Moradores em área de barragens de Nova Lima e Ouro Preto serão retirados

A Prefeitura de Nova Lima disse que a Vale avisou hoje, às 8h45, à Defesa Civil da necessidade de evacuação de 38 famílias que moram no Complexo Rio de Peixe

Jornal GGN – Os moradores das áreas da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem a montante de Vargem Grande, que fica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão retirados. A informação foi dada pela mineradora Vale e prefeitura de Nova Lima.

A Prefeitura de Nova Lima disse que a Vale avisou hoje, às 8h45, à Defesa Civil da necessidade de evacuação de 38 famílias que moram no Complexo Rio de Peixe, em função do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) de Vargem Grande. A nota, divulgada pela prefeitura de Nova Lima, informa que a Defesa Civil Municipal já está indo para o local acompanhar a ação da mineradora. Os trabalhos de evacuação também serão acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para prestar apoio às famílias. 

Em nota divulgada esta manhã, a Vale informa que também iniciou a preparação para realocar moradores nas regiões de barragens em Ouro Preto, mas a prefeitura da cidade ainda não se pronunciou.

Leia a nota da Vale sobre as evacuações.

“A Vale informa que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante ‘Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande’, nesta quarta-feira (20/2), a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem.

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante ‘Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante’ do dia 29 de janeiro.

Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.

No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada.”

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador