Geólogos defendem lei de partilha do pré-sal

Jornal GGN – A gestão dos patrimônios naturais e minerais brasileiros está ameaçada por um governo que assumiu o poder federal por meios “discutíveis” e “não eleitorais”. Essa é a opinião da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) que se posicionou em nota contra a “alienação de patrimônios estratégicos nacionais” e a “redução de benefícios sociais”.

A entidade defende a manutenção integral da lei de partilha do pré-sal. Para os geólogos, a regra de 2010 estabelece “a única forma de o país usufruir ao máximo de suas riquezas petrolíferas e se beneficiar dos enormes investimentos feitos na prospecção e no desenvolvimento tecnológico propiciadores da exploração desses patrimônios nacionais”.

Eles dizem que a primazia das empresas nacionais de engenharia na execução de grandes obras de infraestrutura está sob ameaça. E exigem que seja criado um Conselho Nacional de Política de Geologia e Recursos Minerais, formado por entidades de classe, trabalhadores e empresários, que sejam capazes de formular e acompanhar a execução de políticas públicas para o setor.

Também defendem a continuidade da Operação Lava Jato, sem direcionamentos partidários e sem privilégios. Mas pedem a imediata interrupção do processo de impeachment e a volta do Estado Democrático de Direito.

A FEBRAGEO diz que a melhor solução para a crise atual pode passar por uma consulta em plebiscito sobre a convocação de eleições gerais para recompor o Executivo e o Legislativo Federal.

Por fim, recomenda uma auditoria completa das contas e das dívidas internas e externas, analisando a meta fiscal deficitária aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.

“Historicamente os geólogos brasileiros sempre se posicionaram contra ditaduras, golpes e ataques ao estado democrático de direito, assim como na defesa patriótica dos patrimônios minerais nacionais. Por sermos coerentes, sempre nos posicionamos politicamente, sem temer represálias. Neste momento da vida nacional, não deve ser diferente”.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esclarecimentos
    Perai. Primazia de empresas nacionais para grandes obras de infraestrutura. Cansei de ler por aqui elogios à ação do Lula promovendo nossas grandes construtoras mundo afora. O inverso não pode?

      1. Nossos

        Mas acredito haver um pouco de hiprocrisia querer que o mundo abra as portas para  empresas brasileiras enquanto fechamos as nossas.

          1. Bem pelo dito

            Hipocrisia americana.  Quer dizer que estamos bem acompanhados?Mas só para registro, salvo engano foi a Odebrecht que construiu algumas linhas do metrô de Portugal.

  2. Que vergonha o entreguismo.

    E o militares? Como não têm nada com isso? Não defendem nosso território e fronteiras? Nossas riquezas naturais e autonomia nacional não estão incluídos? Que soldado é esse que vê seu país ser pilhado e não faz nada?

    Que vergonha, meu Deus.

    A crise é ética, é de coragem ética. Onde a coragem ética frente a um descarado golpe como esse? De bandidos TODOS envolvidos com as mais sujas manobras políticas? Com os esquemas de desvios mais sórdidos? Quais reações de caráter humano teremos daqueles que têm o poder? E que podem frear isso? Sejam militares, sociedade civil, judiciário?

    Que vergonha, meu Deus.

    Acabam com o país descaradamente aproveitando-se da covardia ética e hipocrisia do próprio brasileiro. É isso que somos? Assim parecemos ao mundo? Um país de bandidos saqueadores e entreguistas do erário público? Da garantia de futuro? Da construção de uma verdadeira nação?

    Que vergonha, meu Deus.

  3. Sera que nunca sairemos do modo tacanho de operar

    Acho que todo brasileiro decente defende a Lei de Partilha do Pré-Sal. O resto é conversa para o gado dormir e repasse de patrimônio para o estrangeiro e divividida a bolada entre os ardentes defensores da entrega do Pré-sal. Uma vergonha nacional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador