Para fortalecer defesa da democracia, UNE e Ubes se mudam para Porto Alegre

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Vitor Vogel/ UNE Marianna Dias, presidenta da UNE: ‘’Nós estudantes entendemos que aqui vai ser julgado um homem sem haver provas contra ele. Por isso, o centro da democracia e da luta política do nosso país, hoje, é Porto Alegre’’

da Rede Brasil Atual 

Para fortalecer defesa da democracia, UNE e Ubes se mudam para Porto Alegre

por Redação

São Paulo – A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) anunciaram a transferência temporária de suas sedes para Porto Alegre, a partir de hoje (22). A medida é parte da mobilização contra “o processo judiciário marcado por perseguições e decisões parciais” contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo nota divulgada pela UNE.

Na próxima quarta-feira (24), recurso de Lula contra a sentença do juiz Sérgio Moro – no processo do chamado triplex de Guarujá – será julgado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), na capital gaúcha. Até lá, UNE e Ubes, em composição com a Frente Brasil Popular, organizam os estudantes em atos e manifestações de resistência pela democracia e pela participação do ex-presidente nas eleições deste ano.

No primeiro destes atos, na sede do DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) era esperada a presença de ex-presidentes da entidade, como Aldo Arantes, que estava à frente da UNE em 1961. Naquele ano, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, uma forte pressão política ameaçava a posse do vice, João Goulart. Assim como faz no dia de hoje, a UNE transferiu temporariamente sua sede para Porto Alegre, como forma de marcar sua adesão à Campanha da Legalidade.

Em nota, a UNE afirmou que, tentar condenar Lula sem provas prova o caráter político de todo o processo contra o ex-presidente. “Se há corrupção e improbidades, que se façam as investigações cabíveis, mas em consonância com o Estado de Direito. Sendo assim, as entidades estudantis, UNE e UBES, reafirmam sua posição em defesa do direito de Lula ser candidato”, diz o documento.

Para a presidenta da UNE, Marianna Dias, o Poder Judiciário não está acima do povo brasileiro. ‘’Nós estudantes entendemos que aqui vai ser julgado um homem sem haver provas contra ele. Por isso, o centro da democracia e da luta política do nosso país, hoje, é Porto Alegre’’, destacou.

Leia a íntegra da nota divulgada pela UNE sobre a mudança de sede da entidade:

MUDANÇA DA CASA DO PODER JOVEM

A casa dos estudantes é onde tem luta!

Diante da realidade social e política conturbada que o Brasil vive hoje, o Estado Democrático de Direito vem sofrendo retaliações, modificações e ameaças. O Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal, tem usado dos seus poderes de forma arbitrária e abusiva, se sobrepondo à democracia. Estas instituições se tornaram instrumentos não da garantia das leis, mas da negação delas, sendo amparados pelo apoio e espetacularização dos oligopólios midiáticos.

A hipertrofia do Poder Judiciário – com destaque para a Operação Lava Jato – tem sido braço fundamental para a continuidade do golpe em curso no nosso país. Fica cada vez mais evidente como a condução das operações dessas instituições tem como alvo os alicerces da democracia, partidos políticos, movimentos sociais e lideranças políticas.

Nesse cenário, no dia 24 de janeiro a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que fica em Porto Alegre, julgará o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a sentença do juiz Sérgio Moro. Esse é um processo marcado por perseguições e decisões parciais, sem provas consistentes, sem fundamento jurídico e fruto de tratamento seletivo.

Com apenas 30 anos de uma frágil democracia, nosso país já sofre uma nova ruptura quando a presidenta Dilma Rousseff foi afastada da Presidência da República sem crime de responsabilidade, por uma articulação de setores da elite, do parlamento, da mídia e do judiciário. O que está em jogo no país neste momento não é apenas a condenação de Lula, mas o desdobramento do golpe, um verdadeiro ataque ao estado democrático de direito. 

E isso não é novo na história de nosso país, ainda que com suas particularidades, o que se tenta fazer hoje em muitos aspectos se assemelha à tentativa de golpe de 1961 quando os militares tentaram impedir que João Goulart tomasse posse com a renúncia de Jânio Quadros, ao fim e ao cabo se trata da tentativa de retirar lideranças políticas da disputa do poder por meios não democráticos ou constitucionais.

Agora no caso de Lula, também querem condená-lo sem provas, com o intuito de impedir o seu direito de ser candidato. Portanto, se ousarem condená-lo provarão o caráter político de todo este processo. Se há corrupção e improbidades, que se façam as investigações cabíveis, mas em consonância com o Estado de Direito. Sendo assim, as entidades estudantis, UNE e UBES, reafirmam sua posição em defesa do direito de Lula ser candidato.

No dia 24 Porto Alegre, que é sede do tribunal onde acontecerá o julgamento de Lula, será palco de grandes manifestações de resistência. A história nos mostra que em 1961 a capital gaúcha também foi palco de grandes lutas na campanha pela legalidade, para garantir que João Goulart fosse empossado presidente. Na ocasião, a UNE transferiu a sua sede para Porto Alegre, convocando os estudantes do Brasil à se somarem nessa luta em defesa da democracia.

Vale ressaltar que a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nos últimos dias a “Lei Anitivandalismo” (chamada assim pelo governo), que abre brechas para que a guarda municipal possa coibir manifestações. Além disso, o prefeito da capital, Nelson Marchezan, solicitou o Exército e a Força Nacional para atuarem no dia 24 do julgamento e reprimir manifestações. Ações como essas, evidenciam a perseguição aos movimentos sociais e populares.

Diante de todos esses acontecimentos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), tomam novamente a decisão de transferir simbolicamente a sua sede para Porto Alegre. Acreditamos que os estudantes brasileiros precisam estar aonde existe luta e resistência pela democracia e pelos nossos direitos. Convocamos, pois, os estudantes de canto a canto do país para somarem-se às próximas lutas em Porto Alegre e em todo o Brasil, que serão decisivas para os rumos da democracia.

União Nacional dos Estudantes

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador