Maira Vasconcelos
Maíra Mateus de Vasconcelos - jornalista, de Belo Horizonte, mora há anos em Buenos Aires. Publica matérias e artigos sobre política argentina no Jornal GGN, cobriu algumas eleições presidenciais na América Latina. Também escreve crônicas para o GGN. Tem uma plaqueta e dois livros de poesia publicados, sendo o último “Algumas ideias para filmes de terror” (editora 7Letras, 2022).
[email protected]

Folha escolhe Macri e abandona Maldonado, por Maíra Vasconcelos

Foto: Reprodução
 
Por Maíra Vasconcelos
 
Comentário à publicação “O caso Santiago Maldonado na Argentina: quando a sociedade exclama, por Maíra Vasconcelos”
 

Sobre as posturas do governo, talvez, esse texto que escrevi criticando uma matéria da Folha, que saiu ontem á noite sobre o caso, conta um pouco sobre o governo Macri. 

A Folha escolheu o governo Macri e abandonou os fatos no caso Santiago Maldonado
 
De seu blog
 
A Folha de São Paulo decidiu ser absolutamente macrista e se esqueceu dos fatos do caso Santiago Maldonado, 28. Uma escolha eleitoreira, ás vésperas das legislativas na Argentina. Pois, não é jornalismo excluir a fala do irmão da vítima, Sergio Maldonado, que critica a inoperância do governo durante a busca por Santiago, e ressaltar a fala do ministro da Justiça, Gérman Garavano.
 
Não informar que o presidente Mauricio Macri nunca procurou os familiares, mal se pronunciou publicamente sobre o caso durante os 79 dias de desaparecimento do jovem artesão, e ligou para o celular da mãe de Santiago, de um número sem identificação, no dia que a família reconheceu o corpo, e que essa postura foi chamada pelo irmão de uso político dos fatos.
 
Escolher citar aspas do ministro de Macri, mas ocultar da matéria o fato de que Sergio Maldonado desmentiu o ministro da Justiça, dizendo que não recebeu qualquer ligação telefônica sua.
 
Sergio Maldonado sobre Mauricio Macri: “me parece que é um hipócrita, muito pequeno da sua parte, chamar a minha mae desde um número privado, dizendo que se solidariza”.
 
Mais tendencioso ainda quando se inclui críticas ao kirchnerismo, como se poderia fazer em artigos e editoriais, numa matéria informativa onde, aliás, não cabe induzir e estimular disputas macristas x kirchneristas, como se fosse um militante e falasse desde qualquer rua de Buenos Aires.
 
O partidarismo declarado da Folha ao governo de Mauricio Macri (Cambiemos-PRO), nesse caso, ficou miserável, um trabalho jornalístico inexistente, porque se esqueceu e abandonou as informações que concernem á vítima e seus familiares, que representam o fato em si. A declaração “disfarçada” de apoio ao governo escancara a fissura: estar ao lado do governo é então estar contra os fatos no caso Santiago Maldonado?
 
A dois dias das eleições legislativas, a Folha parece não ter pensado duas vezes diante da possibilidade de enterrar os fatos e abandonar os princípios básicos do jornalismo, que, necessariamente, trariam o respeito á vítima e seus familiares.
 

 

Maira Vasconcelos

Maíra Mateus de Vasconcelos - jornalista, de Belo Horizonte, mora há anos em Buenos Aires. Publica matérias e artigos sobre política argentina no Jornal GGN, cobriu algumas eleições presidenciais na América Latina. Também escreve crônicas para o GGN. Tem uma plaqueta e dois livros de poesia publicados, sendo o último “Algumas ideias para filmes de terror” (editora 7Letras, 2022).

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há muito tempo a Folha

    Há muito tempo a Folha esqueceu o jornalismo e se adequou ao padrão “esgoto” da Veja, sendo que isso não há qualquer novidade e venha se construíndo há anos. A questão do jornalismo brasileiro é a sobrevivência de suas empresas, mesmo que custe o que custar pudores éticos que possa ter, compromisso, veracidade e responsabilidade.

  2. O PCC tem lado.O CV tem

    O PCC tem lado.

    O CV tem lado.

    O Temer tem lado.

    O Moro tem lado.

    A ditabranda não teria lado?

    Tolos somos nós, de acreditar que eles fazem jornalismo…

    1. Acabamos de descobrir uma

      Acabamos de descobrir uma similaridade entre o PCC, o CV e o Moro.

      Embora seja antidemocrática e entietica, uma imprensa parcial não é ilegal.

      Já o PCC, o CV e juiz com lado, nem deveriam existir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador