Leste e sudeste da Ásia têm o maior encarceramento de mulheres do mundo

Pesquisas mostram encarceramento excessivo de mulheres e desigualdade generalizada de gênero nos processos judiciais de mulheres por crimes de drogas

Arte: CNN

As prisões no leste e sudeste da Ásia têm a maior proporção mundial de mulheres presas. Muitas são vítimas.

Da CNN

Por Preeti Jha

A bolsa da jovem indonésia de 21 anos foi colocada no scanner de segurança e ela se lembra de ter concordado em ser revistada.

No momento em que os policiais abriram o forro de sua mochila e desalojaram os cristais brancos escondidos dentro, Yuni disse que sabia que tinha sido enganada.

Yuni não é seu nome verdadeiro. A CNN está usando um apelido porque a ex-traficante de drogas acusada, agora com 23 anos, quer seguir em frente com sua vida.

Em 2018, horas antes de seu voo, seu novo chefe havia lhe dado uma bolsa com cadeado na capital cambojana de Phnom Penh. Ela diz que o homem nigeriano de meia-idade, que ela conhecia apenas como Peter, alegou que eram “apenas roupas” e prometeu pagar US $ 1.000 se ela o levasse para Hong Kong.

Mas ela nunca mais viu Peter. Os cristais revelaram ser 2 kg de metanfetamina, valendo $ 140.000 quando a carga foi apreendida.

Naquele momento, Yuni se tornou uma das dezenas de milhares de mulheres envolvidas na punitiva guerra às drogas na Ásia. Ela foi presa em Hong Kong sob suspeita de tráfico de drogas, crime que pode levar à prisão perpétua na cidade e execução em outras partes da região.

Uma consequência esquecida da guerra às drogas da Ásia é o fenômeno assombroso de homens que usam as mulheres.

Hoje, as prisões no leste e sudeste da Ásia mantêm a maior proporção mundial de mulheres presas. Em muitas nações, a maioria é encarcerada por delitos de drogas: 82% das mulheres nas prisões tailandesas são presas por essa razão e nas Filipinas esse número é de 53%.

Os criminologistas concordam amplamente que esse aumento não se deve a um aumento na atividade criminosa das mulheres, mas a penas mais duras para crimes de drogas de menor gravidade.

As mulheres tendem a se envolver nos degraus mais baixos do comércio, onde ocorre a maioria das prisões.

Não há dados que mostrem exatamente quantas mulheres trabalham como as chamadas mulas de drogas. Mas o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos levantou preocupação sobre o “encarceramento excessivo” de mulheres mensageiras e pesquisa crescente está desvendando conexões críticas entre gênero, crime e justiça.

Yuni ficou exultante quando um amigo lhe contou sobre um lucrativo “trabalho de viajante”. Eu queria “aprender sobre o mundo”, disse ela em uma videochamada no WhatsApp da cidade indonésia de Medan.

A graduada de segundo grau sonhava em ir para a universidade para estudar economia, mas começou a trabalhar como garçonete para sustentar a família. Sua mãe estava doente e o trabalho de construção postergado de seu pai não cobria suas contas.

Yuni disse que a recrutadora, uma mulher mais velha da Indonésia, a levou de avião até uma ilha próxima para uma entrevista. Lá, ela foi informada de que seu trabalho começaria no Camboja e que seu chefe local seria um homem chamado Peter.

“Não suspeitei. Talvez não tenha sido corajosa o suficiente para fazer perguntas”. Yuni,
indonésia presa por tráfico de drogas

Ela admite que foi tolice não olhar dentro da bolsa que Peter lhe deu em Phnom Penh para voar para Hong Kong. Mas ela diz que a ausência de suas impressões digitais ajudou a apoiar sua alegação no julgamento de que ela não sabia o que estava carregando.

As drogas em sua bolsa provavelmente vieram do Triângulo Dourado, nome dado às acidentadas fronteiras que atravessam Mianmar, Tailândia e Laos – um dos centros de tráfico mais movimentados do mundo.

Nos últimos anos, seus campos de papoula do ópio têm dado lugar a laboratórios na selva, à medida que a demanda por drogas sintéticas supera a demanda por heroína. Hoje, o Sudeste Asiático é o epicentro do comércio global de metanfetaminas, que chega a valer até $ 61 bilhões, em um ano, apenas na Ásia-Pacífico.

Quando não paralisado pela pandemia de coronavírus, Hong Kong é um importante centro de transporte aéreo com bons controles de segurança. A cidade aplica punições severas para o tráfico de drogas, de acordo com um relatório do escritório de advocacia Linklaters for Penal Reform International.

Prisões de 14 a 20 anos eram comuns para mulheres traficantes de drogas processadas na cidade, algumas das sentenças mais severas em 18 jurisdições estudadas no relatório.

“Parece não haver reconhecimento das razões pelas quais as mulheres se envolvem” nas drogas, disse o relatório, com o “envolvimento de baixo nível” raramente considerado um fator atenuante.

Yuni não tinha ideia do cenário jurídico austero em que entrara. Ela diz que ligações perdidas de Peter estavam se acumulando em seu celular enquanto ela contava sua história aos funcionários da alfândega.

Quando ninguém apareceu para pegar a bolsa no hotel para onde ele havia dito para ela ir, a polícia levou Yuni para o Tai Lam Center for Women, uma prisão de segurança máxima nos Novos Territórios de Hong Kong.

Nos últimos sete anos, o padre John Wotherspoon deu passos extraordinários para ajudar as mulas de drogas condenadas em Hong Kong. De seu minúsculo apartamento em Kowloon, o padre de 73 anos tenta conectar os pontos entre os mensageiros presos nas prisões da cidade e os sindicatos que os levaram para lá.

“Ainda são os peixinhos que estão presos”, disse ele em entrevista por telefone.

Anos de trabalho como capelão de prisão o colocaram em contato com mensageiros e mensageiros e o convenceram de que mais poderia ser feito para impedir que os traficantes caçassem “pessoas vulneráveis, que precisam de dinheiro, que podem ser enganadas”, diz ele.

Então, em 2013, o padre disse que começou a pedir aos detidos que escrevessem sobre suas experiências. Ele publicou as cartas em seu blog, esperando que seus relatos ajudassem a identificar os traficantes.

Em alguns casos, Wotherspoon diz que viajou para as casas dos mensageiros para reunir evidências que provassem sua inocência. Ele diz que procurou líderes sindicais do Brasil à Tailândia. As evidências que ele desenterrou foram usadas em salas de tribunal para libertar detidos.

Em uma visita de rotina à capelania em 2018, Wotherspoon conheceu Yuni. Depois de ouvir a história dela, ele percebeu que havia encontrado uma nova peça no quebra-cabeça de um traficante que também recrutara outro May Lazarus indonésio, nome fictício, na mesma prisão de Hong Kong.

“Quando mostrei (Yuni) uma foto de Peter, ela desabou. Meio com raiva, chorando”, disse ele.

Naquele ano, Wotherspoon voou para o Camboja para encontrar Peter, na esperança de gravá-lo secretamente, admitindo que havia enganado os indonésios. Ele não conseguiu localizá-lo, mas compartilhou suas descobertas com a polícia de Hong Kong e do Camboja, bem como com as equipes jurídicas femininas.

“Espero que a publicidade de seus casos tenha impedido que outros fossem enganados”, diz ele.

Na ilha indonésia onde ela cresceu, Lazarus explica como sua vida se cruzou com a de Yuni.

“Tudo o que as guerras contra as drogas alcançaram foi o crescimento da população carcerária”. Samantha Jeffries,
professora sênior de criminologia na Griffith University da Austrália

Em dezembro de 2016, ela também foi presa no Aeroporto Internacional de Hong Kong por tráfico de drogas, de 21 anos. As autoridades encontraram 2,6 kg de metanfetamina dentro de uma mala que ela carregava de Abidjan, uma cidade na Costa do Marfim da África Ocidental. Mas sua jornada também começou em Phnom Penh.

A jovem mãe diz que foi apresentada a Peter pela mesma mulher que recrutou Yuni, uma conexão que eles descobriram na prisão depois que Wotherspoon os uniu.

Mas Lazarus diz que ela buscava um romance, não um trabalho, para escapar de um casamento infeliz. Depois de conversar em aplicativos de mensagens, ela conheceu Peter no Camboja, onde ele a convidou para ir a Abidjan.

No dia do voo, ele retirou-se, culpando uma emergência de trabalho, mas perguntou se ela ainda poderia ir e trazer algumas bagagens.

“(Ele era) um doce falando”, diz ela.

“Então eu disse: Ok, por que não. É uma viagem gratuita”, acrescenta Lazarus, explicando que ela não sabia que a mala que seus amigos mais tarde lhe deram continha drogas. Ela passou duas noites em um hotel antes de Peter providenciar seu vôo de volta para a Malásia, com uma escala em Hong Kong.

A princípio, Lazarus se confessou culpada de tráfico de drogas. Mais tarde, porém, ela mudou seu apelo, esperando que pudesse voltar mais cedo para seu filho. Ela diz que a assistência jurídica gratuita em Hong Kong, bem como a ajuda de Wotherspoon, deram-lhe poderes para lutar contra a acusação.

Após 2,5 anos na prisão aguardando julgamento, ela foi libertada em junho passado, quando um júri a considerou inocente. Quatro meses depois, Lazarus voltou a Hong Kong como testemunha de Yuni, que também foi libertada.

Não há registros públicos explicando as decisões, mas John Reading, um ex-vice-diretor de promotoria pública, diz que tais veredictos geralmente significam que o júri tem dúvidas sobre se as mulheres sabiam que elas estavam carregando drogas.

Por muito tempo, gênero tem sido “um ponto cego” em nossa compreensão da justiça criminal, diz Delphine Lourtau, diretora executiva do Centro Cornell sobre a Pena de Morte no Mundo.

Em relatório de 2018, do qual foi co-autora, revela uma desigualdade generalizada de gênero nos processos judiciais de mulheres por crimes capitais de drogas, incluindo o menor acesso das mulheres a representação legal e fiança. As mulheres acusadas de tráfico de drogas de baixo nível às vezes recebiam sentenças mais longas do que os homens na cadeia, disse, porque tinham menos informações para trocar por acordos de confissão.

Muitas vezes há semelhanças impressionantes nas histórias de presidiários, diz Samantha Jeffries, co-autora de um estudo de 2019, explorando os caminhos das mulheres para a prisão por tráfico de drogas transfronteiriço no Sudeste Asiático.

Cada uma das presidiárias tailandesas que ela entrevistou no Camboja, por exemplo, carregava drogas para outra pessoa, geralmente um homem estrangeiro e frequentemente um parceiro romântico.

Nenhuma era criminosa profissional e a maioria apresentava vulnerabilidades, como baixa escolaridade ou pobreza. A maioria relatou não ter conhecimento das drogas em sua bagagem e várias foram exploradas por meio de esquemas de namoro, embora algumas expressem sua opção de traficar drogas por dinheiro.

Mas, quando se tratava de condenar, havia pouco espaço para considerar suas circunstâncias individuais, diz Jeffries, professor sênior de criminologia na Griffith University da Austrália, acrescentando que os oficiais judiciais deveriam ter mais liberdade para responder por fatores como culpabilidade ou exploração.

“Tudo o que as guerras contra as drogas alcançaram foi o crescimento da população carcerária”, diz Jeffries.

Agora divorciada, morando com os pais e a filha, Lázaro sabe que sua jornada poderia ter terminado de forma muito diferente. Ela foi inicialmente marcada para voar para Tawau, no leste da Malásia. Mas, no último minuto, Peter disse a ela para parar em Hong Kong. Se ela tivesse voado diretamente para a Malásia, ela diz: “Eu estaria acabada”.

A Malásia tem um dos maiores corredores de morte no sudeste da Ásia. Em fevereiro de 2019, pelo menos 1.281 pessoas enfrentavam execução, de acordo com a Anistia Internacional, quase o triplo do número na Tailândia, por exemplo.

A pena capital tem sido aplicada principalmente contra o tráfico de drogas, que trazia uma sentença de morte obrigatória desde 1983, quando a Malásia adotou a retórica americana das drogas como o maior inimigo do país. Embora tenha retirado o elemento obrigatório em 2017, os juízes rotineiramente sentenciam pessoas à morte pelo crime, já que os advogados dizem que as condições para renunciar à pena são quase impossíveis de cumprir.

O impacto disso nas mulheres estrangeiras foi impressionante. Das 141 mulheres condenadas à morte na Malásia, em fevereiro de 2019, 95% foram condenadas por tráfico de drogas, em comparação com 70% dos homens, apurou a Anistia. E 90% das mulheres condenadas à morte por tráfico de drogas eram estrangeiras.

Desde o início, o sistema está voltado contra os não malaios. Eles só têm representação legal garantida no julgamento, com falta de intérpretes e advogados na prisão, de acordo com o Relatório de anistia. A presunção de culpa e maus-tratos durante o interrogatório policial estavam entre outras preocupações levantadas pela Anistia.

“Seu acesso à justiça depende muito de quão fundos estão seus bolsos”, disse N Sivananthan, um advogado criminal que representou centenas de acusadas ​​de tráfico de drogas na Malásia. Ele narra algumas “participantes ativos” que engoliram cocaína em sacos plásticos ou prenderam metanfetamina em suas coxas, qualificando que poderiam ter sido coagidas. Mas muitas foram “enganadas”, diz ele.

Um caso ainda o assombra. Maryam Mansour, uma mãe solteira de Teerã, foi presa em Kuala Lumpur em 2010 com um iraniano, que ela descreveu como seu namorado. A polícia a seguiu do aeroporto, encontrando 2,2 kg de metanfetamina em sua bolsa, mas no interrogatório, todas as perguntas feitas a ela foram respondidas por ele.

Documentos judiciais dizem que ela pediu um intérprete, mas o namorado, que falava inglês, disse a ela para não se preocupar. Ele foi libertado sob fiança e posteriormente considerado impossível de rastrear; Mansour foi condenada à morte.

“Ela deveria ter sido absolvida no Tribunal Superior… Muito mais poderia ter sido feito para implicar o homem”. N Sivananthan,
advogado criminal

Sivananthan era seu advogado de apelação. Mansour testemunhou que a bolsa era para ele e que ela não sabia que continha drogas, disse Sivananthan. Um grande desafio, explica o advogado, é a qualidade do advogado designado pelo tribunal no julgamento, exposto durante a apelação quando é quase impossível apresentar novos argumentos.

Alguns ativistas levantaram preocupações sobre o preconceito de gênero em recursos de capital. Um estudo de 2018 para o Instituto Penang, um think tank, com base em uma pequena amostra de casos de pena capital, sugeriu que as mulheres condenadas por tráfico de drogas tinham uma chance menor do que os homens de ter seus casos anulados.

O apelo final de Mansour também foi rejeitado e ela continua no corredor da morte.

De volta a Medan, Yuni encontrou um emprego em uma fábrica de aves. Ela sempre pensa nas mulheres que ainda estão presas em Hong Kong, esperando que não haja mais como ela.

Jeremy Douglas, representante regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), diz que muitos países “continuam a condenar mensageiros e pessoas com valores baixos como traficantes – o que não são”. O UNODC está pressionando para que a reforma das penas se concentre nos “traficantes que dirigem o comércio de drogas” e não nos mensageiros “descartáveis ​​para o crime organizado”, disse ele.

Yuni, por sua vez, está tentando construir uma nova vida.

“Muitas pessoas não acreditam que eu não sabia (sobre as drogas)”, diz ela. “Mas Deus e o tribunal me deram uma chance. Minha mãe me apoiou. Da próxima vez, ninguém pode me enganar.”

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador