Pesquisadora relata hostilidades de vizinho anti-petista

Jornal GGN – Em sua coluna de ontem na Folha de S. Paulo, a jornalista Monica Bergamo relata as hostilidades sofridas pela pesquisadora Walquíria Leão Rego, socióloga da Unicamp e estudiosa do Bolsa Famíla. No começo de setembro, o Jornal GGN  relatou o caso, que foi parar na delegacia e é um exemplo da radicalização da política no país.

Segundo a professora, o seu vizinho, o engenheiro agrônomo José Luiz Garcia, começou com as hostilidades na época das eleições, e atingiu o pico no mês passado, quando a filha de Walquíria quase foi atropelada por ele. Antes, Garcia havia se dirigido ao marido a professora dizendo que “eu não respeito petista ladrão, corrupto, filho da puta”. Ao registrar o boletim de ocorrência no 23o DP, a pesquisadora contou a pérola que teve que ouvir do investigador: “Vocês vão me desculpar. Mas o PT é mesmo o partido mais corrupto da República”. Já José Luiz Garcia se defende, dizendo que os vizinhos “pegam um ‘negocinho’ e transformam num ‘negocião’. É o modus operandi do PT”. 

Em sua entrevista para o Jornal GGN, Walquíria disse que “as pessoas estão fora de controle e acham que podem agredir ou até matar um petista sem que ninguém faça nada.

Da Folha

Vizinhos brigam por causa do PT e vão parar na delegacia em São Paulo

Monica Bergamo

Walquíria Leão Rego tem 70 anos e mora há três décadas no mesmo edifício, numa rua pacata do bairro de Perdizes. A socióloga, que dá aulas de teoria da cidadania na Unicamp, vive no 4º andar e sempre se deu bem com seus vizinhos de baixo: o engenheiro agrônomo José Luiz Garcia, 67, a mulher dele, Marília, e a filha do casal, Ana Luisa. A jovem já deu aulas de inglês para Walquíria. A professora recebeu Marília para comer bolo e tomar chá.

*

Walquíria já foi filiada ao PT. Hoje é “o que se pode chamar de eleitora fiel”. O vizinho nunca gostou da legenda. Mas a diferença não era um problema. “Jamais nos desrespeitaram”, diz ela.

*

O clima de boa vizinhança começou a mudar há cerca de um ano, na época das eleições. Walquíria e o marido, Rubem Leão do Rego, colocaram um adesivo de Dilma no carro, um New Fiesta vermelho. Garcia, que guarda o automóvel na garagem justamente ao lado, colocou o seu: “Fora, Dilma. E leva o PT junto”. “Esse adesivo já é um sinal de selvageria. Achei sintomático”, diz ela.

Dilma foi reeleita e o ambiente no prédio de Perdizes azedou de vez. O engenheiro, inconformado com o resultado das eleições, que acredita terem sido fraudadas, começou a escrever dizeres contra o PT em cartazes do elevador. Um deles, da Sabesp, alertava sobre a falta de água: “A seca resiste”. Garcia escreveu: “O PT também”. No dia seguinte, o troco de um morador: “Desinformado”.

*

“Então escrevi: ‘Lava Jato’, diz o engenheiro. “Aí eles ficaram loucos”, segue, referindo-se ao casal petista. Repreendido pela síndica, Garcia desistiu do elevador. “Criei um jornalzinho. Todos os dias eu escrevia notícias numa folha de papel: ‘José Dirceu, herói do PT, preso pela segunda vez’, ‘Lula, lobista dos empreiteiros’. Eles [os vizinhos] tinham que ler. Foram ficando tiriricas. Mas não podiam dizer nada porque o papel estava colado dentro do meu carro.”

*

A tensão foi aumentando. Em 8 de março, dia do primeiro panelaço contra Dilma, o engenheiro “não se contentou em bater panelas”, diz Walquíria. “Ele passou minutos gritando, num grau de agressividade, de ódio: ‘Petistas filhos da puta, ladrões, corruptos'”, conta Walquíria. “O que eu fiz foi gritar como todo mundo”, diz Garcia.

*

Em 16 de agosto, o engenheiro estava com febre e não foi à passeata contra o governo na avenida Paulista. Viu tudo pela TV e só saiu de casa para comprar remédio. Voltou da farmácia “com aquela adrenalina”, diz. “E entrei no prédio gritando: ‘Fora PT! Fora PT!’.” O elevador abriu e dele saiu Rubem, que disse: “O senhor me respeite”. Garcia diz que respondeu: “Respeito é para quem merece. O PT não merece”.

*

Walquíria diz que ele, na verdade, gritava: “Eu não respeito petista ladrão, corrupto, filho da puta”. “Meu marido ficou lívido”, afirma.

*

Há duas semanas, a filha dela, Daniela, foi visitar os pais e se encontrou com Garcia na garagem do prédio. “Ela tem muito medo dele. E ficou olhando na tentativa de prever algum gesto. Ele vira e diz: ‘O que está olhando, sua filha da puta?’. E mostra o dedo [médio] para ela. A Daniela pega o celular, anda na direção dele e diz: ‘Faz de novo que eu quero te fotografar!’. Ele dá ré com o carro, ela tem que recuar.”

*

A briga foi parar na delegacia. Daniela prestou queixa dizendo que teve que “se deslocar para uma pilastra para evitar que José Luiz a atropelasse”. No fim do depoimento, um investigador, Arnaldo, se aproximou. Armado, disse: “Vocês vão me desculpar. Mas o PT é mesmo o partido mais corrupto da República”. Walquíria reagiu: “O senhor é um agente do Estado”. E ele: “E qual é o problema de eu achar que a Dilma é uma filha da puta?”.

*

Garcia também foi ao 23º DP, no mesmo dia que Daniela, para dar a sua versão dos fatos. E diz que o casal agora vai ter que provar as acusações que fez. “Disseram até que eu quis matar a filha deles. Pegam um ‘negocinho’ e transformam num ‘negocião’. É o modus operandi do PT.” Ele mostra à coluna um vídeo com imagens da garagem e afirma que não colocou a vida de Daniela em risco.

*

Relatado em blogs, o desentendimento despertou solidariedade de professores e até do Ministério do Desenvolvimento Social ao casal –Walquíria é autora de um livro sobre o impacto do Bolsa Família na vida das mulheres que recebem o benefício.

*

“Ele não sabe nada de nossas vidas. Nunca se preocupou em saber por que votamos no PT, por que 54 milhões de pessoas votam no partido”, diz Walquíria, que afirma se identificar com o projeto social da legenda, de redução das desigualdades. “Na cabeça dele, as pessoas são ignorantes ou ladras e por isso votam no PT.”

*

“Quando um vizinho defende um governo cleptocrata e fobiocrata, ou ele faz parte da cleptocracia ou ele é um idiota total”, diz Garcia. “Não tem acordo. Eu vou passar por ele todos os dias e dizer: ‘Bom dia, seu petista’?. Acabou o diálogo. Não temos outra opção, não temos como reagir. A maioria silenciosa não aguenta mais. Só que agora não é mais silenciosa.”

*

Ele acredita que a Operação Lava Jato deveria convencer qualquer eleitor a não votar mais no PT. “Eu digo, poxa, será que isso não é suficiente? São evidências, gente. Não são invencionices do [juiz Sergio] Moro. Se o cara não se convenceu até agora, fica difícil. Aí eu já questiono o discernimento dele.”

*

O engenheiro diz que leu na internet a repercussão da briga que protagoniza. “Dizem que é preciso dar um basta [no ódio político]. Eu concordo. Agora, para que seja dado um basta, eles precisam parar de roubar, né?”

*

Ele se formou em agronomia pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do RJ) e depois estudou nos EUA. Hoje, dá consultorias e cuida de terras que tem em Minas Gerais. Defende a agricultura orgânica. Diz que foi de esquerda na juventude.

*

“Se depois da queda do Muro de Berlim o cara não se dá conta de que o esquerdismo é uma coisa furada, é burrice. Usar camiseta do Che Guevara, você vai me desculpar! Com todos os livros mostrando que ele era um assassino sanguinário?”

*

Acredita, no entanto, que a esquerda está mais forte do que nunca. “Falam de recrudescimento da direita. Mas o que está havendo é um recrudescimento do socialismo, com a China rivalizando, a Rússia. E na América Latina tem esse pessoalzinho da Bolívia, da Venezuela.”

*

Para ele, o Brasil não teve uma ditadura entre 1964 e 1985, e sim um “governo militar”. “Nós aqui tivemos uma ditadura tropical. Tinha até Congresso e partido político. A ditadura brasileira avacalhou.” Não defende, no entanto, a volta dos militares. “Mesmo porque eles acabaram. Agora são um bando comandado por um devasso, o Jaques Wagner [ministro da Defesa, de saída do cargo]. Na internet tem até fotografia dele em baile de Carnaval com duas mulheres se beijando. Isso pra mim é devassidão.”

*

Ele viu a imagem de Wagner na internet. “Ela [a web] possibilitou que as pessoas se informassem. Hoje você tem ‘zilhões’ de informações para processar. Você vê as coisas acontecendo na televisão, na internet. É evidente que isso aí gera reação.”

*

“Essa raiva… Raiva, não, indignação…. Como é que você separa indignação de raiva? Aí vamos entrar numa questão de semântica”, diz ele para explicar o que sente.

*

A “raiva” surgiu com o mensalão. “Ali foi o começo.” Antes disso, já era um crítico do programa Bolsa Família. “Você já viajou pelo Brasil? Você não arruma ninguém mais para trabalhar. Ninguém quer pegar no pesado. Essa não é a receita para um país que quer se desenvolver -criar essa legião de pessoas que têm aversão ao trabalho. O Brasil está ingovernável, numa situação pré-falimentar”, diz ele, encerrando a entrevista e pedindo para não ser fotografado.

*

Entusiasta do Bolsa Família, a professora Walquíria credita à imprensa o fenômeno do que chama de “ódio político”. “Este foi o clima que a mídia criou no país.”

*

Ela diz que, por isso, agora vive com medo do vizinho. “Eu não sei o que uma pessoa com esse grau de ódio político é capaz de fazer”, afirma.

*

Há dez dias, a professora voltou ao 23º DP com o advogado Marco Aurélio de Carvalho e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) para pedir investigação criminal. O policial que xingou Dilma Rousseff foi chamado por seus chefes e obrigado a se desculpar.

*

Já o engenheiro Garcia permanece convicto de que suas atitudes foram corretas. “Se eles querem que eu peça desculpas, eles não vão conseguir. Eu não sou culpado. Eu jamais vou pedir desculpas, entendeu? Jamais.”

Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se ainda não entrou com ação

    Se ainda não entrou com ação judicial por danos morais e materiais, então não resta nada a fazer.

    Essas coisa não se discute, entra com uma ação e capta uma bela indenização do agressor babaca e tchau…depois comemora com uma churrasco com um monte de petistas nas redondezas da casa do agressor.

    1. Caro Atenir e demais
      É faácil

      Caro Atenir e demais

      É faácil falar em processar e ir a fundo com tudo. Entretanto, são situações dificeis, principalmente por haver uma convivencia condominial. Neste momento, estou vivenciando  tal situação, com uma amiga de minha mãe (senhora beirando os 85 anos) que criou uma discordia no predio em que minha mae vive. A tal amiga tem 84 anos. Começou com o panelaço dos ultimos tempos só que desencadeou uma fúria nesta pessoa que é inexplicavel, e minha mãe ao tentar apaziguar a situação as baterias se viraram contra ela (tipo vc também é petista corrupta, seu filho que trabalha no Governo federal também é corrupto.Detalhe: um dos  filhos desta pessoa trabalha na sede do Banco Central da minha cidade, acho que é Procurador)!!!. Acho que tem um componente de demência envolvida, não no sentido pejorativo, é demencia mesmo oriunda de diminuição do volume cerebral que é comum em pessoas acima dos 80 anose geralmente existem “gatilhos” ou situações que desencadeiam a demência, alguns comportamentos de demencia envolvem a libido (as histórias de “velhinhos safados” pelo jeito não são invenções do imaginário popular), neste caso o tal gatilho pode ter sido as manifestações.

      Estamos tentando argumentar com os parentes, mas é dificil a situação. A situação só se resolveu quando a velhinha surtou na última vez e conseguimos trazer os filhos e aí eles que nunca haviam presenciado a situação, entenderam, isto por que outros vizinhos chamaram a policia. Está resolvido, com grande desgaste para todos, em um nível tal de constrangimento que minha mãe quer se mudar, depois de quase 35 anos.

    2. Tem toda razão.  Talvez seja

      Tem toda razão.  Talvez seja este o melhor caminho, entrar com ação e cobrar indenização. Mas é lamentável tudo isto esteja ocorrendo, com tanto ódio e intolerância na sociedade gerado pela mídia.

       

       

  2. Dois errados

    Já postei várias vezes aqui, as pessoas levam suas opções políticas longe demais, para mim os dois estão errados, cada um que ficasse com suas opiniões e preferências políticas.

    Brigar pro causa de partido político? De FHC, Lula, Dilma, etc.? Perda de tempo

    1. Dois?

      Caceta!

      Colar então um adesivo no próprio carro apoiando a Dilma nas eleições é ir “longe demais”?

      Não fica muito claro pelo relato que aí não existem dois errados, mas sim um agressor e uma agredida?

      De resto, a justificativa do agressor para gritar e bater panelas é uma gracinha: “fiz como todo mundo”.

      1. memórias

        caro zarastro

        num livro de memórias do bunuel, ele falou da palavra “provocação”.

        leu em jornal anarquista na espanha republicana.

        “um grupo de obreiros descia a rua, alegres depois de mais um dia de trabalho …

        em sentido contrário, um padre e algumas freiras ….

        DIANTE DE TAL PROVOCAÇÃO ….”

        é mais ou menos o que o distinto, que vc retrucou, disse quando acusou os dois de provocação: a provocação de petista, para essa direita fascistoide, mentecapta e covarde (pleonasmos da direita) é existir.

        cedo ou tarde, o brasil vai se encontrar na rua, e não adianta se esconder atrás de bando ou quadrilhas como aquela que atacou stedile e esposa na saída de aeroporto altas horas.

        só em bando, como as hienas, os fascistas são valentes.

  3. A culpa disso tudo é do

    A culpa disso tudo é do senhor Janot.

    Denuncia o Aécio que acaba a palhaçada desses coxinhas mal informados

    Esses idiotas pensam que membros do PSDB são todos santos, honesto.

    Denuncia logo esses safados, que acaba essa palhaçada.

    1. Concordo!

      Estão blindando políticos da oposição que têm sido citados. E também culpa do Congresso, pois só ele na conjuntura atual, pode afastar o presidente da casa , ídolo da oposição e seguidores. Que os deputados honestos ( se é que existem), tomem essa providência. Enquanto não o fizerem, para nós, dá a impressão que são todos corruptos e picaretas. Ao trabalho, senhores deputados. Não compactuem com os corruptos. DIGNIDADE JÁ !!!

    2. Isto também é o que eu

      Isto também é o que eu penso.

      Este Já Not é um bundão e a culpa do que ocorre é dele, da república do paraná, da globo e do zé da justiça.

      Ainda vai acabar morrendo gente por causa de desequilibrados como este tal de garcia.

      Aliás, porque o Moro não agiu da memsa forma no caso Banestado?

      O que o requião está fazendo é o que os senadores do PT deveriam estar fazendo. Mostrar para a população a verdade sobre o moro e sua republica.

  4. Tem que arrancar uma bela de

    Tem que arrancar uma bela de uma indenização desse fascista. E que se afunde financeiramente para pagar. Sem dó. No Brasil, vivemos liberdade de associação e de expressão política. Se não entende por bem, que entenda por mal.

  5. Engraçado que a Bergamo

    Engraçado que a Bergamo articulou muito mais a visäo e os “argumentos” do descontrolado do que aqueles da professora.

    E nem pensou em perguntar a ele quais são os modelos de retidão política que ele tem. Seria interessante saber.

     

  6. Não sei, isto tudo que está

    Não sei, isto tudo que está me acontecendo começar a dar uma ideia de como devem sido as coisas naquela famosa Alemanha dos anos 30. Os responsáveis pela disseminação desta onda de ódio e violência não poderão ficar impunes. É a impunidade que estimula o crime.

  7. “A “raiva” surgiu com o

    “A “raiva” surgiu com o mensalão. “Ali foi o começo.” Antes disso, já era um crítico do programa Bolsa Família. “Você já viajou pelo Brasil? Você não arruma ninguém mais para trabalhar. Ninguém quer pegar no pesado. Essa não é a receita para um país que quer se desenvolver -criar essa legião de pessoas que têm aversão ao trabalho. O Brasil está ingovernável, numa situação pré-falimentar”, diz ele, encerrando a entrevista e pedindo para não ser fotografado.”

    Um animal completo. deveria procurar um veterinário que é um profissional de ramo próximo ao seu.

    1. É o DEMo

      Mais respeito para com os animais, por favor. Até poderia ser sugerido um psiquiatra, mas, analisando friamente, parece mais ser um caso para exorcista.

  8. Os dois erraram.
    Ele por ser radical agressor, ela por entrar no jogo do cara. Já falei várias vezes aqui, nunca votei no PT, já minha esposa só vota no PT. Nossa relação obviamente é de amor. Mas é triste vê -la escondendo sua posição política para evitar problemas. Por: Por dois lados que,a cada dia que passa, notamos que não são tão diferentes assim. Sempre que surge uma denúncia contra o PT, a primeira reação noite jornais com tendências a esquerda é dizer que os outros partidos também fazem. Farinha so mesmo saco. Já nem sei mais que lado correr. No momento, ensino minha filha a ter respeito. Minha colaboração para a próxima geração, porque esta aqui já foi.

    1. Mais um.

      Ver comentário abaixo, por favor.  No caso, a única denúncia que conta é contra a falta de respeito do agressor.  O mesmo respeito que você diz ensinar para a sua filha.

      De resto, queria que você me disse quais “jornais com tendencias a esquerda” são esses, porque sinceramente, não conheço nenhum  – ao menos na imprensa brasileira, que posa de imparcial e apoia sempre “os mesmos” nas eleições.

        1. GRANDE imprensa

          O JornalGGN só existe na internet e através do Brasilianas, que é um ótimo programa que quase ninguém vê porque passa na TV Brasil e não na TV Globo ou na TV Record. Paciência, é o que tem pra hoje. Já CartaCapital nem é propriamente de esquerda – os ideais que ela defende são os da revolução francesa de 1789, os quais nem de longe foram implantados aqui. Agora, se isso é ser de esquerda…

          E depois, no supermercado, desafio você a encontrar CC à venda. Já Veja e Época…

  9. A estupidez ao alcance de

    A estupidez ao alcance de todos, com o auxílio luxuoso do verdadeiro partido de oposição – a mídia nativa.

    Chato é saber que uma pessoa, graduada em faculdade tenha tão pouco senso critico para avaliar o mundo em que vive.

  10. Sobre o uso do termo “engenheiro agrônomo”

    Vejo no texto a descrição do vizinho como “engenheiro agrônomo”, e que ele “formou(-se) em agronomia pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do RJ) e depois estudou nos EUA. Hoje, dá consultorias e cuida de terras que tem em Minas Gerais. Defende a agricultura orgânica.”

    Não sou engenheiro, mas creio que, em nome de todos os engenheiros agrônomos do país, bem como do ex-alunos da UFRRJ, das pessoas que possuem terras em Minas Gerais e.defendem a agricultura orgânica, devemos pedir desculpas por alguém tão estúpido, de tão baixo nível e de tamanha ignorância.

  11. É triste ver a senilidade e

    É triste ver a senilidade e falta de crítica das pessoas neste país. Que a mídia tem culpa no cartório, não há dúvida. Mas o que não consigo entender é como pessoas com razoável grau de instrução não conseguem enxergar a manipulação da mídia e demonstram senso crítico zero. 

  12. indignado???

    a indignação do sr. José Luiz Garcia existe também contra os mal feitos tucanos??

    e com relação á conta secreta do Eduardo Cunha ele vai mostrar indignação???

    ah……a bronca dele é somente contra os governos petistas………..

    entendi.  

  13. estava eu na reuniao escolar

    estava eu na reuniao escolar do meu filho, de 9 anos que estuda em uma escola do sesi, aprof. ali esplicou os asunto da classe. beleza ok, ai entra a diretora que tambem queria deixar um comunicado : olha pais o sesi em 2016 provalmente nao vai abrir novas incriçoes pois o goerno da dilma vai tirar 30% do sistema S.

    ALI FOI AGOTA D,GUA PARA UMA MAE, ESSES BRASILEROS SAO TODOS BURROS, ESSES NORDESTINOS DE    

    BOLSA FAMILIA QUE  ELEGERAM ELA (DILMA) ALI O MEU SANGUE SOBIU  ECHEU A VEIA DO  DO PESCOSO LEVANTEI E FALEI DONA ASENHORA TEM RAIVA DO NGOVERNO OU DE NORDESTINO, POR QUE BOLSA FAMILA TEM NO PAIS INTEIRO. VOCE SABE QUANTO O GOVERNO PAGA DE BOLSA POR REGIAO, QUAL O  ELEITORADO DO NORDESTE, COMPARE COM O DO ESTADO DE SAO PAULO. ELA, A DONA VIROU AS COSTA PRA MIM   CALOU-SE COMO RESPOSTA. 

    NO BRASIL ACULPA E SEMPRE DO OUTRO .

  14. bando de hipocritas e ignorantes

    infelizmente tem muita gente igual a esse cara. Os que eu conheço posso provar que sem gente ignorante e hipocritas.

    Fora os assuntos profissionais são umas completas antas (e tem orgulho disso). Hipocritas por reclamam da roubalheira mas estão com a receita nos calcanhares por sonegação.

    Quero distancia desse povo pois sou bem exigente nos meus relacionamentos.

  15. Se alguém me chamasse de ladrão por ser petista…

    Se alguém me chamasse de ladrão por ser petista, eu ia processar na hora. Ingressaria com uma ação de danos morais. Quem disse que precisa se dirigir até uma delegacia. Abre uma ação cível de danos morais. Assim quando esse engenheiro sentir que vai doer no bolso vai se desculpar na hora. Guido Mantega que o diga.

    Eu estou esperando a hora que um fascista sem noção me chamar de ladrão por ser petista. Vou arrancar uma grana dele e faço questão de doar para o PT.

  16. Será que são as “zilhões” de

    Será que são as “zilhões” de informações da internet que estão fazendo isso com a cabeça deles? Ou será a água que o Alckmin está servindo?

  17. Mais um dos malucos com muito

    Mais um dos malucos com muito ódio que a mídia produziu.

    As famiglias donas da grande mídia ainda haverão de prestar contas de tudo que fizeram.

  18. Humm… uma reação violenta

    Humm… uma reação violenta dos petistas é tudo o que os anti-petistas querem. Violência é a campo onde anti-petistas querem jogar. Talvez a melhor reação seja o desprezo e o recurso às instituições. O delegado já teve que se desculpar, o resto é questão de tempo.

  19. Isso é o reflexo da propaganda da imprensa partidária

    Quando o ódio é o propulsor do discurso político, temos aí algo sintomático. Não é mera declaração de posicionamento político. Descambou para a agressão física. Isso é gravíssimo.

    Simplesmente a aversão ao PT passou para o total descontrole. A imbecil impressão de que se alguém é petista automaticamente é bandido deixou de ser uma falácia para ser verdade irrefutável, pelo que o episódio acima relatou e tudo mais indicam.

    Já disse e repito: reflexo do ovo da serpente que foi chocado pela imprensa durante 12 anos. Eclodiu agora e os resultados estão aí. Intolerância e boçalidade.

  20. Olha a malandragem!

    “Vizinhos brigam por causa do PT”, diz a Folha. Ou seja, o PT seria o motivo da briga, não a incivilidade do anti-petista, né? Ô jornal fuleiro! Claro, preconceito é algo que se impōe com sutileza e sempre…

  21. Pesquisadora relata hostilidades de vizinho anti-petista.

    O GARCIA já pôde PERCEBER que o seu PROBLEMA não é com o PT, resume-se ao SIMPLES FATOS que você não SABE PERDER assim como o AÉCIOPORTO do TITIO, a solução é SÓ UMA, não tem OUTRA, vote no PT, pois ELE vai CONTINUAR GANHANDO as ELEIÇÕES.

  22. Falta um estudo, não diria

    Falta um estudo, não diria “definitivo”, mas abrangente acerca dessa onda de ódio político que grassa no país(aqui no CE também já despontou). Uma análise que vá um pouco além aparências, das exteriorizações de irracionalidades. Para iniciar, duas perguntas:

    1ª) Merce de (supõe-se) já ser latente há tempos, por que explodiu só agora? Inconformismo com mais uma derrota? Transbordamento do lixo  internalizado nas mentes por agentes políticos-ideológicos? Sentimento de perda de protagonismo político-social?

    2ª) Dada a agudeza dessa irracionalidade em forma de ódio, agressões e niilismo, é possível ainda um desejável retorno a um ambiente de convivência democrática ou estamos, estaremos condenados ad eternum a conviver com esse status quo?

    Só falta mesmo uma guerra civil. 

  23. Explicado, no fim da

    Explicado, no fim da entrevista o porquê de tanto ódio, hoje não se encontra mais ninguém que queira trabalhar.
    Já ouvi demais isso, sabem qual a solução? Paguem um salário decente, aí vai chover interessados, o bolsa família serve pra isso também, para as pessoas vêem que seu trabalho tem valor, e quem deve ditar as regras do quanto quer receber é o trabalhador, não o patrão, como sempre foi.

  24. O ódio dele é que como disse

    O ódio dele é que como disse não está mais conseguindo achar trabalhadores para serem explorados. Se ele pagasse um salário digno tenho certeza que não faltaria mão de obra para o seu empreendimento.

     

  25. Pior do que a briga é a matéria da Folha

    Rasteira, sem qualquer analise da situação, sem qualquer aprofundamento. Parece meteria produzida por uma criança, baseada no ele disse ela disse … O que leva um homeme de 67 anos surtar, gritar palavrões, xingar os vizinhos q achar tudo isso perfeitamente normal??? Essa pergunta a Folha jamais poderia responder por que ela é parte do problema.

  26. O “sargento” Garcia não é

    O “sargento” Garcia não é alguém que é contra o PT, ele é um psicótico que representa perigo e pode vir a causar uma fatalidade. 

  27. Conheço vários fracassados. . .

    Conheço vários fracassados que culpam o PT por seus fracassos. Esse tal de Garcia com certeza é apenas mais um deles. Como Engenheiro Agrônomo com quase quarenta anos de atividade já conheci e convivi com centenas de colegas, de direita, de esquerda e de centro, mas nenhum tão idiota como esse tal de Garcia.

  28. Perdizes versus Perdizes, grotão emblemático.
    Nassif, aquela sentença de Joseph Pulitzer (“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”) somada às consequências da falta de reforma política e de uma educação capaz de resgatar a cidadania ou a crença nos valores humanos respondem por esse clima de “salve-se quem puder” ou “farinha pouca, meu pirão primeiro”, reinante nesse grotão emblemático do país chamado Perdizes. Vizinho de Higienópolis e povoado por classe média alta, esse grotão transpira o ódio classista destilado pela imprensa de que falava Pulitzer; nas noites de panelaço o estrondo raivoso dos xingamentos e das panelas brandidas como armas é comparável ao clima das favelas em dias de protestos e ônibus queimados. Prova disso é essa agressão que um quase septuagenário respeitável comete contra a família de Walquíria Leão Rego, brilhante septuagenária pesquisadora da Unicamp que ao analisar tecnicamente o impacto do Bolsa Família na base da pirâmide social concluiu que o mesmo prima pela redução da desigualdade social, o que a leva a apoiar seus responsáveis. Já o seu agressor, embora tenha se formado em universidade rural pública, concluiu mestrado em Bioquímica e Fisiologia das Plantas na conservadora Michigan State University e na volta, inspirado inclusive por José Lutzenberger, insurgiu-se contra a agricultura predatória que entre nós arruína os solos agrícolas e envenena a população com agrotóxicos que nos tornam país recordista de doenças neoplásicas, câncer, mesmo. Leitor e telespectador, acredita piamente no que lê, ouve e assiste, José Luiz M. Garcia defende uma agricultura biológica, orgânica, exatamente o oposto do que pratica um Ministério da Agricultura dominado pelos grandes latifundiários comandados por Kátia Abreu. Gostaria de ver o povo brasileiro consumindo leite in natura, de preferência, mas sobretudo de vacas criadas por uma agricultura familiar em pastagens, com muito capim (e nada de confinamento à base de grãos), que nos dão um leite com ácido linoleico conjugado, um anticancerígeno por excelência, como apregoa. O que ele – e a grande maioria – não percebe é que a eleição que Dilma Roussef venceu há um ano não é respeitada pelos derrotados e que só as forças mais conservadoras a mantêm no cargo, para evitar que o país entre em guerra civil, em caso de destituição, assim que a grande maioria do eleitorado perceber o óbvio: o de que há 12 anos Lula e Dilma ocupam a presidência da República mas quem governa mesmo são os derrotados na eleição majoritária porém vencedores na composição do Congresso Nacional e dos ministérios governamentais. Ou seja, as forças mais reacionárias dos tempos da ditadura, empenhadas em detonar todas conquistas sociais históricas da sociedade brasileira. O fato do Partido dos Trabalhadores a que pertencem não mandar em nada e de ambos estarem mais para figuras decorativas tipo Rainha da Inglaterra do que para dirigentes dignos desse nome – uma vez que não podem contar com o aval dos deputados federais e senadores para legitimar suas decisões – vinha dando certo até junho de 2013, quando os partidos de esquerda minoritários como o Psol se revoltaram contra o fato de não disporem de nenhum munus, poder ou ministério, dando início às manifestações e atos de vandalismo que encurralam o Palácio do Planalto no seguinte dilema: sem mídia, Parlamento, Judiciário e com um Executivo leiloado entre uma base aliada que só existe no nome, Dilma e o PT sofrem desmoralização contínua, assim como o grande e único baluarte político de que dispõem, o ex-presidente Lula. O grande trunfo de que dispõe, que é a redução da desigualdade e a retirada de 40 a 60 milhões de pessoas da miséria, só serve para ganharem as eleições, mas como estas não são respeitadas, ou permanecem como fantoches desgastados ou dão início às reformas estruturais capazes de reforçar a democracia e pôr fim aos golpes diuturnos que vem sofrendo. Mesmo correndo o risco de perder e precipitar o país em grandes conflagrações, assim que o neoliberalismo tentar impor seus remédios econômicos, acabando com o gradual resgate das desigualdades e com a transformação da base da pirâmide social em fator de crescimento, como vinha ocorrendo desde a implantação de programas como o bolsa-família. Como esse tipo de crescimento não interessa aos grandes rentistas e muito menos aos industriais dependentes de subsídios a fundo perdido, a grande mídia – igualmente dependente de “financiamentos” nunca cobrados e de uma concentração de verbas publicitárias apenas em seus veículos – acelera os atos de vilania, fomentando e sendo fomentada por um Judiciário que regressou aos tempos em que sujeitava a Nação em nome da UDN,/ARENA, agora redivivos e furiosos com essa redução de assimetrias sociais que superlota shoppings e aeroportos, esvaziando áreas rurais ainda dependentes de trabalhadores rurais que não precisam mais trabalhar em troca de baixos salários para sobreviverem – como é o caso das terras aonde José Luiz M. Garcia cultiva alimentos orgânicos destinados ao poder aquisitivo de moradores de… Perdizes, Higienópolis, Jardins e demais redutos dos grandes beneficiários das políticas de redução dos gastos sociais. Como assinala a doutora Walquíria Leão Rego, as mulheres que tiveram suas famílias resgatadas da miséria não batem panelas, contentes com seu conteúdo. Mas se este faltar, não haverá tiragem de revistas e jornais, ou audiência de rádios e tevês, capazes de sopitar sua revolta ou evitar o curto-circuito ou conflagração da República. Até pela simples razão que Pulitzer assinalava, ele que se destacou pelo ferrenho combate à corrupção política: um jornalismo popular eficaz depende de “uma imprensa capaz, desinteressada, imbuída de espírito público, com inteligência treinada para saber o que é direito e com a coragem para fazê-lo.” (…) “Nossa república e sua imprensa crescerão ou fracassarão juntas…”. Por último, vale a pena lembrar que José Lutzenberger – inspirador de um dos participantes dessa contenda política de Perdizes versus Perdizes – defendia o fim das desigualdades sociais e em seu livro “Do Jardim ao Poder”, assinalou: “Precisamos nos certificar se nossa ação é sustentável, isto é, se não implica demolição dos suportes da Vida no planeta, e se está orientada para a justiça social, se não pisa muita gente. Eu não gostaria de ver a humanidade desaparecer, e dentro da humanidade eu gostaria de ver mais equilíbrio. Eu não posso considerar progresso aquilo que não prevê a manutenção da integridade da Vida e o aumento da soma da felicidade humana.”

  29. Se tivesse serviço público ocioso p/ resolver isto…

    Cara, se a polícia, justiça e órgãos assistenciais não tivessem tantos problemas mais graves, seria uma boa 1 inquérito policial e juiz p/ julgar isso, e condenar a terapia e prestar pena alternativa.

    Torço p/ legalizarem logo o consumo e comércio da maconha p/ que o estado possa se dedicar corretamente aos crimes graves e leves.

  30. Parece mesmo ser algo típico

    Parece mesmo ser algo típico esta situação. Dizem que a esquerda é mais inteligente que a direita. Às vezes acredito que é esse o caso mesmo. Basta ver o discurso deste Garcia: o descuido nas palavras…se passa de um raciocínio a outro dando saltos na lógica. E quem dá saltos na lógica, querendo argumentar, revela-se, intencional ou não, um mentiroso. Estes caras de direita são capazes de falar 5 frases contraditórias e não se darem conta. Quem tem “zilhões de informações para processar” é porque já perdeu a razão e agora é só um boneco de ventríloco.  Como pode engolir tanto lixo !!!

  31. Astrólogo maldito
    Tenham certeza de que a mudança do comportamento do cidadão coincide com o início da leitura da diarreia mental do astrólogo vagabundo, charlatão e picareta líder de seita Olavo de Carvalho. Um marginal provecto que se esconde no exterior para criar a cizania entre os cidadãos brasileiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador