Governo vai usar software contra crimes de ódio na internet

Da Agência Brasil

Por Marcelo Brandão

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) anunciou nessa segunda-feira (15) a utilização de uma ferramenta que vai mapear a ocorrência de crimes de ódio na internet. O software vai coletar dados e identificar redes que se reúnem para fazer ofensas a grupos de pessoas. A ferramenta será o pilar das atividades do Grupo de Trabalho contra Redes de Ódio na Internet, criado em novembro para monitorar e mapear crimes contra direitos humanos nas redes sociais.

“A gente tem acompanhado e se preocupado com o crescimento desses crimes de ódio, que são incentivados e divulgados na internet. Já está mais do que na hora de a gente criar mecanismos para rastrear e retirar isso da rede”, disse a ministra da SDH, Ideli Salvatti, à Agência Brasil. Ela citou o caso de uma mulher que, em maio, foi espancada até a morte por moradores de Guarujá, em São Paulo, após um falso rumor ter se espalhado nas redes sociais de que ela praticava rituais de magia negra com crianças.

Com base nas informações coletadas pelo software, o grupo de trabalho, cuja reunião de instalação ocorreu ontem, poderá encaminhar denúncias ao Ministério Público ou à Polícia Federal. Três casos já estão sendo analisados, com base em denúncias recebidas pela Ouvidoria da SDH. Um deles remete ao último episódio envolvendo os deputados federais Maria do Rosário (PT-RS) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), na semana passada, quando o parlamentar disse que só não estupraria a deputada porque ela “não merece”.

Um rapaz postou foto em uma rede social “ameaçando a deputada Maria do Rosário de estupro”, de acordo com a SDH. Mais dois casos tratam de um site nazista e outro que prega a violência contra mulheres. “Vamos documentar, avaliar os três casos e, na quinta-feira [18], devemos dar os encaminhamentos cabíveis, no sentido de tirar do ar, encaminhar para inquérito da Polícia Federal ou para providências do Ministério Público Federal”, explicou Ideli.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Athos

- 2014-12-19 15:06:56

Vc que não entendeu que o SEU

Vc que não entendeu que o SEU dado é SEU. Dado é algo particular que não pode ser examinado. Vc pode obter autorização judicial para examinar UM dado de alguém mas NUNCA examinar dados para depois descobrir crimes.

 

Vc deve se informar melhor sobre o que eles vão tentar. Tudo será anulado e não vão prender ninguém.

Analfabetismo funcional da nisso, desperdício de recursos, tempo e inteligência.

jc.pompeu

- 2014-12-17 12:06:32

eu, particularmente, tenho um

eu, particularmente, tenho um ódio mortal, aí que ódio! das vinhetas pululantes e das astúcias cliclilantes da propaganda viral invasiva abusiva nociva na internet...

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 21:46:45

Sim, é verdade. É claro que

Sim, é verdade. É claro que tem que ser punido.

Mas se você acha que um mecanismo que rastreia o que as pessoas escrevem na rede não pode ser alvo de abuso do Estado para perseguir opositores, tudo bem.

Aliás, muito curioso Sua Majestade D. Roussef falar mal do Snowden e fazer a mesma coisa.

Afinal, nao existe a "menor" chance de o Big Brother oficial monitorar oposicionistas. Nao mesmo. Não aqui no Brasil e não no Governo do PT, esse governo cidadão e a favor das liberdades (desde que seja dos amigos)

Enfim.

VIVA O BIG BROTHER PETISTA!!!!!

VIVA A CENSURA "BOA"!!! VIVA!!!!!

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 21:43:24

Com certeza. E nao há a menor

Com certeza.

E nao há a menor chance do Estado abusar deste direito e começar a perseguir oposicionistas ou algo que o valha.

Afinal, o Estado brasileiro sempre cumpre a lei, nao é?

Ah, esses petistas ingênuos...

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 17:49:59

Opa. Me chamou de bobo!!!!

Opa.

Me chamou de bobo!!!! cadê a censura do blog?

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 17:49:26

Não, não serve. Discurso de

Não, não serve.

Discurso de ódio só é punível se o ódio for dirigido à esquerda e seus protegidos.

É aquilo. Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei (e o software que te persegue na rede).

Alexander

- 2014-12-16 17:21:10

Não. Será crime de ódio

Não. Será crime de ódio apenas o que estiver tipificado no Código Penal e for contrário aos direitos fundamentais, garantidos na Constituição brasileira, bem como nos códigos de proteção aos direitos fundamentais internacionais. Tudo de acordo com as diretrizes do Estado Democrático de Direito em que vivemos. Coisas como racismo, preconceitos de raça e apologia da violência. Talvez  tu estejas incomodado porque deves ser praticante de alguma dessas torpezas.

 

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 17:13:44

Cuidado, Athos, dizer que é

Cuidado, Athos, dizer que é criminoso e inconstitucioal pode ser considerado crime.

Aí já viu. Você pode acabar enquadrado.

Viva o "Big brother". Viva!

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 17:12:31

Exatamente. Por isso, meu

Exatamente.

Por isso, meu comentário merece ser "socializado".

Melhor eu começar a me policiar, antes que apareça alguém da gestapo cibernética do PT (ou da Gestapo real, em breve) para me "disciplinar" de acordo com as boas práticas do "Comitê da dignidade humana".

Afinal, quem nao é PT, tem que ter medo.

Luciana Modafer

- 2014-12-16 17:08:00

Primeiro, o modelo de

Primeiro, o modelo de democracia que vocês da direita defendem é o que mais fiscaliza o cidadão. Aliás, sem nenhum indício, sem nenhuma prova, sem motivo algum. Neste exato momento você, eu, todos nós, podemos estar sendo monitorados pelo tio sam.

O Grande Irmão, o Big Brother é ele.

No caso brasileiro, o governo só pretende agir se houver indícios de crime. Se houver, tem que ser investigado.

Ou você acha que, por ser na internet, todo pode? Beleza, se um hacker invadir sua conta e roubar suas senhas, dinheiro, conteúdo etc., o Estado não pode fazer nada, afinal... estará invadindo a privacidade do pobre ladrãozinho.

Tem gente que acha que na internet tudo pode. Mas não pode...é o mesmo tipo de gente que acha que a rua é de ninguém e se acha no direito de jogar a própria sujeira no chão. Não é porque você está aí, soziho, do outro lado do teclado, que pode agir criminalmente contra todos.

Se cometer crime e for descoberto, tem que ser punido...

luizmattos

- 2014-12-16 17:05:21

Cinismo e sarcasmo fora do tom

Parece coisa de criança mimada esse seu comentário. Tipo o dono da bola.

Cinismo e sarcasmo fora do tom

luizmattos

- 2014-12-16 16:54:36

explica melhor a intenção

O software vai coletar dados e identificar redes que se reúnem para fazer ofensas a grupos de pessoas.

 

Ou seja vai colher provas.

 

Isso faz parte da investigação. Então só vão coletar "depois" e não "antes".

Como podeira ser possível coletar os dados antes deles acontecerem ??? 

 

Entendeu ???

 

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2014-12-16 16:30:56

Interessante a adoção desta

Interessante a adoção desta medida justamente agora que as vítimas da Ditadura tem uma relação de nomes de criminosos aos quais pode cobrar os crimes que o Estado se recusa a punir. O PT está a proteger um grupo de pessoas sim, mas não necessariamente apenas as vítimas dos direitistas. São os próprios direitistas que serão protegidos de suas vítimas pelo PT. 

Luís Henrique Donadio

- 2014-12-16 16:30:28

É? Por que? Trata-se de

É?

Por que?

Trata-se de material público, aberto a todos.

É só a polícia entrar lá, tirar print das incitações ao crime, das injúrias raciais, etc.

E remeter ao MP para que sejam processados.

Por que teria que esperar que cidadãos privados façam o trabalho?

Mônica Santos

- 2014-12-16 16:18:04

Ah, deixa de ser bobo,

Ah, deixa de ser bobo, cara...

Athos

- 2014-12-16 16:10:32

Explica melhor esse conceito

Explica melhor esse conceito de "coletar dados".
Como é que é?

Não está me cheirando bem. Me aprece que estão agindo ANTES.

Não seria melhor investigar denúncias? Fica a sugestão...

 

Pelo que foi descrito, o método de trabalho é criminoso e inconstitucional.

Rodrigones

- 2014-12-16 16:03:35

Depois que a Presidenta

Depois que a Presidenta afirmou que ela " deixou investitgar "a Petrobras, os Petistas estão querendo fazer suas próprias investigações.

Será que isso vai incluir uma devassa nos comentários deste blog ?

Porque ja fui chamado de elite branca varias vezes, situação esta que mostra a disseminação de um ódio de classe plenamente punivel !!!

Ou isso não serve ?

Marcelo F. Campos

- 2014-12-16 15:55:24

Toda e qualquer opinião que
Toda e qualquer opinião que for contrária ao ideal sacrossanto esquerdista, será considerado "crime de odio". Nem a ditadura criou mecanismo de patrulhamento ideológico como esse.

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 15:33:17

É o Big Brother petista. Viva

É o Big Brother petista.

Viva a censura "boa". Viva!!!

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 15:32:51

Isso ai. E depois vamos atrás

Isso ai.

E depois vamos atrás dos oposicionistas.

E depois vamos atrás de qualquer um que não concordar com nossas ideias, até não sobrar nenhum.

E nesse dia, seremos todos iguais, literalmente iguais.

E assim terá chegado o progresso. Viva!!!

 

Juliano Santos

- 2014-12-16 14:56:19

É a profilaxia que o Brasil

É a profilaxia que o Brasil está precisando. O que inclui cassar o Bolosnaro. Depois tem que tratar do esgoto do pig. O pig também é um atentado aos direitos humanos

altamiro souza

- 2014-12-16 13:57:26

é prciso defender a demoracia

é prciso defender a demoracia - o tal do estado de direito.

 no mínimo.

para evitar o ódio e o caos.

e o fascismo.

Rodrigo C Moreira

- 2014-12-16 13:53:46

É o Big Brother petista! Viva

É o Big Brother petista!

Viva a censura "boa"!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador