Os países em desenvolvimento e a gravidez na adolescência

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A cada dia, 20 mil jovens com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento

    Mariana Tokarnia
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – Todos os dias 20 mil adolescentes com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento. Isso representa 7,3 milhões de novas mães por ano nesses países. O número é mais do que dez vezes a quantidade de partos de adolescentes nos países desenvolvidos, 680 mil. Os dados foram divulgados esta semana no relatório anual Situação da População Mundial 2013 do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o tema é Maternidade Precoce: Enfrentando o Desafio da Gravidez na Adolescência.

    O estudo mostra que a maior parte dos adolescentes (88%) do mundo está em países em desenvolvimento e que aproximadamente 19% das jovens engravidam antes dos 18 anos. Muitas delas, 2 milhões, engravidam antes mesmo dos 15 anos. O documento aponta que se persistirem as tendências atuais, o número de novas mães antes dos 15 anos pode chegar a 3 milhões em 2030. O relatório apresenta os desafios da gravidez precoce em termos de educação, de saúde e de oportunidades de emprego e faz recomendações aos países.

    “Uma gravidez não planejada nesta fase da vida impacta tanto a adolescente, quanto a família e a comunidade em que está inserida. Limita as oportunidades de acesso a uma educação de boa qualidade e futuramente a inserção no mercado de trabalho”, diz a representante auxiliar do Unfpa no Brasil, Fernanda Lopes.

    O levantamento mostra que as gestações, principalmente entre adolescentes com menos de 15 anos, não são resultado de uma escolha deliberada, mas sim da ausência de escolhas e de circunstâncias além do controle das jovens. “A gravidez precoce reflete a falta de poder, a pobreza e as pressões por parte dos parceiros, dos colegas, das famílias e das comunidades. E, em muitos casos, é resultado de violência ou coação sexual”, diz o texto.

    Os perfis se repetem, diz Fernanda. “Prioritariamente, são meninas com menos escolaridade e cuja família está no último quintil de rendimento. Isso significa que elas já vivem em um contexto de pobreza, que as famílias já necessitam dos investimentos dos estados para viverem em condições dignas. Se elas, enquanto membros dessas famílias, constituem novas famílias, a possibilidade delas quebrarem esse ciclo é menor”.

    As gravidezes representam ainda um risco à saúde. São 70 mil mortes de adolescentes por ano por complicações na gravidez e no parto. Além disso, são 3,2 milhões de abortos inseguros entre as jovens todos os anos. De acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança, uma pessoa com menos de 18 anos é considerada uma criança e, por isso, deve receber proteção especial exigida pela idade.

    O relatório diz que é papel dos estados assegurar essa proteção, ajudar a eliminar as condições que contribuem para a gravidez na adolescência e atenuar as consequências. O documento faz também um apelo a mudanças no perfil e nas abordagens dirigidas aos adolescentes, para que de fato ajudem as meninas a tomar decisões sobre as próprias vidas e ofereçam outras oportunidades que não a maternidade.

    As consequências de uma omissão do estado vão além de prejuízos para a jovem e a família. O estudo traz um levantamento feito pelo Banco Mundial em 2011 do impacto das gestações para a economia. Os cálculos são feitos com base na renda que as mães poderiam ter ao longo da vida caso não tivessem engravidado. No caso do Brasil, o país perde o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país) durante toda a vida dessas mulheres.

    Segundo o estudo, o Brasil teria um adicional no PIB de US$ 3,5 bilhões, ou cerca de R$ 7 bilhões, se as adolescentes postergassem a gravidez para os 20 anos de idade. Dessa forma, “os investimentos para conscientizar os adolescentes beneficiam a economia”, conclui o texto. O índice brasileiro está acima, porcentualmente, do custo dos Estados Unidos ou da China, que equivale a 1% do PIB desses países. E está abaixo de países como a Índia e o Paraguai, com um potencial perdido de 12% do PIB, ou a Uganda, que deixa de produzir o equivalente a 30% do PIB.

    Edição: Fábio Massalli

     

    Lourdes Nassif

    Redatora-chefe no GGN

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O texto é pretexto para

      O texto é pretexto para legalização do aborto.

      Em uma sociedade hedonista um filho é um problema realmente, da trabalho criar um filho é muita responsabilidade, um filho impede de vc desfrutar dos prazeres da vida que o hedonista acha que é seu direito natural.

      Vou ter que trabalhar agora tenho um filho para criar. 

      Minha vida acabou estou “preso” a este filho,a esta responsabilidade que eu não queria ter.

      Pense em todos os prazeres que vc vai perder por ter um filho, quanta festa, “barato”,fda vc esta perdendo.

      Aquela mulher nunca vai de deixar em paz com a pensão, aquele homem nunca vai deixar de ser o pai do seu filho, e enquanto ele ta livre aproveitando a vida pegando todas, vc ficou com este problema.

      E a mulher ainda fica arrombada e estraga seu corpo, nunca mais vc vai ser a mesma.

      E ainda por cima um esta coisa de ter filho custa muito caro, todo o dinheiro que vc podia estar usando para ter uma vida melhor, em vez de comprar um carro, fumar, se drogar, comprar roupas novas, um PS4, em vez disso vai ter que comprar roupas, remédios,comida para ele e já viu como criança come.   

      E suas amigas(os) vão poder estudar e vc não, mesmo que vc talvez não goste de estudar não importa vc vai perder a chance de deixar de ser pobre e os outros vão estar concerteza melhor que vc, quem afinal quer passar por dificuldades, quem gosta de sofrer quando tem a chance de mudar de vida, ou melhor a possibilidade de mudar de vida.

      Ninguém quer ser condenado a ser pobre e infeliz pelo resto da vida.

      A solução para este problema e vc abortar a “coisa” antes dela nascer, todo mal que  poderia acontecer a vc vai ser evitado, vc vai ficar livre deste problema e ate vai custar mais barato.

       ……………

       

       

       

    Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

    Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

    Seja um apoiador