Lula recebe título em Paris nesta segunda (2) e visita jardim em homenagem a Marielle

Honraria destaca ações do ex-presidente no combate á fome e à miséria

Dilma Rousseff com Lula – Pedro Stropasolas

do Brasil de Fato

Lula recebe título em Paris nesta segunda (2) e visita jardim em homenagem a Marielle

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (2), em Paris, da primeira de uma série de agendas que cumprirá na Europa nos próximo dias. Lula viajou à França a convite da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, para receber o título de Cidadão Honorário de Paris.

A honraria foi aprovada pelo Legislativo local enquanto o ex-presidente ainda era mantido preso político em Curitiba. O título reconhece o legado de Lula no combate à miséria e sua luta contra a fome.

A prefeita Anne Hidalgo – primeira mulher a administrar a capital francesa na história do país –, chegou a comemorar em seu Twitter quando Lula deixou a prisão. “É bom saber que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva acaba de ser libertado. Espero por ele o mais rápido possível em Paris, onde ele é Cidadão Honorário”, escreveu.

O ex-presidente é o segundo brasileiro a receber o título de Cidadão Honorário de Paris, ao lado do líder indígena kayapó Raoni Metuktire. O líder sul-africano Nelson Mandela e o jornal francês Charlie Hebdo também já foram contemplados.

O evento será realizado à noite, no Theatre du Gymnase, e contará com presença da ex-presidenta Dilma Rousseff e do ex-ministro da Educação e candidato à Presidência em 2018 pelo PT, Fernando Haddad.

Antes da cerimônia, Lula visitará o Jardim Marielle Franco, inaugurado em setembro de 2019 na capital francesa, em homenagem à vereadora assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro.

Na terça (3), o ex-presidente participa do Festival Lula Livre em Paris, no Teatro do Sol, às 19h30. As inscrições para participar do ato podem ser feitas pelo site do comitê local.

Combate a desigualdade

Na capital francesa, Lula terá encontros com lideranças políticas, partidos, sindicatos e intelectuais franceses.

Em visita a Genebra, no dia 6, Lula se encontrará com representantes do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), que congrega mais de 340 igrejas em mais de 120 países. Na pauta, o ex-presidente deve abordar a desigualdade social, tema central do encontro com o papa Francisco no Vaticano. Ainda na Suíça, o ex-presidente participa de encontro com representantes de sindicatos globais.

Já em Berlim, na Alemanha, Lula vai se reunir com lideranças políticas e com representantes do movimento sindical alemão. No dia 9, participa de encontro em defesa da democracia no Brasil. Será um ato público em que encontrará representantes dos comitês internacionais Lula Livre.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo bem, Lula? Parabéns, por mais um título, aliás todos bem merecidos. Enquanto és condecorado, respeitado e mais admirado pelo mundo afora, o ex-juiz Moro continua em plena decadência e agarrado em Bolsonaro para que o vexame não seja maior do que já é. Por outro lado, Bolsonaro como parte do judiciário, dos políticos, da PF e da grande mídia continuam presos ao castigo que o destino lhes reservou, ou seja, prisioneiros de suas delinquências e também das armadilhas que tentaram usar contra ti, mas que se voltaram contra eles.
    Prossiga, Lula e surfa e curta tua onda, enquanto aqui as ondas encaixotar e cortam as ondas de deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador