Prefeitura de São Paulo ganha prêmio por ‘comprometimento urbano’

Jornal GGN – Graças à aprovação, em 2014, do Plano Diretor Estatégico, e às mudanças que vem promovendo no cotidiano da cidade, a Prefeitura de São Paulo foi escolhida pelo site ArchDaily, especializado em arquitetura e urbanismo, como destaque na categoria Comprometimento Urbano.

“Mesmo sob pressão de uma sociedade conservadora, a atual gestão conseguiu impulsionar e ganhar reconhecimento da população em algumas de suas principais ações, como inserir uma rede de ciclovias que possibilitam o uso – até então inimaginável – de bicicletas, criar novas faixas exclusivas para ônibus, abrir a avenida Paulista – ícone da cidade – para que os pedestres possam ocupá-la durante todos os domingos, incentivar a arte e cultura urbana”, justificou a publicação.

A equipe editorial do site escolheu os projetos e iniciativas de urbanismo mais inspiradoras de 2015.

Do ArchDaily

Os líderes, projetos e personalidades mais inspiradores da arquitetura em 2015

A Prefeitura de São Paulo aprovou o novo Plano Diretor da cidade em 2014, desde então seus principais eixos estruturais estão em andamento e já demonstram mudanças significativas no cotidiano da capital paulista, recebendo destaque da mídia internacional que avalia a atual gestão como visionária e corajosa.

Os princípios, estratégias e instrumentos do novo Plano Diretor se baseiam na criação do Fundo de Desenvolvimento Urbano, combate à ociosidade e retenção especulativa dos imóveis que não cumprem sua função social, compatibilização do crescimento urbano com um novo padrão de mobilidade, incentivos para que as novas construções melhorem a sua inserção urbana, além de reforçar o compromisso com a agenda ambiental e abordar outros pontos fundamentais como a habitação e zonas de interesse especial.

Mesmo sob pressão de uma sociedade conservadora, a atual gestão conseguiu impulsionar e ganhar reconhecimento da população em algumas de suas principais ações, como inserir uma rede de ciclovias que possibilitam o uso – até então inimaginável – de bicicletas, criar novas faixas exclusivas para ônibus, abrir a avenida Paulista – ícone da cidade – para que os pedestres possam ocupá-la durante todos os domingos, incentivar a arte e cultura urbana.

Janette Sadik-Khan, ex-secretária de transportes de Nova York, considera que a atual gestão está preparando o terreno para uma São Paulo mais sustentável. Se ainda não é possível colocar a maior cidade da América Latina como uma das mais desenvolvidas num âmbito global, certamente pode-se concluir que ela deu grandes passos para atingir este objetivo. [ADBR]

Veja os demais ganhadores no site do ArchDaily

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Haddad é um herói. Colocou

    O Haddad é um herói. Colocou a própria pele em risco contra a cidade mais chata do mundo e venceu. Pra coroar sua gestão só falta a reeleição.

  2. Comprometimento ou COMPROMISSO? (erro de tradução)

    Carxs responsáveis pela matéria, a notícia é excelente, mas… o título até parece sabotagem: “comprometimento” é palavra de conotação negativa em português. Há um evidente mal-entendido de tradução aí, cuja fonte é bem conhecida de quem trabalha com isso. Entre nós, o nome do prêmio  deveria ser “COMPROMISSO urbano”, não “comprometimento”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador