Papa discursa na ONU e pede regulação do sistema financeiro

Da Agência Brasil

Em seu discurso hoje (25), na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o papa Francisco fez uma ampla defesa dos direitos humanos e da proteção ao meio ambiente. Ele fez críticas ao lucro indiscriminado de organismos financeiros que não estão submetidos ao interesse coletivo, defendendo, inclusive, a regulação desses organismos. O Papa discursou diante de 150 chefes de Estado e de governo, entre eles a presidenta Dilma Rousseff, reunidas na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável..

Ele chamou a gestão econômica global de ‘”irresponsável” e disse que a economia mundial não deve ser guiada pela ambição e riqueza. Defendeu que os organismos financeiros internacionais devem se comprometer com o financiamento do desenvolvimento sustentável dos países. “Os organismos financeiros internacionais deveriam promover o progresso, ao invés de submeter as populações a mecanismos de maior pobreza, exclusão e dependência”, declarou.

Durante os 35 minutos de discurso, o Papa tocou em vários pontos presentes na Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015, a chamada Agenda 2030. Em diversos momentos chamou os líderes a combater a exclusão social e cobrou, dos países mais desenvolvidos, maior comprometimento com a principal meta do documento: a eliminação da pobreza extrema do mundo.

Proteção ambiental

O papa Francisco também enfatizou a defesa do meio ambiente e disse que “a sede de poder e a propriedade material sem limites”, são fatores que favorecem a manutenção da miséria. Ele lembrou que a “destruição da biodiversidade ameaça a própria existência da espécie humana” e, ao defender o desenvolvimento sustentável, criticou a cultura do descarte.

Para o papa, o mau uso do meio ambiente está relacionado com os processos de exclusão social, em um mundo onde “os mais pobres também são descartados da sociedade”. O pontífice pediu que todos os países cumpram as promessas e metas propostas conjuntamente pelos países-membros da ONU e que se esforcem para combater os efeitos do aquecimento global.

O papa Francisco também citou a Conferência sobre o Climpa, que vai ocorrer em dezembro, em Paris, e se disse otimista com a assinatura de um acordo global sobre o tema.

Fundamentalismo religioso e diplomacia

O papa Francisco citou a perseguição aos cristãos em alguns países, sobretudo no Oriente Médio e no Norte da África e a intolerância religiosa. “É uma situação dolorosa ver estes cristãos e patrimônios culturais e religiosos destruídos”, frisou.

Ele elogiou o acordo para o fim da atividade nuclear no Irã – sem citar o país, como resultado da boa vontade política de líderes mundiais. “O recente acordo sobre a questão nuclear em uma região sensível da Ásia e do Oriente Médio é uma prova das possibilidades da boa vontade política e do direito exercitados com sinceridade, paciência e constância”, disse.

Em outro momento do discurso, defendeu o combate a vários tipos de crimes, como o narcotráfico, a lavagem de dinheiro e o tráfico de seres humanos. Para ele, o narcotráfico mata milhões de pessoas silenciosamente e não é suficientemente combatido.

70 anos da ONU
 
Ao iniciar seu discurso, o Papa mencionou importância da ONU, em seus 70 anos de ação, como organismo de mediação. “A história da comunidade organizada de estados representada pela ONU é uma história de importantes êxitos comuns, em um período de inusitada aceleração dos acontecimentos”, disse.
 
Antes do discurso no Plenário, o Papa se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e fez uma declaração rápida aos funcionários das Nações Unidas, agradecendo o trabalho deles e pedindo orações. “Rezem por mim”, pediu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

7 comentários

  1. Mestre Chico

    Eu não sou católico. Vivo em um ambiente católico, fui crismado, comungado, batizado e , se por algum motivo vou a uma missa ( 7o. dia de um amigo ou parente por exemplo) procuro me portar convenientemente, mas não sou católico. Por que? Porque sou Francisco. Existe uma figura, dentre as muitas execráveis figuras, cujo nome , acho que é Reinaldo Fernandes, ou algo que o valha e  que escreve na Veja. Este fulano, que se do nome não lembro , pois não tenho preocupação em mencionar, é contra o Francisco. É contra porque o Francisco porque o papa foi a Cuba e não condenou o regime de Castro, mas esteve por lá e está até hoje no big brother, porque foi o idealizador da paz entre os dois países. Lá ele se preocupou mais em cobrar os grandes capitalistas , verdadeiros culpados de todas as situações de revés impostos a população, do que dizer que se sirva a Deus e Deus está no bolso dos ricos. Isto foi discurso de João Paulo II do Bento XVI, mas não de Francisco. isto irritou sobremaneira os capachos de plantão e dentre os quais o indigitado colunista. Como disse o papa , as pessoas devem servir as pessoas e não ideologias e isto é verdade. Só que serve para todos e quem tem maior capacidade e por consequencia obrigação de servir as pessoas , é quem tem algo a oferecer e isto incomoda bastante os ricos que só pensam em lucrar e enxovalhar aquilo que , para eles não se reverte em riqueza. O catolicismo que conheci , atrelava-se ao poder e até era o próprio poder , ou ainda é. Francisco parece vir imbuído da retomada do verdadeiro cristianismo, o de Jesus . Por isto eu admiro muito este homem.

  2. Gostei muito do que disse o PN

    Francisco e o milagre de ser original falando sempre a mesma coisa. Por Paulo Nogueira

    Francisco é um caso a ser estudado.

    Ele é sempre fascinante e sempre original ao falar, como se viu hoje na ONU, onde ele foi aplaudido de pé por 170 líderes mundiais ao fim de seu discurso.

    E no entanto ele fala sempre a mesma coisa, como um cantor que mesmo cantando sempre a mesma música conseguisse o milagre de não ser repetitivo.

    Francisco só fala, essencialmente, de exclusão e desigualdade social.

    Como ele não se torna enfadonho sempre tratando das mesmas coisas?

    A principal razão é que ele captou o Zeitgeist, o espírito do tempo.

    Esta época clama por quem se oponha à brutal divisão do mundo entre poucos riquíssimos e muitos miseráveis.

    Francisco traz exatamente essa mensagem.

    Seu antecessor, não. E por isso poucos se lembram sequer de seu nome.

    Francisco, além disso, transmite sentimentos que fazem as pessoas crerem na humanidade: amor, solidariedade, tolerância, generosidade.

    Pessoalmente, tem uma frugalidade majestosa que se opõe à cultura da ganância que marca estes tempos.

    Francisco viajou de classe econômica ao conclave em que foi sagrado papa.

    Ele é uma referência vital para o Brasil atual, assolado por uma onda de ódio feroz propagada por extremistas de direita insuflados pela mídiaa. Não surpreende que ele seja abominado pelos barões da imprensa.

    Francisco mostra, também, o poder do indivíduo. Sozinho, ele promoveu uma revolução na Igreja Católica.

    É um exército em um homem só.

    Alguém se lembra de seu antecessor, Bento 16?

    Contei outro dia que, em meus tempos de revista, costumávamos fazer um exercício. Se fôssemos uma pessoa, quem seríamos?

    Então eu digo.

    Gostaríamos de ter, no DCM, a cara de Francisco. Como ele, sonhamos com um mundo menos injusto, e lutamos por isso com nossas armas – muito menos potentes que as de Francisco, mas igualmente sinceras.

    Se eu cresse, pediria a Deus que cuidasse de Francisco, e o fizesse durar uma eternidade.

     

    • Não se engane, isto é: o

      Não se engane, isto é: o vaticano é dono e controla toda base monetária do mundo, isto é: as moedas!

      Vocês confundem o Criador com esses deuses das religiões, bem como com a exploração e manipulação religiosa! 

      No entanto, esquecem que vocês são manipulados pelas idéias criadas por esses que exploram a religião, por ex: roma!

      Tantas pessoas disseram mais coisas substancias e com profundidade  na realidade,porém, não foram ouvidas e, você acredita que o papa com suas palavras repetitivas conquistou os corações por causa de suas idéias vibrarem com idéias socialistas! Os maiores idealistas das formulações socialista/comunista foram os próprios jesuítas(illuminatti), bem como os ideais capitalistas! (Os templários = Ordem Jesuítas)

       O EUA e a Rússia foram criações dos jesuítas e seus operadores, por x: os Rothschild”s!

      A mensagem que desejo transmitir, objetivamente, é que o papa jesuíta e, a ordem detém os recursos do planeta!

      Desde os golpes jesuítas com os Rorhschild’s  na França(revolução francesa) e após o domínio econômico da Inglaterra, isto é: a Ordem Jesuíta se tornou a maior ordem secreta de todos os tempos, isto é: dela deriva todas ordens secretas!

      O vaticano é a maior ordem secreta do mundo, pois: eles são donos de todas as ordens e de toda esquematização religiosa! Hoje, o presidente de Israel solicitou para o papa fundar a “onu das religiões”, isto é: trata-se de um império religioso!

      Os Bancos centrais estão nas mãos dos Rothschild”s, isto é:  começou com o golpe Jesuíta na França e depois na Inglaterra! Napoleão entregou a vitória de sua guerra para os ingleses(fraude),pois, sabiam que  a Inglaterra estava nas mãos dos Rothschild”s!

      Batalha de Waterloo foi uma fraude criadas pelos jesuítas para dominar a Inglaterra por meio dos seus agentes, isto é:os Rothschild”s!!

      Esquerda e Direita são métodos de controle mental de massa ideário, político, econômico, isto é: tudo criado pelos membros iluminados da ordem!

      Conceito de União Européia – todos filósofos jesuítas/maçônicos – católicos!

      Trata-se de uma alienação “deslumbrante”!

      No entanto, as escrituras revelam tudo, sobretudo, o perigo que cada cidadão da terra está passando! (o perigo de perder a sua alma)

       

      Sugiro que estudem as escrituras,isto é: boas pessoas pela internet com bons estudos que abrem a cabeça para a Realidade, isto é: Nestes momentos da Terra, O Messias já havia decodificado e disse para Daniel e João! 

      Procurem sobre as três mensagens angélicas!

      Recomendo, gente de boa fé: assistam 

       

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=pdxoVlsleUE%5D

       

       

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome