas por uma ditadura comunista.

     

    1. Vai ler a biografia do

      Vai ler a biografia do Marighela, seu desinformado. A luta era outra. E não vem com essa de nick não vai ter golpe. Você é empregado de Bolsonaro. Mariguela torturou quem, seu merda?

    2. Deixa de ser canalha, a

      Deixa de ser canalha, a esquerda não deu golpe algum; lutou sim, contra os golpistas torturadores. Não disvirtua a origem.

  5. O QUE ESTÁ SE PASSANDO NO

    O QUE ESTÁ SE PASSANDO NO BRASIL NESSES DIAS É TÃO INCOMPREENSÍVEL QUANTO REVOLTANTE. O JUDICIÁRIO COM CERTEZA ESTÁ POR DETRÁS DE TUDO.

  6. O Merdal ontem

    O Merdal ontem no jornal das 10 no G1 disse que a Dilma não deveria falar de golpe se ela fez o mesmo na ditadura. Merdal é um canalha é um Bolsonaro transvestido, todas  ás vezes que ele se apresenta, mais Renata A Loprada, Camarote e mais Cristiana Globo e  o repórter do jornal mostram o quanto a Globo os fazem seguir a linha golpistas

  7. Quando os covardes escondem o rosto

    Esta foro mita, pois mostra os covardes escondendo seus rostos. Deve ser de pura vergonha. De saberem estar extrapolando a lei.

  8. Quando os covardes escondem o rosto

    Esta foro mita, pois mostra os covardes escondendo seus rostos. Deve ser de pura vergonha. De saberem estar extrapolando a lei.

  9. A estratégia dos “golpistas

    A estratégia dos “golpistas light” é dizer que Bolsonaro é apenas uma figura caricatural. Será? Com um governo Temer, esses golpistas “civilizados” serão os primeiros a fazer vista grossa quando militantes do movimento sociais forem espancados, presos e mortos.

    Por agora, “apenas” os militante do MST são mortos. O que é ignorado, pois são “populacho” de lá “onde judas perdeu as botas”.

    Mas logo serão também os da cidades, os estudantes e miltantes da classe média. Exatamente como em 64. Tudo em nome do combate ao “comunismo” como diz o babaca aí de baixo 

  10. Aí, fico de bobeira ao ver certas insanidades aqui

    Pessoas que apoiam um covarde (pq se esconde atras do exercito) e safado como esse talvez mudassem que idéia, se, num futuro próximo, um governo ditadorial pegasse sua mae , ou filha ou irma ou mulher, levassem para um porão, estuprassem, colocassem um camundongo em suas partes intimas e depois despejem o corpo cheio de dentadas (humanas) em um local clandestino na ocasião (casa da morte) para desova ou mais atrocidades se ainda vivos.

    http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/aparece-o-carcereiro-da-casa-da-morte-de-petropolis-ele-estuprou-ines-etienne-romeu-20393/

    http://oglobo.globo.com/brasil/casa-da-morte-investigacoes-revelam-nomes-de-cinco-agentes-que-atuaram-em-torturas-11896556

    Quem não sabe de nada o melhor é que pare de falar merda. Peixe morre pela boca!

  11. Eu estou tranquilo..

    Afinal, canalhas como Cunha, Temer, Bolsanaro, Aloísio, não zombam de mim, eu não mando nada. Estes merdas zombam é do STF e do PGR (este parcialmente comprometido) com o auxílio de outro grande vendilhão, Mendes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador