Operação detecta 800 trabalhadores em condições precárias em Minas Gerais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Cerca de 800 trabalhadores foram encontrados em condições precárias na extração e beneficiamento de quartzito, nas cidades mineiras de Alpinópolis, São José da Barra, Carmo do Rio Claro e Guapé.

A constatação ocorreu durante uma operação de auditores fiscais do Trabalho e agentes de Higiene de Belo Horizonte em 14 empresas de extração, 10 de beneficiamento e outras terceirizadas, que começou no último dia 11, no sudoeste de Minas Gerais.

Dos 800 trabalhadores, 47 estavam adoecidos com diagnóstico de silicose. Entre as precariedades encontradas estavam a falta de umidificação nos processos de corte, perfuração, polimento e lixamento do quartzito e nas vias de acesso às minhas; falta de água potável e de banheiros.

Irregularidades administrativas também foram detectadas, como trabalhadores não registrados, a não aplicação do Plano de Lavra, falta de controle médico dos trabalhadores e a não emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A ação fez 6 interdições, pela falta de umidificação, e lavrou 322 autos de infração.

Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador