Paulo Pimenta diz que investigará cela de empresária na PF

Enviado por José Carlos Spin

Da Rede Brasil Atual

Deputado diz que vai investigar cela em que ficou empresária

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara recebeu denúncia de que Cristina Mautoni sofreu maus-tratos e quer apurar se houve abuso para que o marido fosse pressionado a fazer delação
 
por Hylda Cavalcanti
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou há pouco que não é porque a Polícia Federal transferiu a esposa do lobista Mauro Marcondes Machado, Cristina Mautoni, para uma outra cela, que ele vai desistir de visitar e inspecionar o local onde a detenta se encontrava anteriormente. Pimenta fez um pedido ao juiz que coordena as ações referentes à Operação Zelotes, Vallisney de Souza Oliveira, para visitar Cristina ontem (25), porque a comissão recebeu denúncias de que ela estaria recebendo tratamento incompatível com sua condição física. Ela se recupera de cirurgia e encontra-se em cadeira de rodas.

O pedido formal que o deputado encaminhou ao magistrado representando a Comissão de Direitos Humanos foi, por sua vez, enviado ao Ministério Público Federal para avaliação. A Polícia Federal divulgou, na tarde de hoje (26), que a empresária ficou numa sala onde são instalados todos os detentos recém-chegados e onde, de fato, não existe sequer um banheiro, mas logo depois teria sido transferida para outro local que é o mesmo onde ficou o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O órgão destacou, ainda, por meio de um memorando, que fez o pedido de detenção da ré porque não encontrou qualquer problema em suas condições de saúde que a obrigasse a cumprir prisão domiciliar. A informação é contestada pela defesa da empresária.

Paulo Pimenta disse que aguarda a resposta do Ministério Público. O deputado reclamou do fato de ter sido mencionado por veículos de imprensa que ele teria se recusado a contar quem foi o responsável pela denúncia. Destacou que a preservação das pessoas que fazem esse tipo de denúncia é “uma das regras básicas da política de Direitos Humanos”. “Seria uma agressão eu revelar o nome do denunciante e um atentado ao Estado democrático de direito”, acentuou.

Na última semana, o advogado de Marcondes Machado, Roberto Podval, denunciou que seu cliente foi chantageado pelo delegado federal Marlon Oliveira, coordenador das ações da Operação Zelotes, com a prisão da esposa. De acordo com Podval, o delegado teria procurado o lobista dizendo que se ele não aceitasse fazer delação premiada, Cristina Mautoni deixaria o regime de prisão domiciliar em que se encontrava e seria conduzida a um presídio.

Na denúncia recebida ontem pela Comissão de Direitos Humanos, as informações foram de que Cristina Mautoni chamou várias vezes os agentes pedindo que fosse conduzida a um banheiro. Ela terminou se urinando na cadeira de rodas. Cristina ainda não pode se locomover normalmente para tomar banho sozinha ou levantar-se e ir ao banheiro, em razão do período pós-cirurgia.

A empresária foi presa com o argumento de que representava “ameaça à ordem pública”, pelo fato de ser casada com o lobista. Sua defesa pediu um habeas-corpus ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região argumentando não haver motivo para a sua prisão. Além disso, o casal tem uma filha de 14 anos que não tem com quem ficar.

Grandes conglomerados

A Operação Zelotes foi deflagrada em março do ano passado pela Polícia Federal para investigar as fraudes observadas no Carf. O escândalo, responsável pela mudança de multas e autuações de empresas por questões fiscais, pode ter contribuído com a sonegação de  recursos da ordem de R$ 20 bilhões.

Fazem parte da relação de investigados conglomerados empresariais como o grupo RBS (maior afiliada da Rede Globo), Gerdau, Votorantim, Ford, Mitsubishi, BRF (antiga Brasil Foods), Camargo Corrêa, os bancos Santander, Bradesco, Safra, BankBoston, Pactual, Brascan e Opportunity.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vá em frente deputado
    Sou um defensor intransigente dos direitos humanos.
    para rico, pobre, branco ,preto, mulher, trabalhor, vagabundo.

    Para queles que acham que isso esta errado devem pensar que isso pode acontecer com voce o algum de sua familia.

  2. a policia matou um colega de meus colegas
    Vou contar uma historia real.
    Tenho uns colegas que são do tipo de pessoa que achaque a policia deve ter o poder de fuzilar todos os “vagabundos” segundo o conceito deles.

    Outro dia eles ficaram sabendo que um colega deles, que não conheço, foi morto sem motivo pela policia.
    Estavam todos revoltados, afinal o colega era “trabalhador”, “pai de familia”.

    O local onde decorria a choradeira não me permitiu argumentar,sabia que o clima ia esquentar.Mas me deu uma vontade de falar

    -Voces que defendem a policia justiceira deviriam saber que isso era uma questão de tempo para acontecer.
    E acontece todos os dias, quem esta á vontade para matar “vagabundo” vai matar “trabalhador”. Simples assim.

  3. Esta zelotes. .
    Foi um dos maiores “calites” jurídicos que já vi…
    Puseram o jabuti na árvore e, com o apoio da mirdia, vão passando o trator nos desafetos ao invés de investigar o real objetivo da CPI….

  4. Esta zelotes. .
    Foi um dos maiores “calites” jurídicos que já vi…
    Puseram o jabuti na árvore e, com o apoio da mirdia, vão passando o trator nos desafetos ao invés de investigar o real objetivo da CPI….

  5. A Comissão de DH da Câmara

    A Comissão de DH da Câmara recebe diariamente denúncias de violação de direitos humanos no Brasil inteiro, várias relacionadas a maus tratos em presídios. Nunca vi esse deputado subir à tribuna para relatar nenhuma delas que o tenha chocado particularmente. Mas quando se trata de uma criminosa de elevadíssimo poder aquisitivo e que contratou um dos afvogados mais caros do país para defendê-la, o sujeito resolve se mobilizar e mover montanhas pela causa dela. Coerência zero. Deputado, procure algo mais útil para fazer com nosso dinheiro que paga suas contas, ou assuma de uma vez que está recebendo um agrado “por fora” para colocar interesses particulares acima da agenda política da Comissão a qual preside.

    1. Como você sabe que denúncias

      Como você sabe que denúncias de violação de direitos humanos chegam diariamente na Câmara? Em quem você votou? Peça ao seu deputado e ao seu partido que vá apurar as denúncias. Eu votei no PT e me sindo bem representada com a denúncia de Paulo Pimenta.Sem esquecer que o salário recebido por Paulo Pimenta é o mesmo recebido pelo Bolsonaro, Cunha, Sampaio, Mendonça Filho, Freire e outros defensores da violação de direitos humanos.

  6. São atitudes como essa de

    São atitudes como essa de Paulo Pimenta que dão dignidade ao poder para o qual ele foi eleito. É inacreditável o clima de justicialismo que se instalou no país. Seja através destes violentos programas policiais ou do noticiário político dos grandes conglomerados de mídia. Pois os ss mervais, as lo pretes e as cristianas lobos se equivalem no mau caratismo e desonestidade intelectual dos rezendes e datenas.

     

  7. O TORQUEMADA DE ARAQUE PRECISA SER INVESTIGADO

    O ´Nosso ` Torquemada de Araque é mais sujo que pau de galinheiro dos chiqueiros de Curitiba , de onde ele foi expulso por incompatibilidade de higiene com os suinos do pedaço

    Nem os porcos suportam Morinho !!

    Este fascista, Não resiste a dez segundos de investigação seria .

    Desaba como Castelo de cartas 

    Tem denuncia de todo tipo contra o `Vestal da moralidade `.

    Vai de estupro a falcatruas milionarias em decisões contra ricaços ( que sempre vencem na vara onde Morinho dá as cartas)

    Este Lixo e seus coliformes fecais agregados , como este procurador que `vai investigar  apartamentos no Guarujá ` , e que possui um latido manso e efeminado como uma cadelinha no cio , FAZEM PARTE DA FOLHA DE PAGAMENTO DO psdBUNDA ( De onde só sai M…) .

    Utilizam cargos públicos ( que conseguiram através de concursos duvidosos ) para pavimentar a estrada do Golpe que a Tucanalha e seus sequazes da midia golpista assumam o poder sem voto .

    O Coro vai comer , Torquemada fajuto …..

     

     

     

  8. a relação dos nomes das

    a relação dos nomes das empresas envolvidas nessa operação talvez explique

    porque, de repente, ao invés de continuar investigando-as já  com provas

    cabais de sonegação, a pf resolveu dar uma guinada e atingir pessoas

    do governo atual ou que pertenceram  ao governo popular…

    tudo  muito soft, mas parece que tem indústria  “pesada” no meio…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador