Obama, em entrevista, admite que CIA torturou após o ’11 de setembro’

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Almeida

do G1

Obama admite que CIA praticou tortura após 11 de setembro

Segundo Obama, tais técnicas eram usadas por medo de novos ataques.
‘Fizemos algumas coisas que eram contrárias aos nossos valores’, diz.

Da Reuters
 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fala a jornalistas em coletiva de imprensa na Casa Branca nesta sexta-feira (1º) (Foto: REUTERS/Larry Downing)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,
fala a jornalistas em coletiva de imprensa na Casa
Branca nesta sexta-feira (1º)
(Foto: REUTERS/Larry Downing)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,  admitiu nesta sexta-feira (1º) que a CIA “torturou algumas pessoas” após os atentados de 11 de setembro de 2001, e que a Casa Branca entregou ao Senado norte-americano um relatório de uma investigação sobre “técnicas  avançadas de interrogatório”.

“Nós fizemos um monte de coisas que eram certas, mas nós tortuamos algumas pessoas. Fizemos algumas coisas que eram contrárias aos nossos valores”, disse Obama em coletiva de imprensa na Casa Branca.
O comentário de Obama foi uma reafirmação de sua decisão de proibir o uso de técnicas de interrogatório como afogamento, tomada logo depois que ele assumiu a presidência, em janeiro de 2009.

A administração anterior de George W. Bush autorizava o uso de técnicas de severo questionamento a militantes detidos na esteira dos atentados de 11 de setembro de 2001, por considerar que elas não configuravam totura.

Obama disse aos jornalistas que tais técnicas eram usadas porque os Estados Unidos tinham medo de mais ataques.

“É importante que não sejamos muito moralistas em retrospecto sobre o duro trabalho que aquelas pessoas tinham”, disse. “Muitas daquelas pessoas estavam trabalhando sob uma enorme pressão e são verdadeiros patriotas”, disse.

Obama também disse que tem total confiança de que o diretor da CIA, John Brennan, apesar da recente revelação de que a agência espionou computadores de um comitê do Senado quando investigava suas técnicas de interrogatório.

O governo americano deve divulgar nos próximos dias um relatório detalhando os abusos cometidos por agentes dos serviços de inteligência contra membros de grupos extremistas.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. americanos e suas aulas de tortura

    Os torturadores brasileiros já na década de 60/70 foram treinados e receberam PHD em tortura pelos americanos através da OBAN. Muitas ainda sobrevivem em nossas cadeias até hoje.  Não é novidade nenhuma seus métodos. Na verdade são especialistas nessas práticas obscenas. Existem algumas séries americanas que mostram isso sem nenhum pejo, imagino que se o serviço secreto americano permitiu que fossem mandadas para todo o mundo, devem orgulhar-se de seus métodos. Obama como sempre muito cínico. O que mais me incomoda é que sincera e idiotamente acreditei que esse cara pudesse mudar alguma coisa nesse país. Esqueci-me que ele era só a cara do poder no momento, pois quem de fato governa esse país,são os mesmos há décadas. Como algo poderia mudar?

  2. Será……………….

    O “grande” Obama, Nobel da Paz” diz – ” “Nós fizemos um monte de coisas que eram certas, mas nós torturamos algumas pessoas. Fizemos algumas coisas que eram contrárias aos nossos valores …”

    Aahahahahahahaah!!!!!!!!! contrárias aos nossos valores, não me faça rir!!!

    Volto a dizer, – abra bem os olhos, Sr Obama,  pois a comunidade judaica não gosta muito de fazer “mea culpa”, e se começar a ciscar, vai acabar botando a cabeça na guilhotina!!!

    Ou como os métodos são mais atuais, “acidentado”!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    Obama segura um poodle, enquanto Putin, um leopardo

  3. Interessante que ele usa um

    Interessante que ele usa um “nós”, ou seja, elefaria o mesmo que o Bush fez.

    São duas alas de um mesmo partido. Aliás como se configurou no brasil também a bipolaridade PT-PSDB.

  4. ‘Fizemos algumas coisas que

    ‘Fizemos algumas coisas que eram contrárias aos nossos valores’, diz.”

    O pior é que o mundo tem que buscar os valores deles.

  5. Quem foi que treinou os

    Quem foi que treinou os torturadores das ditaduras militares da América Latina? Hein!? A CIA! Por que Obama não manda investigar todas as ações truculentas que esse organismo fez no passado, faz no presente e continuará fazendo no futuro?

    Esse papo de terrorismo está pra lá de batido. Desde o 11 de setembro, quantos atentados terroristas aconteceram?

    É papo furado para manter o povo americano com medo de ataques e assim justificar a ideologia desse país injusto e desigual. Nas prisões norte-americanas, 99% dos presos são compostos por pobres e negros.

  6. Essa admissão tem outro objetivo…

    ….os republicanos conseguiram passar a investigação por abuso de poder. Obama com essa admissão mandou um recadinho: o pau de vocês é mais sujo do que de galinheiro, me processem e eu vou atrás do clã Bush. Eu vou, mais não vou sozinho…..

  7. … se tivesse torturado as

    … se tivesse torturado as pessoas certas , os responsáveis pelos atentados estariam identificados. Só que , provavelmente , o cenário nos EUA  , hoje , seria de guerra civil ….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador