Já são 170 mil pessoas deslocadas dentro de Gaza

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Equipe da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) visitaram esta semana os abrigos em escolas públicas da UNRWA (Agência das Nações Unidas aos Refugiados da Palestina) e atestam: cerca de 170 mil pessoas estão deslocadas dentro de Gaza. Isso significa quase um décimo da população e, deste contingente, metade delas são crianças.

Unicef e PMA (Programa Mundial de Alimentos da ONU) trabalham em conjunto para distribuir vales eletrônicos para famílias deslocadas, assim elas podem trocá-los por comida, água potável e produtos de higiene no comércio local.

O balanço da ONU, até sexta-feira à tarde, informava que 857 palestinos foram mortos, incluindo aí 194 crianças. Em Israel, dois civis e 37 soldados foram mortos.

Veja o vídeo da ONU.

http://www.youtube.com/watch?v=bxytAWVbE2w width:700 height:395

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não tenho sentimento

    Não tenho sentimento antisemita e não prego o fim do estado de Israel. Mas devo saleitar que:  os que israelitas estão preaticando contra o povo palestino com certeza é CRIME DE GUERRA. Não se concebe que um estado que possui o poderio bélico que Israel apresenta esteja matando crainças, mulheres, velhos e indefesos cidadãos cívis .Pois, sabemos das tecnologias que as  armas de hoje apresentem. Tecnlogias estas que diminuem bastante o número de mortes cívis, como também a destruição física das cidades atigindas por elas. Mas, os israelistas estão atacando escolas, predios residencias, edfícios financeiros, etc. Não estão de maneira alguma separando alvos militares de alvos cívis.É uma monstruosidade.

    1. Guerra é outra coisa

      Israel SEMPRE violou todos os tratados e acordos nessa carnificina que chamam de guerra – mas não é. Guerra é quando duas forças mais ou menos iguais em tamanho ou potência de causar morte, se enfrentam militarmente. Não é o caso. O nome disso é massacre. Os palestinos de Gaza não têm armas, estão cercados num campo de concentração, não possuem seu Estado, nem sequer tem seu governo reconhecido pelos inimigos. Não tem exército. Estão impedidos de ter sua própria água própria porque Israel tomou toda a reserva para si, não podem trazer remédios para dentro do território deles, vêem seus hospitais e ambulâncias frequentemente bombardeados, seus filhos estão sendo mortos seletivamente por Israel e ainda chamam o Hamas de terrorista. Não disse tudo, mas fico por aqui. 

      Chamar de o que Israel faz de crime de guerra não é cabível. O holocausto foi crime de guerra? Os lados mais fracos foram dizimados, na Alemanha nazista e na Palestina. E não se deve comparar os números de mortos, pois a chacina ainda está em andamento e a máquina de Israel tem uma licença especial para matar inocentes, concedida pelo Império e sua banca de criminosos. 

      Diante disso, o mundo não deveria reconhecer o Estado de Israel. Seus governos deveriam enfrentar uma Corte Internacional de Crimes Contra a Humanidade, num modelo mais abrangente do que foi feito em Nuremberg depois da 2ª Guerra. A punição deveria ser exemplar para que todos os ditadores do mundo não se atrevessem a repetir o que fizeram contra os palestinos. A pena aos financiadores do massacre devia ser dobrada, mas todos sabemos que isso não vai acontecer.

      Nem a comunidade judaica, outrora vítima da mesma sanha se manifesta. Quem cala consente.

  2. Pessoalmente, considero que

    Pessoalmente, considero que Israel é um caso perdido. Um arremedo de estado bancado pelos judeus ricos e pelos EUA, com o apoio da mídia golpista do mundo inteiro, e que se julga no direito de fazer o que bem entende. Não respeita as leis internacionais; não faz o menor esforço para uma solução pacífica do conflito com os palestinos – que são os verdadeiros prejudicados, pois perderam sua terra, suas casas, suas vidas, sua cultura, enfim.

    Se a política internacional tivesse um pouco mais de equilíbrio de forças – e não apenas o poderio militar dos EUA e países ricos da Europa como um bloco hegemônico – seguramente os sionistas do estado de Israel seriam levados às barras da Justiça, condenados e presos. Cometem crimes lesa-humanidade o tempo todo, exterminando crianças e idosos sem qualquer chance de defesa, e ainda são apoiados por cretinos, que apresentam justificativas ridículas, do tipo: Israel tem direito de se defender. Claro que tem. Mas, genocídio contra um povo desarmado não pode ser confundido com o direito de defesa, não; é crime contra a humanidade! Simples assim.

    Quantos judeus morreram com as bombinhas do Hamas? Praticamente nenhum, graças ao avançado sistema de defesa de Israel. Quantos palestinos, que vivem cercados em campo de concentração, sem qualquer sistema de defesa, morreram com os mísseis teleguiados e os tanques de Israel? Mais de 1.000 em poucos dias, fora os milhares de feridos e a destruição total das moradias, hospitais, escolas e mesquitas.

    Chamar este cenário de uma defesa legítima por parte de Israel é algo cínico, sórdido, que só se pode esperar de algum ser insensível. É preciso ser muito mau caráter, até, para não ver que o que acontece em Gaza é um criminoso genocídio contra um povo já humilhado e massacrado pelo covarde cerco israelense.

  3. BOICOTE ISRAEL/SIONISTAS !!!!


    O mundo esta assistindo ao exterminio de um povo com o aval do icone do capitalismo, sistematico e repetitivo e com o agravante de estarmos  assistindo a matanca de mulheres e criancas em tempo real, eles aprenderam bem a licao, nazisionistas !!!!!

  4. Cria-se outra palavra no dicionário – Nazisionismo!!!!!

    O que podemos opinar quando as vitimas, de outrora, praticam os mesmos crimes das quais foram vitimas!

    So podemos dizer que os algozes de outrora fizeram escola, nada mais!!!! 

  5. Seria o ressurgimento dos “guetos” ?

    Para uma nação, que ensina a seus novos habitantes, desde as primeiras aulas nas escolas, o que foi o holocausto, e quantos dos seus antepassados, foram presos, isolados em “guetos” abandonados até a morte, quando não eram dizimados de forma brutal, pelos nazistas, nestes lugares, para onde eram “deslocados” daí o aprendizado desde a mais tenra infancia dos israelenses, de uma defesa, contra qualquer beligerancia de seus visinhos(tambem nada amigáveis, por motivos óbvios) e o ódio de todos os israelenses, pelos seus visinhos, e por quem é anti-semita, nem parece que eles querem esquecer a história vivida pelos judeus, que viviam na Europa, em especial na Alemanha nazista, pois estão praticando a mesma forma animalesca com a qual, seus antepassados foram tratados, nos campos de concentração, hoje politicamente chamados de áreas de deslocamento humanitário, que nem estando sob a proteção (? ) da ONU, são respeitados.

  6. COBERTURA FRACA!!!!! APAGAM

    COBERTURA FRACA!!!!! APAGAM TODOS OS POSTS SOBRE ISRAEL A CADA CESSAR-FOGO FULEIRO DESSES!!!!!!!!!

    E não publicam os comentários das pessoas!!! Quero ver se vão publicar isso, “esquerda”:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador