Não é não, por Matê da Luz

machismomata.jpg

Por Matê da Luz

Me sinto uma babaca escrevendo esse texto em pleno 2017. Mas por razões agora mais próximas, fica cada vez mais necessário pontuar princípios que se declaram feministas mas que, ao meu ver, seriam noções básicas de civilidade e respeito – só que não são.

O carnaval passou e deixou em mim algumas marcas. Pessoalmente, não me envolvo com a data, seja por não ter afeição às multidões ou por razões extremamente íntimas. Há tempos não caía no alalaô e, por estar num processo de mudanças profundas, decidi re-experimentar.

Vestida de índio, animada, lá fui eu pro bloco. Samba daqui, dança dali, me senti alegre, feliz, nem tchum pra multidão. Um dia só foi suficiente e, de toda forma, achava que tinha feito as pazes com a festividade. Viva! Quem sabe no próximo ano estaria mais disposta?

Eis que em pleno sábado de carnaval, recebo uma ligação da minha filha que, calma e já tranquila, me contava que fora agredida por um rapaz a quem recusou um beijo. Jura? A essa altura do campeonato? Estava bem? Dolorida? Machucada? E a alma, como reagia? “Estou bem, não fiquei roxa, assustada mas corri na enfermaria, tá tudo OK e amanhã vou em outro bloco”. Ao contrário de mim, ela adora a folia e, me pareceu, estava um tanto quanto engajada em não deixar que uma atitude ímpar sufocasse seu amor pelo carnaval.

Admirada e também assustada, consenti. Não desejo, como mãe, imputar meus medos e traumas nela mas, confesso, dormir aquela noite foi das tarefas mais difíceis. Não era feminista ativa, sequer havia participado de manifestações em prol do feminismo ou mantinha discurso aberto e direto sobre o tema mas, dali pra frente, após o contato próximo com as injustiças que o patriarcado impõe – um cara quer beijar, eu não quero, tomo um soco, que matemática escrota! – decidi me engajar definitivamente e seguir na frente de batalha, mais ativa, mais próxima destas questões que não acontecem só comigo e nem só no meu entorno e, humildemente me posicionando, soam piores do que um fato isolado como o que aconteceu com minha filha. É bastante dolorido quando nossa cria apanha na rua e a gente tem que agradecer por ter sido “só isso”.

Então, numa movimentação que começa egoísta mas que desperta em mim a vontade de um mundo melhor, mais justo e livre, me confesso feminista de carteirinha e vou batalhar onde for possível pra que se faça valer o direito mínimo do cidadão, pois é disso que se trata essa coisa toda: o feminismo não defende as mulheres. O feminismo defende a igualdade, a sensibilidade, a individualidade necessária para haver um plural mais digno. E disso eu não abro mão. Por mim, por ela e por elas – quando dizemos não, queremos o não. Mas quando nos envolvemos, ah, é só sentar e aguardar pra ver o que acontece. 

Mariana A. Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. *

    A truculencia do machismo(a redundância é para reforçar esse tipo de violencia) precisa primeiramente ser enfrentado diretamente contra todas as suas formas, abomináveis igualmente. A seguir o trabalho de desarmamento do machismo em todos o espectro de violencia que ele carrega. Até pq numa época em que tudo se criminaliza, o machismo passa batido sendo discutido como uma questão apenas social e etc, etc, etc….

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=LBBo29RxJA0 align:center]

     

     

     

  2. Noções básicas de civilidade

    Noções básicas de civilidade e respeito?…Sinto informá-la, no “país” dos roubos e do golpe não existem.

    Mesmo que existam algumas pequenas ilhas, onde se finge que mulheres têm iguais direito com aquilo que deveriam ser homens, iludindo a muitos. …O resto é consequência.

    O jogador Bruno, que com requintes de crueldade mandou matar Eliza Samudio mãe de seu filho, graças ao “supremo” sei lá que porcaria, nem sequer teve que delatar onde está o corpo, para ser solto e continuar contribuindo com o esquema de um dos ópios do povo. Já a não mais assassina que o golero Bruno, Elize Matsunaga, com certeza continuará presa e não haverá jurisprudência que a livre. Isso são só dois exemplos, do que é regra no “país”do golpe. 

    Ambos os crimes ocorreram e 2012, no contexto do golpe de outros criminosos, que depois de roubar, terceirizam seus assassinatos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador