Google discrimina o ex-presidente Lula, por Gustavo Gollo

Google discrimina o ex-presidente Lula, por Gustavo Gollo

A diferença de tratamento dada pelo google ao ex-presidente Lula (Luiz Inácio da Silva) e a outros 2 ex-presidentes também conhecidos por apelidos, FHC (Fernando Henrique Cardoso), e Sarney (José Ribamar Ferreira de Araújo Costa) é gritante e discriminatória. Basta fazer a busca e comparar.

Constatei também que digitando “Luiz Inácio da Silva” encontramos o mesmo perfil solene outorgado aos outros presidentes; essa, no entanto é a pesquisa que ninguém faz. Tanto “FHC” quanto “Sarney” são apelidos; a busca pelo apelido do presidente Lula, no entanto, é a única que resulta em uma informalidade depreciativa.

Através desse ardil, e de outros, similares, o google está tentando interferir nas eleições e na vida política brasileira. Por motivo análogo, o google foi banido da China. Nos EUA, a possibilidade de russos terem feito o mesmo, vem sendo tratada como questão seriíssima.

Exijo com essa, retratação e respeito, por parte do google, ao ex-presidente Lula e a todos os brasileiros! Exijo que o google mantenha neutralidade política e não tente interferir no resultado das eleições brasileiras!

 

 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estatizar serviços digitais é a saída para garantir direitos?
    É situação para o partido e representantes do ausente mais presente do mundo, Lula, acionarem o judiciário.
    Não dá pra esperar que o monopólio da comunicação atenda a pedidos de cidadãos comuns em seu serviço de reclamações – existe um? -, que eles não respeitam nem como consumidores que garantem seus lucros bilionários.
    Eu, de minha parte, vou tentar trocar de navegador onde for possível, mas sem usar TV como estou há mais de dois anos, ficar sem o provedor de vídeos de que a empresa é dona é mais difícil e é por não termos liberdade de escolha nem suficiente proteção legal contra os oligopólios que esses abutres agem assim.
    O assunto é sério, constitui censura e o PT deve agir para resguardar o direito à informação. O que o marco civil da internet diz sobre isso? Será por esse motivo que o brasilianista da F@lha disse que não há percepção mundial da perseguição contra Lula? Sendo o google o principal buscador do mundo, essa distorção é gravíssima e seus efeitos não são apenas eleitorais.

    Sampa/SP, 27/08/2018 – 17:28

  2. Acho esta conclusão

    Acho esta conclusão complicada.

    Não que o google não possa fazer isto, tentar e conseguir influir… mas acho que os resultados dependem mais da quantidade de páginas criadas contra Lula versus aquelas criadas contra Sarney/FHC/Collor…

    Até pq a internet estourou mesmo no Brasil nos governos do PT e sempre houve uma campanha massiva de fakenews contra Lula e o PT (antes mesmo que o termo ganhasse a mídia).

    Agora, que se pode COMPRAR pacotes pelo google para que um resultado apareça lá em cima, se pode MESMO.

    Assim como se pode comprar pacotes para que certas postagens apareçam mais no facebook, ou que centenas de perfis falsos retwitem no twitter.

    Difícil ter certeza sem uma pesquisa mais profunda.

    1. Os resultados do google

      Os resultados do google dependem das páginas postadas. Mas a retirada da pompa presidencial conferida pelo google aos outros ex-presidentes brasileiros é tendenciosa e flagrantemente desrespeitosa.

  3. Serviçais do NSA

    Já está mais do que comprovado que google, facebook, twitter, instagram e similares foram criados para atrair vigiar todo o mundo que os serviços de segurança, inteligência ou informações dos EUA queiram. São meros instrumentos do império estadunidense em decadência.

  4. “Lula” evitado pela mídia comercial

    Os meios de comunicação comerciais também tem feito todo esforço para tratar o candidato como Luiz Inácio Lula da Silva, como forma de transmitir um tratamento formal, destituído de qualquer conotação de afetividade polítiica positiva. Lula é para o eleitor; o preso politico é Luiz Inácio Lula da Silva… e é sobre este que se quer fingir informar.

  5. A pesquisa …
    A pesquisa do Google também usa o perfil do usuário máquina , afirmar que o Google persegue Lula me parece precipitado.
    Não afirmo que é meutra todavia.
    Em todo caso use o BING …. 🙂

    1. A diferença de tratamento

      A diferença de tratamento dada ao Lula fica explícita nas imagens. Existe uma informação no google que atribui a “pompa presidencial” aos outros, essa pompa foi retirada quando se digita “Lula”. Luiz Inácio da Silva tem pompa, mas ninguém pesquisa assim.

       

    1. Ou talvez não, talvez eu

      Ou talvez não, talvez eu tenha me enganado.

      No entanto, o uso do solene “exijo”, e o fato de que, apesar do google, da globo, e dos outros tentáculos do Grande Irmão, o Lula continua lá, no topo das pesquisas, me levaram a suspeitar que o Gustavo Gollo estivesse sendo irônico.

      Não sendo o caso, me retrato da mancada.

  6. Farsa do google

    Antes de fazer essa postagem, eu me certifiquei de que “Luiz Inácio Lula da Silva” tinha a mesma pompa que os outros presidentes, a constatação me obrigou a reformular meu texto, dado que a captura de tela com a pompa mostraria que ela estava lá, não existindo apenas quando digitado o apelido. Então acrescentei a frase:

     

    “Constatei também que digitando “Luiz Inácio da Silva” encontramos o mesmo perfil solene outorgado aos outros presidentes; essa, no entanto é a pesquisa que ninguém faz”.

     

    Depois que postei esse texto, a pompa foi retirada, também, do nome por extenso. Talvez a página tenha sido hackeada, talvez seja mais uma farsa do google. A discriminação no tratamento ao presidente Lula, no entanto, é inequívoca, qualquer que seja o caso, assim como a tendenciosidade do google, desfavorecendo o candidato e influenciando no resultado da eleição.

     

     

    1. Por intromissões desse tipo o

      Por intromissões desse tipo o google foi banido da China.

      Ou seja, como os chineses não toleram que estrangeiros se metam em seus assuntos, baniram o google de lá. Há quem condene a China por isso e defenda bondoso e democrático google.

      1. Sobre a responsabilidade do google

        Essa postagem causou sucessivas alterações nas páginas de ex-presidentes, (Geisel, por exemplo, estava sem pompa antes da postagem, agora tem). A agilidade de tais respostas sugerem ter sido obra de hackers, não do Google, o que sugere uma predisposição minha para com o google.

        Ocorre que, mesmo na hipótese de ser obra de hackers, ao permiti-la o google acaba se tornando instrumento de manipulação e interferindo nas eleições.

         

  7. Também constatei o mesmo. Não

    Também constatei o mesmo. Não só o nome do Lula. Experimente digitar o nome de outras lideranças petistas no google. Após Haddad, a primeira palavra que aparece é “corrupção”. Depois de Gleise vem “amante” “condenada” e outras fakes. E mesmo assim a gente lê aqui comentários de ingênuos achando que é só teoria da consipiração.

  8. Agora, pela manhã, horas

    Agora, pela manhã, horas depois da postagem, a pompa presidencial foi restituída à página da presidenta Dilma (havia sido retirada ontem, depois dessa postagem.

    Depois da postagem, Collor também perdeu a pompa.

    Antes de postar eu havia conferido outros nomes, como Pinochet, Geisel e Figueiredo. Em todos os casos, quando a pompa era retirada, isso era feito em todas as entradas, apenas “Lula” mostrava resultado diferente de entrada com o nome por extenso, razão pela qual comparei “Lula” com “FHC” e “Sarney”. As alterações dos resultados foram posteriores à minha postagem.

    Devo reconhecer que eu talvez tenha sido relativamente injusto para com o google, e as malfeitorias tenham sido obras de hackers e não do google, o que agora me parece provável. Essa possibilidade, no entanto, não exclui responsabilidade do google que parece muito satisfeito com as inúmeras distorções realizadas nas buscas, através por exemplo, da ocultação de notícias, de “censuras brandas”, mas insidiosas, que não se manifestam claramente, não se assumem, surgem disfarçadas, como neblina em torno dos fatos.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador