Golpe: Acabando com plano de saúde dos servidores

https://www.youtube.com/watch?v=W4B_whIZQI8]

Portaria determina que os novos servidores públicos concursados não tenham mais direito ao plano de saúde

VLIMA/CREARIVE COMMONS
 
Enviado por Antonio Ateu
 
da Rede Brasil Atual
 
 
Empregados do serviços e de empresas públicas bancarão pelo menos metade da assistência, pais e mães serão excluídos. Novos concursados terão de recorrer a planos privados
 
por Redação RBA

São Paulo – O governo Temer alterou regras do sistema de saúde dos servidores públicos federais em todo o pais, através de uma portaria publicada na última sexta-feira (26) no Diário Oficial da União. Com a desculpa de cortar gastos, o trabalhador vai bancar pelo menos metade do valor do plano de saúde e milhares poderão ficar sem cobertura.

A portaria determina que os novos servidores públicos concursados não tenham mais direito ao plano de saúde e aqueles estão na ativa, terão que se adaptar às novas regras em um período máximo de quatro anos.

Entre os dependentes dos servidores, só poderão permanecer no plano os filhos e companheiros conjugais. Os pais terão que ser definitivamente excluídos. A principal alteração, entretanto, mexe no bolso. O governo que arcava com cerca de 75% dos gastos com saúde, pagará no máximo 50%.

“Fica só a modalidade de reembolso, inclusive essa portaria proíbe entrar no acordo coletivo de trabalho a negociação do plano de saúde. Portanto, nós estamos vivendo um estado de terror, a cada dia é um novo golpe, é mais sacrifício não apenas para o servidor público, mas para o povo brasileiro como um todo” afirma o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), Oton Pereira Alves, em entrevista ao repórter Uélson Kalinovski, da TVT.

As normas passam a valer para todas as 147 empresas públicas do país, incluindo bancos, ministérios e autarquias. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com as resoluções, baixadas pela Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), o governo agrava a conduta das direções de bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que já vinham tentando impor dificuldades aos funcionários por meio de medidas internas e sem negociações com seus representantes.

“Esse é mais um ataque do governo Temer aos direitos dos trabalhadores sob o pretexto da melhoria da governança das empresas públicas”, diz o diretor do sindicato Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), instituição que hoje arca com 70% do custeio do plano de assistência. 

Os trabalhadores dos Correios e da Infraero serão fortemeete atingidos, pois atualmente contam com até 95% de gastos com a saúde garantidos pelo governo.

Com os cortes, a principal preocupação é com carteiros, cujo salário final líquido é de cerca de R$ 1.600, já descontados os gastos com a saúde. Pelo novo sistema, eles terão de pagar por cada ente da família que for incluído e o valor final pode ultrapassar o próprio salário. “Teremos que retirar parentes [do plano. Se quisermos continuar o salário não vai ser suficiente pra pagar pelo número de dependentes. E olha que a família média da categoria é de quatro pessoas”, afirma Emerson Marinho, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). 

“Muitas vezes em campanha salarial nós abrimos mão de aumentos salariais para manter o plano de saúde para dar um conforto aos nossos familiares”, completa.

Os sindicatos dos servidores já estão mobilizados para recorrer na Justiça. “Nós estamos em contato com nossos advogados para que nós possamos montar uma tese pra derrubar essa resolução que vem do Ministério do Planejamento”, acrescenta a Fentect. “

“Vamos analisar a possibilidade de uma ação para suspender mais esse ataque aos funcionários públicos”, declara o Sindsep.

 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse caras dos correios
    Esse caras dos correios pousavam com faixa de ” Fora Dilma”. Eram vários grupos em diferente estado.

    Portanto , dane-se ! Pobre tem que sofrer dobrado para aprender

  2. Caro Nassif
    Obaaaaaa
    A

    Caro Nassif

    Obaaaaaa

    A gasolina sobe a toda semana,

    Plano de saúde dos servidor público, de preferência golpista, aquelas fotos maravilhosas dos seridores do correio colocando fogo nas bandeiras do PT…..

    Quero que se phodam.

    Foram lacaios do golpe.

    Sem republicanismo.

    Os chefes deles estão cada vez mais garantidos. Bretas que o diga.

    Saudações 

  3. A maioria não tem
    A maioria do povo brasileiro não tem plano de saúde, em vez de ficarem lutando por planos de saúde particulares têm que lutar por saúde de qualidade para todos os brasileiros.

  4. Se estes golpistas em gheral, ainda conseguirem se eleger…

    … o povo vai ter dado o golpe  de misericórdia  na  própria canoa  em que  estão navegando sobre o mar cheio de tubarões !!

  5. Vão sentir saudades da Dilma

    Vão sentir saudades da Dilma e do Lula.

    Ahm, já devem sentir…

    Saudade do tempo em que, tendo melhorado a vida um pouquinho, viraram a cara para si mesmos e abraçaram com orgulho o discurso da Casa Grande. 

     

    1.  
          verdade. estes q estão

       

          verdade. estes q estão ai batendo palmas p tudo acha q não serão afetados! pobre tolos! Vão acabar com o SUS tbem e plano de saude ficará tão caro que só rico terá! Quanto maior a procura maio o preço aumenta, isto é regra basica em economia. Como sempre não raciocinam!

  6. Lo sinto

    Mas onde estão os patos? Não bater panelas? Não vão inflar o boneco do Temer? Não vão manifestar na Paulista? Ah, os patos estão em casa deprimidos…

  7. A solução seria …

    A solução seria melhorar o SUS !?

    Na prática , creio , será que só os planos básicos (quarto coletivo e rede reduzida) serão contratados.

    Má notícia.

  8. Viu, como tá melhorando, era

    Viu, como tá melhorando, era só tirar a Dilma e o PT.
    Quantos servidores públicos foram as ruas e batalharam para isso?
    Quantos concurseiros pediram a nossa saída?
    Taí a recompensa.

     

    O triste de tudo isso é saber que da parte dos Correios dos quais fui dirigente sindical em oitenta e cinco e ajudei a construir a  primeira associação de classe, quem estimulavam a tocar fogo nas bandeiras do PT eram o PSTU, PSOL e PCO, que hoje reviu seu posicionamento frente a Lula  e aos governos Lula/Dilma, um pouco tarde para isso, acho.

    Mas nunca é demais lembrar sempre que a chama que ardia na bandeira estrelada era ateada pelos companheiros esquerdistas, que até hoje dominam os sindicatos da categoria e são espezinhados pela patronal, como gostam de dizer e pela justiça aliada do governo.  

  9. É, agora os servidores vão

    É, agora os servidores vão ter que pagar PARTE dos seus planos de saúde. Ainda vão estar bem melhor do que o resto dos trabalhadores.

    E, filosoficamente falando, a Constituição diz que o Estado tem que dar saúde pública de qualidade. Pq o mesmo Estado deveria pagar plano privado para servidor?

  10.  
    É preciso acabar com os

     

    É preciso acabar com os privilégios dos funcionários públicos e das empresas estatais.

    Primeiro – Em qual plano de saúde de empresas você pode colocar pai, mãe, tia, cachorro e empregada?

    Segundo: Empresa pagar 50% do plano de saúde já é um baita privilégio, não cortaram pouco?

  11. Progressão e Zóião
     

    Exemplinhos:

    Nos nos 80, a categoria dos previdenciários contava com um assistência médica denominada Patronal.

    Essa assistência Patronal cobria as despesas médicas dos servidores, seus dependentes em todos os níveis (ascendentes, descendentes, cônjuge, colaterais e designados), oferecendo a maior rede médica, hospitalar e laboratorial do país.

    Essa assistência ainda oferecia um sistema de pecúlio que poderia servir como complementação de aposentadoria futura ou ter  resgate único.

    Essa Patronal ainda oferecia empréstimo  consignado aos servidores sem a cobrança de juros.

    Quanto custava aos servidores?

    2% de seus salários

    Nesse período, nenhum servidor ganhava bem, todos eram celetistas, os maiores salários, mesmo os de nível superior chegavam a no máximo 3 salários mínimos.

    Eram os tempos de alta inflação, crise de desemprego, troca de moeda.

    Tempos bicudos.

    Mas, ainda assim, essa Instituição tinha tanto dinheiro para atender aos servidores, que virou fundação e foi privatizada.

    Assim, enquanto aumentava o discurso de benesses, os beneficios iam sumindo, os cortes iam sendo feitos e os descontos iam aumentando.

    Primeiro o desconto em folha passou para 4%, 6%,8% dos salários dos servidores , a rede hospitalar virou ambulatorial, o reembolso (ou participação) que era simbólico passou a 30%. A rede médica é tão restrita quanto a do sus, tipo, um para cada especialidade, o mesmo para a rede laboratorial, e os dependentes são só 3 – ascendentes, descendentes e cônjuges do modo mais restrito.

    Pecúlio? Só depois dos 80 anos se tiver contribuido por 40 anos, no mínimo,   e com resgate  na modalidade prestação única.

    Todas as previdências estão em perigo e muitas delas já foram tomadas pelo capital especulativo.

    A dos advogados paulistas, por exemplo, foi pro beleléu, e a OAB vendeu o cadastro dos associados para as previdências privadas e planos de saúde.

    Para aqueles que acham que os servidores “que se danem” com as suas previdências, é de se saber que os planos de saúde coletivos oferecidos pelas empresas particulares têm muito maior qualidade de serviços e cobertura ao trabalhador e seus dependentes, com muito menor custo, do que qualquer plano de saúde de servidor público.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador