Jessé Souza contextualiza histórico do golpe no Sala de Visitas

Mais uma edição do programa onde Luis Nassif também recebe o candidato à vereador, Simão Pedro, e a cantora Blubell 
 
https://www.youtube.com/watch?v=u169KMv7p-I width:700]
 
Jornal GGN – A edição do “Na sala de visitas com Luis Nassif” desta semana está imperdível, começando pela entrevista com Jessé Souza, professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense e ex-presidente do IPEA. Jesse acaba de lançar o livro A radiografia do golpe – entenda como e por que você foi enganado. 
 
O livro foi desenvolvido a partir de uma pesquisa recente sobre as classes sociais que Jesse coordenou na frente do instituto de pesquisa, pouco antes de ser afastado pelo governo interino de Michel Temer. O trabalhou permitiu ao professor contextualizar o histórico do golpe “como produto dos conflitos de classe recentes e como jogo de poder”. Jessé explica ainda a raiz da crise fiscal que abalou o governo Dilma, e os verdadeiros interesses por trás da demonização do estado, como uma estrutura incapaz de oferecer serviços de qualidade. 
 
Em relação ao golpe, o professor afirma que uma parte da classe média que apoiou a queda da Dilma começa a perceber as consequências negativas da troca abrupta no poder. “Tem uma parte da classe média, estou estudando isso agora, que é liberal e está assustada. Ela foi enganada, [agora sabe que foi enganada”.
 
Em seguida, Nassif recebe Simão Pedro, candidato a vereador em São Paulo pelo PT e ex-deputado estadual por três mandatos. Simão abordou os novos conceitos de gestão pública municipal destacando seu trabalho a frente da Secretaria de Serviços, na gestão Haddad, onde ajudou a desenvolver uma revolução no tratamento de resíduos sólidos junto a cooperativas de reciclagem geridas por catadores de lixo. O candidato a vereador também falou sobre a expansão das redes de wifi nas praças, os novos telecentros equipados com FabaLabs (laboratórios digitais com impressoras 3D), e o programa Ilumi que ampliou a iluminação publica com lâmpadas LED nas periferias, trazendo impactos direitos na segurança pública. 
 
Por fim Nassif entrevista a talentosa cantora e compositora Blubell, que apresenta músicas do seu mais recente álbum “Confissões de Camarim”. O trabalho é acompanhado por um quarto de músicos que interpretam canções com letras espirituosas que misturam jazz, bolero, pop e rock. 
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O jogo das elites conservadoras ficou claro!…

    Respeito a soberania popular!….

    Tem consequências!…

    Avante contra o golpe e os golpistas!…

  2. Boas entrevistas

    Quisera tivéssemos mais gente engajada socialmente como o sociologo Jessé de Souza. Tão distante do blablabla de defesa de sua classe de Fernando Henrique…

     

  3. Gostei muito.

    Ótima análise do professor Jessé. Tomara que muitos assistam.

    Eu pelo menos vou compartilhar bastante.

    E parabéns Nassif e companhia pela sala de visitas.

  4. Excelente entrevista

    Parabéns Nassif, 

    Ontem vi uma esntrevista com Pepe Escobar dizendo que voce Nassif faz um dos melhores jornalismo do País. Parabéns pela ousadia e por trazer notícias que não estão na grande mídia para o leitor comum!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador