Plaza de España será reformada com participação popular

Jornal GGN – O governo de Madri lança campanha de participação popular para discutir a remodelagem da Praça da Espanha, no centro histórico da cidade. Todos os residentes de Madri maiores de dezesseis anos podem opinar sobre como querem que seja o futuro da praça, lembrada pelos monumentos em homenagem a Miguel de Cervantes.  Assista abaixo o vídeo institucional da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=2PisFJRfDj4 width:700 height:394]

Este é o primeiro processo participativo do governo da cidade, coordenado por José Manuel Calvo, de Urbanismo Sostenible e Pablo Soto, de Participación Ciudadana y Transparencia. Haverá um questionário com 18 perguntas [veja aqui] para estabelecer condições à obra e depois uma votação entre os projetos finalistas.

Em entrevista ao El Diário, Soto afirma que “há de mudar a maneira de se fazer urbanismo em Madri e isso necessita processos abertos dos quais a cidadania possa somar e tomar as rédeas”.

Gianpaolo Baiocchi, professor da Universidade de Nova Iorque, afirma, em artigo, que os processos participativos continuarão sendo periféricos se as rotinas habituais da administração pública não forem reformadas.

Em coautoria com Ernesto Ganuza, o artigo “Retórica participativa y juegos de poder”, aponta que a política baseada no saber de profissionais e na representatividade é uma tradição que estabelece sérios conflitos com as políticas de participação popular. Isso porque os políticos não estariam em sintonia a respeito do tema, os cidadãos teriam medo e os técnicos não saberiam como trabalhar. Em suma, os autores questionam a legitimidade dos processos participativos entre 2011-2016 na Espanha: “E seguirão [os governos contando participantes como se fossem pistas de sua excelência”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador