O medo e a ideologia do ódio

Jornal GGN – A teoria do filósofo esloveno Slavoj Žižek sobre a ideologia do ódio foi editada por Livio Maynard em um vídeo com imagens das manifestações de direita que vêm tomando o país. 

Em sua fala, Žižek explica o que é ideologia e como ela parte de um invólucro vazio e vai se preenchendo com ódio. 

Ele confronta a máxima de Marx, do primeiro volume d’O Capital, “Eles não sabem o que fazem, mas o fazem mesmo assim”, com uma nova ideologia cínica, “Eu sei muito bem o que estou fazendo, mas mesmo assim eu o faço”.

Para ele, reações violentas são um sinal de insatisfações que não conseguem se expressar com palavras. “Mesmo a mais brutal violência é a encenação de um certo impasse simbólico”.

Ele fala do medo unificado em um único objeto, como uma maneira de simplificar a experiência das pessoas com a realidade. O exemplo é do filme Tubarão, de Steven Spielberg, mas poderia ser o PT, ou a presidente Dilma, no Brasil de hoje.

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

O Guia da Ideologia do Ódio

A Ideologia do Ódio explicada por Slavoj Žižek…

Posted by Livio Maynard on Terça, 28 de outubro de 2014

 

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Zizec fala demais e não

    Zizec fala demais e não apresenta uma solução viável.

    A única coisa que contem o homem é o medo. Quando um grupo de pessoas sente um medo destrutivo e potencialmente perigoso (como aquele demonstrado pelos fascistóides anti-comunistas brasileiros que querem destruir a normalidade constitucional) seus membros devem ser isolados e levados a sentir um medo maior (o de serem aniquilados com seus filhos e esposas numa guerra civil). A técnica de controlar grupos humanos fazendo-os escolher entre dois medos foi desenvolvida pelos Generais Romanos e é justamente disto que precisamos neste momento. 

    1. Q besteirol + perigoso e autoritário É a mesma lógica do fascism

      O de que precisamos no momento nao é isso nao. É de mais igualdade social e um funcionamento menos deturpado das instituiçoes, a começar pela justiça. 

      1. Você está certa. Stalin,
        Você está certa. Stalin, Zucov e Timoshenko derrotaram os nazistas tratando-os com humanidade. Quando você mesma for tratada pelos seus inimigos como eles querem tratar você chore e lembre-se que você mesma ignorou o que lhe foi dito.

        1. Tá agindo como os trolls do Blog, q metem Cuba em tudo

          Apelar para Stalin é o mesmo que apelar para Hitler, sinal de falta de argumentos. 

          1. Veremos como você reagirá nas
            Veremos como você reagirá nas mãos dos nazistas. Não farei nada para salvar você. De fato, você merece ser tratada com “humanidade” pelos nazistas que alimenta.

  2. O PT como significante vazio

    A utilização das teses de Zizek pelo Livio é perfeita. Sim, o PT é este “significante vazio” ideal para a cristalização do ódio ideológico. Deixou-se tornar isso, e foi tornado isso pela mídia, principalmente, e por uma oposição preguiçosa, que renuncia ao protagonismo político porque a mídia já está fazendo o que ela queria fazer. Há sim o que podemos chmar de “ptcentrismo”: o PT e os petistas são culpados por tudo de ruim que acontece, e sair desse foco para o contexto é considerado simplesmente manobra dispersiva. Falar de outra coisa que não seja culpar o PT é “mudar de assunto”. Zizek nos cabe como luva neste momento.

    É evidente que se trata da razão cínica (de Zizek e também de Sloterdijk, ou seja, eles sabem o que fazem mas fazem mesmo assim): eles sabem que há um outro Brasil tão ou mais feio, mas ignoram o assunto em nome de derrubar o “mal maior”.  Por que o PT tornou-se o mal maior? Porque desestabilizou a superestrutura de séculos da casa grande e senzala, à qual se estava tão bem acomodado. O novo amedronta. O medo é melhor combatido quando focado. O ptcentrismo é esse foco de todo o medo em um único significante vazio, que tem que ser vazio para que possa caber tudo ali. E esvaziou-se porque deixou levarem sua alma.

  3. Excelente vídeo!

    Uma cena que me intrigou bastante foi aquela da única intervenção de um rapaz negro, de uns 18 e poucos anos defendendo a ditadura militar com argumentos de uma profundidade de um pires de café.

    Talvez seja ele filho ou neto de militar quer seja das FAs ou da PM e assemelhados e o que ela verbaliza, utilizando-se do pleno direito à expressão que hoje dispomos, não o levará dopado com uma injeção de hodol a bordo de um avião para virar merda de peixe no Atlântico.

    É, meu jovem, nós ainda procuramos três de nossos colegas de turma da universidade com sua idade na época da ditadura por apenas externarem seus pensamentos contra a ditadura. O dedo-duro residente, aquele que repetia o ano para seguir as turmas do começo ao fim, dedava o pessoal e o camburão que ficava no campus embarcava o sujeito e babau, dançou! Veja bem nenhum deles chamou o ditador de assassino, vaca, de puta, de lésbica ou de ladrão.

    Neste momento me lembro também da garota mineira, magrinha, falando que não tem liberdade, que tiraram seus  direitos…Pobre criança, chega dar pena sua ignorância, raiando a mais pura estupidez. Indigência intelectual pura.

    Ela jamais gostaria de ter sido hóspede da polícia das alterosas, numa cidade chamada BH, aquele de uma Rua chamada de Dan Mitrione, um sujeito que talvez ela nunca tenha ouvido falar, mas muitos que conheceram seus alunos estão ainda por aí garantindo com seus sonhos, sofrimentos e lágrimas o sagrado de direito dela se expressar livremente, sem que seus pais tenham o dissabor de recolhê-la viva, com muita sorte, numa delegacia qualquer do dops, transformada num mero saco de pele ossos quebrados pela tortura, pelo crime hediondo de……pensar.

    Ia falar um pouco das dondocas de boca suja, mas sabe……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador