Papa pede atenção contra totalitarismo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O papa Francisco pediu que se detecte a tempo qualquer aumento das ideologias totálitarias. O pedido se deu no discurso durante a oração do Ângelus, pronunciada após a missa celebrada na cidade de Kaunas, na Lituânia.

Em percurso pelos países Bálticos, o papa Francisco chegou à Lituânia no sábado, dia 22. Nos discursos pronunciados, bem como na homilia da missa, quis lembrar os anos difíceis da ocupação soviética bem como o período da invasão nazista.

Francisco rezou uma missa para cerca de 100 mil pessoas no parque Santakos de Kaunas e falou de quem quer “submeter os mais frágeis, usar a força em em qualquer de suas formas: impor um modo de pensar, uma ideologia, um discurso dominante, usar a violência ou repressão para oprimir”. 

“Há 75 anos, esta nação presenciava a destruição definitiva do Gueto de Vilnia; assim culminava o aniquilamento de milhares de judeus que já tinha começado dois anos antes”, lembrou Francisco. 

O papa pediu para se lembrar daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo”.

Na Lituânia, único país de maioria católica nos Bálticos, o papa falou sobre uma “tentação sobre a que todos devem vigiar com insistência: o desejo de supremacia, de se sobressair aos demais”.

“Quantas vezes aconteceu que um povo acredite ser superior, com mais direitos adquiridos, com mais privilégios a preservar ou conquistar?”, perguntou ele.

E finalizou, pedindo para que se trabalhe para dar “a atenção delicada aos excluídos, às minorias, para que se afaste das culturas a possibilidade de aniquilar o outro, de colocar ele de lado, de continuar descartando quem nos incomoda e ameaça nossas comodidades”.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah, Chico…

    Pau que dá em chico, nunca dá em francisco.

    Criticando pensamento autoritário a bordo de um mandato outorgado por uma teocracia milenar que serviu de esteio ideológico para a manutenção dos sistemas que cassam direitos e pobres ao redor do planeta?

    Namorou o fascismo com força e a certidãod e casamento está consignada no Tratado de Latrão.

    Então tá bom, francisco, em um ato revolucionário vai:

    – Instituir o voto direto para as instâncias dirigentes da igreja do carpinteiro bastardo!

    – Devolver o Vaticano a Itália, por arrependimento da concessão fascista!

    – Pagar, junto com outros Estados Nacionais, as indenizações aos descentes dos negros abduzidos da África para sustentar a expansão capitalista, sob as bençãos da cruz e a força da espada, ou…a força da cruz e a benção da espada, também serve!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador