Posições míopes e reacionárias de negar direito às vítimas da ditadura, diz Dilma

"O governo não tem condições morais, éticas e políticas de julgar idoneamente pedidos de reparação de quem foi vítima da ditadura militar"

Foto: Divulgação

Jornal GGN – A ex-presidente Dilma Rousseff criticou, nesta quinta-feira (28), a ministra Damares Alves pela mudança na composição da Comissão da Anistia. “Seriam cômicas se não fossem trágicas”, disse.

Em comunicado, a ex-presidente destacou também que para o governo de Jair Bolsonaro “não houve golpe, nem ditadura militar” e que “daí ser mera consequência negar o direito às legítimas reparações que são devidas às vítimas atingidas pelo braço repressivo do terrorismo de Estado”.

Leia a publicação, abaixo:

Arbítrio oculto por biombos

O governo não tem condições morais, éticas e políticas de julgar idoneamente pedidos de reparação de quem foi vítima da ditadura militar

Por Dilma Rousseff

É inesgotável a capacidade da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de chocar o país com posições míopes e reacionárias. Notória por ações bizarras, que seriam cômicas se não fossem trágicas, a ministra decide agora mudar a composição da Comissão da Anistia.

Trata-se de uma tentativa hipócrita, mas simplória, de dourar a pílula da arbitrariedade do governo Bolsonaro. Como para eles não houve golpe nem ditadura militar a partir de 1964, não reconhecem, consequentemente, fundamento histórico, sentido civilizatório e dever moral e democrático na atuação legal da Comissão de Anistia. Daí ser mera consequência negar o direito às legítimas reparações que são devidas às vítimas atingidas pelo braço repressivo do terrorismo de Estado.

A pose de moralista da ministra e do governo não passa de um mal ajambrado biombo, cujo objetivo é ocultar sua adesão ao autoritarismo e ao desrespeito aos direitos humanos, que feriram o País por mais de 20 anos. A negativa quanto ao direito de indenização e a ridícula ameaça de uma auditoria são apenas mais um ato de quem renega a memória, a verdade e a história do Brasil. Ao assim proceder, perde todas as condições morais, éticas e políticas de julgar idoneamente pedidos de reparação de quem foi vítima da ação ditatorial praticada pela ditadura.

Pedi reparação da União por ter sido presa e torturada pela ditadura. Suspendi a ação quando era presidenta, por razões éticas, e a reapresentei ao ser destituída por um golpe. Não abro mão desta luta. O que é meu por direito não pode ser negado pela história e pela Justiça.

As indenizações por abusos cometidos contra mim em dependências de órgãos policiais estaduais eu as doei ao movimento ‘Tortura Nunca Mais’. A ministra finge ignorar que a Comissão da Anistia da União, por ser posterior àquelas dos Estados, ao conceder reparação deduziu as indenizações já pagas.

Aceitar a existência de atos violentos e arbitrários a serem reparados significa confessar que o Brasil viveu sob uma ditadura, confessar que o regime exilou, prendeu, torturou e matou milhares de pessoas. Mais do que nunca, devemos continuar lutando para que não se repitam ditaduras, abertas ou ocultas por biombos.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É impressionante ,como tem gente que acha que o golpe de 64 foi solução, um governo legítimo sofreu este golpe, o que trouxe de bom, atraso, educação prejudicada, censura, sofrimento, mortes, a bandidagem de hoje, é consequência deste golpe, vi a declaração de um senhor de 85 anos que achou bom, pobre coitado, foi aviltado de sua liberdade e achou bom, Brasil sofre até hoje.

  2. ESSA CANOA VAI VIRAR.

    Vou lhe contar o que acontece com a Sentença Judicial que condenou Lula.

    Todos que odeiam Lula estavam esperando exatamente isso: UMA CONDENAÇÃO PARA CRUCIFICÁ-LO no altar da operação lava a jato.

    O juiz Sérgio Moro e tantos outros queriam exatamente essa sentença. Não tinha como Lula escapar dessa situação. Eles fariam de tudo, com ou sem sentido, com ou sem noção, com ou sem ética, qualquer coisa para condenar Lula.

    E essa condenação se encaixou aos desejos de milhões que odiavam Lula e esperavam uma confirmação, um grande sinal. Uma esperança para destruir a imagem do ex-presidente como corrupto. E expurgar seu ódio e lavar suas almas.

    Criaram tantas coisas, deram a Lula tantas mansões, tantas riquezas e nada pegava. A última esperança era a condenação sem provas do juiz Sérgio Moro.

    E a grande missão, agora, depois de condená-lo e humilhá-lo, é tentar CONVENCER, PERSUADIR, ENGANAR toda a população da mentira dessa farsa judiciária.

    Tá difícil, essa canoa vai virar.

  3. Todo apoio…
    se na ditadura não conseguiram nos dobrar com uso da violência, não será agora, com um presidente de brinquedo, que vão conseguir nos dobrar com ignorância política aliada com desejos fascistas de alterar a nossa história e de negar todo e qualquer tipo de reparação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador