Polícia de Richa mata dois integrantes do MST no Paraná

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Atualizado às 11h10 com depoimentos de integrantes do MST

Jornal GGN – Dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) foram mortos em confronto com policiais militares na cidade de Quedas do Iguaçu, no Paraná. O estado tem como governador Beto Richa, do PSDB e os embates se deram na região oeste do estado.

Segundo informado pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) o que aconteceu foi que o grupo integrante do MST foi vítima de uma emboscada organizada por policiais militares do governo Richa (PSDB) quando estava em um ônibus, fazendo a ronda do acampamento.

As informações são de que duas pessoas morreram, uma estaria muito mal e outras 20 teriam sido feridas dentro do acampamento.

A emboscada foi feita por seguranças da empresa Araupel, que hoje ocupam a área, com auxílio da polícia militar. A área é de plantação de pinus e existe uma briga judicial entre a empresa e o Incra. A Justiça Federal deu ganho de causa ao Incra e, a partir daí, o MST começou o acampamento no local.

Do Paraná, alguns relatos nos chegam. Acompanhe.

No lugar de fazer a mediação, como seria esperado, o governo Richa ajudou na contenda, assumindo o lado da empresa. Durante a semana, conforme apurado pela senadora, um grupo grande de policiais militares foi deslocado para a região.

A PM paranaense fez um cerco no local, o que dificultaria o acesso ao acampamento, inclusive para ajudar aos feridos, dar assistência aos doentes e às famílias dos que foram mortos.

Gleisi Hoffmann informa que foi pedido ao governador Beto Richa, do PSDB, que retire o policiamento e faça uma mediação para resolver a situação. A senadora diz que conversou com o ministro Jaques Wagner para que informe à presidente Dilma o que ocorre no Paraná, bem como informar o Ministério da Justiça, para que providências possam ser tomadas para que as negociações na área sejam feitas.

A senadora enfatiza a necessidade da mediação, pois que não se pode colocar em risco tantas vidas por um litígio de terra, tem que ser mediado, assim como é preciso entrar ambulâncias para socorrer os feridos e os doentes, e auxiliar as famílias dos que morreram.

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Sobre o assassinato dos integrantes do MST em Quedas do Iguaçu, no Paraná

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quinta, 7 de abril de 2016

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A BAND acaba de dar a notícia

    A BAND acaba de dar a notícia onde diz que os integrantes do MST estavam “fortemente armados”, mas com armas brancas e algumas de fogo. E o armamento das forças políciais quais eram: Armas de fogo e principalmente “a ordem” de chegar já metendo bala sem muita conversa. A vida, a conversa fica mais uma vez para depois. É o jeito do governador Richa. 

  2. Jagunços no poder!

    É esse partido de jagunços do Beto Richa que quer governar o Brasil. Se o golpe vencer, já se sabe o que vai acontecer. Não será apenas o petróleo do pré-sal que será perdido! Mas, mais, muito mais. Vejo nosso grande país sendo jogado no precipício neoliberal e, meu Deus, o STF argumentando que seu tempo… bem, deixa prá lá. Quando os Ministros acordarem, Inês já estará morta e de nada adiantará chorar pelo leite derramado, ou seja, pelo enorme retrocesso político que virá.

    1. Gleisi

      Depois de tudo o que vem sendo revelado nos últimos meses, começo a rever a “sujeira” que se tem tentado colar em políticos de esquerda. Quando doação de campanha de mesma origem para PSDB é limpa e para PT é suja, só prova PARCIALIDADE e PARTIDARISMO de certos meios judiciários. Então, desconfio que a “sujeira” de Gleisi deve ser mais uma farsa. Neste momento duvido de tudo o que a Justiça diz, já que se tem mostrado parcial e partidária.

  3. DOIS MORTOS E VINTE FERIDOS,

    DOIS MORTOS E VINTE FERIDOS, parece que o GOLPE já começa a dar seua resultados antes de ser implantado definitivamente pelo PIG.

    OS SEM TERRA e o Povo Brasileiro estão correndo perigo neste momento.

    O PIG (Partido da Imprensa Golpista) está conseguindo, com apoio TOTAL da “GRANDE MÍDIA” do Brasil, está conseguindo, lamentávelmente convencer deputados(maioria com processos de corrupção) a votar o “impeachment” da Presidenta Dilma Rousseff.

    Se isso acontecer (o GOLPE), o Povo , principalmente , os SEM TERRA, QUILOMBOLAS, ÍNDIOS E POBRES, do Brasil, serão vitimas dos antigos ditadores que voltarão a governar esse País. 

  4. Gravíssimo, finalmente conseguiram os primeiros mortos….

    Tudo isto é muito grave, pois  de fato vem vindo num crescendo de violência. Numa semana onde Aleluia e outros tentaram criminalizar Boulos . Onde Janot praticamente acusa Dilma e criminaliza Lula.  Nesta semana onde pulularam nas redes pedidos de repressao ao MST e MTST, na semana em que prendem Frei Sergio, lider de um movimento de pequenos agricultores acusando-o de agredir alguem vestido de Pato, ou talvez fosse o proprio Pato. Nesta semana em que a polícia continua defendendo os  agressores do MASP. Nesta semana em que mataram um assentado , e membro do PT na PB, nesta semana que incendiaram um acampamento em Rondonia, nesta semana em que um juiz proibe manifestações políticas na Universidade Federal de Goiás, Nesta semana que  TCU, paralisa reforma agraria sem justificativa. Afinal  , fraudes de 8%  do total ensejam uma investigação e uma melhoria nos controles do processo, mas  não justificam a paralisação do programa. Nesta semana que a construtora que mais obras teve em Minas Gerais de Aécio diz que para ele fez doações apenas de dinheiro legal, e para Dilma de dinheiro de propina. Nesta semana que Serra quer colocar em votação mais um projeto de lei, que aniquila as possibilidades do país crescer e se desenvolver, amarrando o orçamento de tal forma que só poderemos pagar aos bancos.   Nesta semana em que uma pomba gira chamada Janaína, em alto e bom som incita todos matarem a Jararaca, sob aplausos senis de Helio Bicudo .

    Pois foi  nesta semana que  conseguiram os primeiros mortos.Enquanto isto alguns vão festejar a Republica do Paraná, cujo aparelho repressor vem sendo preparado para isto.

  5. Uma outra liderança foi assassinada na Paraíba no dia 6 de abril

    Uma outra liderança foi assassinada na Paraíba no dia 6 de abril. Trata-se do presidente do PT de Mogeiro-PB Ivanildo Francisco da Silva, que lutava pela reforma agrária e contra os latifúndios. Ele foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12 dentro de casa, no assentamento Padre João Maria.

    fonte:

    http://www.pt.org.br/presidente-do-pt-em-mogeiro-pb-e-assassinado-dentro-de-casa/

  6. O país está sem autoridade…

    Dá nisto aí! As coisas acontecem e sempre para os mais fracos e ficam tudo por isto mesmo.

    Estamos colhendo os resquícios da ditadura militar e década de 80 e 90.

    A solução é acabar com as invasões de terras PT, MST. E deslocar-mos para a direita liberal radical predatória. Para assim tentar unir novamente a população.

    1. Resta saber se isso não foi

      Resta saber se isso não foi uma provocação. Se foi, como alguns falam, já poderia ser a estratégia golpista chegando ao campo parra tentar colocar o MST na defensiva. E como muitos disseram, na falta do Exército os golpistas agirão com as políciais.

  7. Não surpreende ninguém, o
    Não surpreende ninguém, o Paraná é o berço do neo-fascismo brasileiro, e sempre foi um estado violento.

    O que surpreende é que O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO PARANÁ É DA MESMA TURMA SA EQUIPE DA LAVA JATO, E ÍNTIMO DO SÉRGIO MORO, ESTEVE ENVOLVIDO NO CASO DOS DIÁRIOS SECRETOS (SUA MULHER ERA FUNCIONÁRIA FANTASMA DA ASSEMBLÉIA), E NENHUM JORNALISTA, NEM OS DAQUI, SE INTERESSA POR ISSO!!!!

  8. Muito forte o título. Prefiro

    Muito forte o título. Prefiro não nominar o aparelho policial.

    Agora,independentemente do governador,parece que onde os bicudos emplumados são governo,este tem sido o modus operandi e pior que isso,parece não haver uma indgnação popular contra isso,como se a polícia que deveria ser a responsável pela ordem tivesse o direito de determinar o que é ordem e como mantê–la.

    E ainda tem gente defendendo autonomia operacional e financeira para polícia. É o fim.

    1. É a velha filosia dos barões

      É a velha filosia dos barões paulistas do café. “A Questão social é uma questão de polícia.” Esta filosofia transborda através de seu grande partido, o PSDB, para todos os cantos da federação. O tempo  passa e eles não evoluem quanto a isso.

  9. Caro Nassif
    Não é só a

    Caro Nassif

    Não é só a policia de Richa, de Alckmin etc etc,

    Esse é o modelo de funcionar da casa grande.

    É assim que ele montaram o Brasil e não querem mudar.

    Esse é o projeto deles, o mesmo do Cunha, da blog, da folha,do Aécio, Moro, Janot, Moro, Janaína entre outros crápulas.

    O Golpe vai nessa direção. De um Brasil quinhentista, devidamente monitorado pelo titio Sam.

    Saudações

  10. Solidariedade ao MST do Parana

    Toda semana tem noticia de alguma barbaridade praticada pela PM de SP, Goias ou Parana. Eh incrivel como nesses estados, ha outros também, mas especialmente nesses a PM tem agindo ostensivamente e com muita violência. 

  11. e a grande mídia tem a cara

    e a grande mídia tem a cara de páu de insinuar que os

    acampados é que atacaram a polícia….

    concordo com os demais: onde há governo tucano, a tática da pm é a do

    ataque e da selvageria – vide casos recentes nesses estados tucanistonicos..,…

    problema social´para eles é caso de  polícia….

    dialogar para arrumaR UMA saída, nunca, para esses tucanos metidos a eficientes…

    so se for a eficiencia da força….

  12. acho que um dos motivos de


    acho que um dos motivos de criminaliação do mst é que o movimento

    promete acampar no gramado da praça do tres poderes a partir do dia dez para lutar plea democracia…

    aliás, na maNIFESTAÇÃo do dia 31, alguns onibus do mst foram impedidos

    de entrar em brasília, segundo dencuncias que ouvi lá  na hora do ato…

    onibus revistados, etc, como se o mst não fosse suficientemente organizado

    para organizar seus movimentos e manifestações…

    os golpístas manipulam tudo e criam exceções nos direitos legais de

    manifetaçoes etc e tal com uma cara de pau incrível…

    criminalizam para diminuir a importante representartividade social do mst.

  13. Trouxe ontem as notícias

    Trouxe ontem as notícias sobre mais esses crimes contra os movimentos sociais, nomeadamente o mais organizado deles: o MST. E fico imaginando se o JN noticiou isso. Se o fez, imagino como…

  14. Novo pinheirinho.

    Pinheirinho em SP, Eldorado dos Carajás em PA, mortes de fiscais do trabalho em Unai MG. Em comum,  governos tucanos. Mera coincidência?

     

  15. A PM alegou que estava no local para apagar um incêncio

    Mas isso aconteceu no dia anterior ao assassinato dos sem terra.  E era o Bope, e não bombeiros, lidando com “fogo”…

    Abaixo, matéria de Narley Resende  com mais informações:

    “Segundo o MST, policiais do Bope saíram do meio do mato e cercaram os membros do movimento dentro do acampamento Dom Tomás Balduíno. A PM, por outro lado, afirma que foi acionada porque houve um incêndio na região e que os Sem Terra atacaram primeiro.

    Segundo um dos líderes do MST em Quedas do Iguaçu, Rudimar Moisés, os Sem Terra foram surpreendidos dentro da área do acampamento.

    Em nota, a Secretaria de Segurança afirma que duas equipes da Polícia Militar foram vítimas de uma emboscada hoje (quinta-feira, 7) à tarde em Quedas do Iguaçu quando tentavam ajudar a combater um incêndio numa área conhecida como Fazendinha. Assim que o fogo começou, segundo a Sesp, os policiais da Rotam, Rondas Ostensivas Tático Móvel, e uma “brigada de incêndio da empresa Araupel” foram até o local para combater as chamas.

    Mas antes de chegar até o local da queimada, segundo a Sesp, os policiais foram alvo de uma emboscada, segundo a nota. De acordo com a secretaria, mais de 20 pessoas do MST estavam no local e começaram a disparar contra as equipes da PM, que teriam reagido ao suposto ataque. A Sesp confirma que durante o confronto, dois sem terra morreram e seis ficaram feridos. Com eles, a polícia teria apreendido uma pistola 9 milímetros e uma espingarda calibre 12.

    O restante do grupo se embrenhou na mata. A Sesp afirma que a PM enviou equipes para o local para resgatar as vítimas — inclusive um helicóptero para remover os feridos. Policiais militares e civis foram deslocados para a região com o objetivo de reforçar a segurança – uma vez que há uma briga judicial envolvendo o MST e a empresa Araupel.

  16. Como a ação judicial deu

    Como a ação judicial deu ganho de causa ao INCRA, foram homicídios dolosos, e os assassinos têm de ser presos imediatamente.

  17. Abaixo os golpistas, vagabundos, da ditadura vadia.

    Pergunta ao Ministro da Justiça: Quando essas coisas, assassinas covardes SERÃO PRESAS ???

    Ou, fora do ministério, os palhaços que dizem compor o sistema judiciário do Brasil pensam que vamos aceitar de volta, a ditadura dos covardes assassinos, que obedecem ordens de países ladrões que vêem aqui se aliar com bandidos corruptos no massacre do povo brasileiro???

     

  18. Denunciar Direitos Humanos da

    Denunciar Direitos Humanos da ONU!

    Se não teve mídia, é por que os trabalhadores FORAM VITIMAS!

    Por que o G1 repercutiu até “a tentativa de assédio sexual” de uma jovem contra um deputado que vota CONTRA O IMPEACHMENT!

    É duro…

  19. Sem Terra foram mortos com

    Sem Terra foram mortos com tiros nas costas

    http://jornalistaslivres.org/2016/04/sem-terra-foram-mortos-com-tiros-nas-costas/

    Ao contrário do que disse a PM, não houve confronto ou emboscada por parte dos moradores do Acampamento Dom Tomás BalduínoCaptura de Tela 2016-04-08 às 11.48.26por 8 Abril, 2016 14      

    O MST do Paraná esclareceu na manhã desta sexta (8/4) que os sem terra atacados em emboscada pela Polícia Militar ontem em Quedas do Iguaçu foram atingidos pelas costas, o que desmente cabalmente as versões do governo de Beto Richa (PSDB) de emboscada ou confronto por iniciativa dos moradores do Acampamento Dom Tomás Balduíno na tarde de ontem.

    Os sem terra ocupam parte das terras da fazenda Rio das Cobras desde maio de 2015. Moram no acampamento cerca de 1,5 mil pessoas. A região foi grilada ilegalmente pela madeireira Araupel. Em dezembro do ano passado o juiz da 2ª Vara Federal de Cascavel, Leonardo Cacau Santos, declarou a área ocupada como de domínio da União para fins de reforma agrária.

    Os sem terra foram atacados por uma força conjunta integrada por soldados da PM, seguranças da Araupel e capangas por ela contratados. Informa o MST que foram assassinados os trabalhadores rurais Vilmar Bordim, 44 anos, casado, pai de três filhos e Leomar Bhorbak, de 25 anos, que deixa esposa gravida de nove meses. “Também foram feridos mais sete trabalhadores e dois foram detidos para depor e já foram liberados.”, diz a nota do movimento.

    As fotos a seguir são de um veículo dos acampados perfurado por tiros da PM e pessoas diante do IML em Quedas do Iguaçu – fotos cedidas pelo MST-PR:

    MST5_Snapseed MST3_Snapseed MST2_Snapseed MST_SnapseedMST

    O relato das vítimas na nota do MST da manhã de hoje:
    “Não houve confronto algum segundo o relato das vítimas do ataque. A emboscada ocorreu enquanto aproximadamente 25 trabalhadores Sem Terra circulavam de caminhonete e motocicleta, a 6 km do acampamento, dentro do perímetro da área decretada pública pela justiça, quando foram surpreendidos pelos policias e seguranças entrincheirados. Estes alvejaram o veiculo onde se encontravam os Sem Terra, que para se proteger, correram mato adentro em direção ao acampamento, na tentativa de fugir dos disparos que não cessaram. Em relato a PM admite que os dois corpos foram recolhidos de dentro da mata. Todas as vítimas foram baleadas pelas costas o que deixa claro que estavam fugindo e não em confronto com a PM e seguranças.”

    O local da chacina foi isolado pela PM por mais de duas horas, impedindo o socorro às vítimas e o acesso de qualquer pessoa, mesmo advogados. Os mortos foram removidos da cena do crime, assim como os objetos, sem a presença do IML ou da Polícia Técnica. Familiares, advogados e jornalistas que se aproximaram do local foram ameaçados gravemente.

    Relata o MST do Paraná em sua nota: “A Policia Militar criou um clima de terror na cidade de Quedas do Iguaçu, tomando as ruas, cercando a delegacia e os hospitais de Quedas do Iguaçu e Cascavel para onde foram levados os feridos, impedindo qualquer contato das vitimas com familiares, advogados e imprensa.”

    O ataque aos sem terra aconteceu pouco depois de o deputado Valdir Rossoni (PSDB) assumir a chefia da Casa Civil do Paraná. Em 01 de abril, ele, mais o secretario de Segurança Publica do Paraná, Wagner Mesquita, e representantes das cúpulas da policia do Paraná estiveram em Quedas do Iguaçu numa reunião que já preparava a ofensiva contra o Acampamento Dom Tomás Balduíno. Segundo informa reportagem da Ninja (veja aqui), Rossoni não coincidentemente recebeu R$ 50 mil da madeireira grileira Araupel em sua campanha eleitoral.

    O governo do Paraná, conhecido internacionalmente pelo massacre perpetrado pelo governador Beto Richa contra os professores do Estado, em abril de 2015, divulgou uma versão segundo a qual a PM e os seguranças e capangas da Araupel teriam sido emboscados pelos sem terra quando iam apagar um incêndio na mata. A versão tem três problemas graves:

    Porque uma tropa de elite da PM (a Rotam) estaria participando de combate a incêndio?Se a tropa da PM foi emboscada, é verossímil que apenas os sem terra tenham sido feridos e mortos?Como os sem terra que teriam realizado a emboscada teriam sido atingidos em tiros pelas costas?

    Na manhã desta sexta, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, mandou ofício a Beto Richa na manhã desta sexta exigindo providências e lembrando que o Brasil já foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos por assassinato de sem terra no Paraná.

    Amanhã, sábado, haverá um ato em Quedas do Iguaçu com a presença de sem terra do Paraná e de todo o país, de advogados e representantes de movimentos dos direitos humanos. O clima é de enorme tensão no Paraná.

  20. Da mesma forma que é

    Da mesma forma que é inaceitável invasão de terra produtiva e que não seja latifundio a grilagem de terras da união não deve ser permitida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador