Resistência popular consegue vitória urbana em Recife

Por SB Campello

 

Anos atrás passei ao blog essa dica.

 

Um grupo de cidadãos recifenses, inconformados com com o desrespeito às leis e conselhos urbanos, capturados pelas grandes empreiteiras, se organizaram pelas redes sociais e vêm resistindo bravamente com ações de rua.

Nesta quinta-feira de madrugada, a construtora Moura Dubeaux tentou usar o velho golpe de derrubar os prédios de uma enorme área na bacia do Pina na calada da noite para dar com o fato consumado, mas o tiro acabou saindo pela culatra.

Os ativistas através das redes correram para o local, foram ameaçados por seguranças e um deles severamente espancado, acamparam no local, questonando a legalidade da operação com documentos irregulares e acabaram por levar o MPPE e o Iphan para o local, conseguindo embargar a demolição que já destruiu parte do conjunto.

O grupo, liderado pelo Direitos Urbanos do Facebook, conseguiu iniciar um processo de negociação para mudança do projeto que prevê um conjunto de torres de 30, 40 andares que irão descaracterizar completamente a paisagem mais característica da cidade, destruir um sítio histórico e aumentar consideravelmente a densidade populacional num dos últimos espaços livres com potencial para projetos bem mais interessantes para a qualidade de vida dos recifenses, tudo isso com obeneplácito dos governantes eao arrepio dos conselhos de desenvolvimento urbano.

Uma luta de pequenos contra grandes, literalmente. Não será notícia na mídia pernambucana, pelo menos não de forma a colocar os vários ângulos da notícia. Acho que é uma pauta quente para quem se interessa por organização popular e ciberativismo.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em Beagá eles destruíram a

    Em Beagá eles destruíram a cidade inteirinha.., sobraram cacos espalhados aqui e alí.

    Uma verdadeira tragédia para a qualidade de vida de seus moradores, um prejuízo incalculável.

    1. Minha irma acabou de me dizer

      Minha irma acabou de me dizer exatamente a mesma coisa -e ela mora na Australia ha mais de 40 anos.  Toda vez que ela vai em BH ela nota (como nos todosnotamos) a degradacao da qualidade de vida.

  2. Em João Pessoa se lutou

    Em João Pessoa se lutou durante anos para que a faixa de terra até 500 metros do mar não tivesse grandes edifícios. A luta valeu a pena, as praias de Jõao Pessoa não sombreiam à tarde e preservaram sua originalidade.

  3. Pessoal do DUF,está comendo

    Pessoal do DUF,está comendo  mosca. Levem  os  fatos,documentados  a Dudu Perigoso,que prontamente  tomará  as providências. É bom que quando entregarem  o protesto assinado  pelos subscritores da  ação,tenham em mãos  habeas corpus preventivo.Usineiro frustrado é pior do que   usineiro falido.

  4. É para isso que serve se

    É para isso que serve se juntar e defender uma causa justa. Ajuntamento cidadão contra os barões da construção civil em Pernambuco.

  5. O projeto é horroroso, de

    O projeto é horroroso, de péssimo gosto, bem ao tipo novo-rico. Aliás, a tal construtora é especialista em levantar enormes caixas de fósforo revestidas com cerâmica de banheiro (ainda que seja uma marca que cobra muito caro pelos imóveis que vende). Em Recife a Prefeitura está sempre refém das construtoras, as quais decidem como, quando, onde, e como constroém, sem a menor consideração pelo espaço coletivo. E isso contribui muito para a péssima qualidade de vida que temos hoje em Recife. Uma cidade emparedada, na qual todos são obrigados a morar engaiolados; digo obrigados porque não se constrói outra coisa aqui que não prédios com 25, 30 ou 35 andares.

    Infelizmente, creio que qa suspensão da obra é uma conquista temporária do movimento. Não acredito que os órgãos públicos funcionem pelo interesse público, nesse caso. Ao final irá aparecer algum juiz que vai liberar a construçào do paredão.

  6. Ressalva

    É bom lembrar que não é o início das negociações… O Direitos Urbanos vem tentando esses diálogos com as empreiteiras (desconstrutoras) e o Prefeito PSDbista faz tempo!

    1. complementando

      Vale salientar que a construtora iniciou todos os procedimentos, inclusive licitações, concorrências e etc… com o PT no poder. Procurem saber qual o procedimento quanto ao novo prefeito.

       

  7. 16 anos

    Como os petralhas se acham iluminados, por que será que em 16 anos frente à Prefeitura nao foram suficientes para uma iniciativa hamonica para a cidade? E mais: o projeto foi aprovado na gestao dos incomPTentes.

    1. nao entendi essa sua

      nao entendi essa sua colocacao sobre os 16 anos a frente da prefeitura… isso so aconteceu em Porto Alegre, onde o PT ficou 16 anos,  e agora Porto Alegre esta pagando pelo erro de ter escolhido putro partido. No caso em questao, falamos de Recife, onde me parece os governantes sao do PSDB…

    2. Vamos aos fatos: o PT

      Vamos aos fatos: o PT governou Recife por 12 anos. Durante a gestão do Prefeito João Paulo, que teve dois mandatos,  foi aprovada lei de que delimitou o gabarito da construção em vários bairros de interesse das construturas da classe A e da classe média alta. O que aconteceu? Elas estão migrando para outros lugares, como essa região central próxima ao bairro do Recife Antigo. Outras iniciativas dessa gestão contrbuiram para mudar alguns conceitos tradicionais sobre a cidade, mas principalmente, foi uma gestão que investiu na urbanidade da vida das populações pobres por meio da construção de casas (foi muito profícua nisso) e também pela implantação de um sistema de controle das áreas de morro, que fez com que acabassem as mortes provocadas por deslizamentos de terra nos invernos.

      Já o último prefeito petista, esse de fato casou com os empreiteiros e autorizou a construção do Shopping Riomar sobre o manguezal do bairro do PIna e também, ao final do mandato, autorizou o Projeto Novo Recife – este que está em questão (esse negócio de novo sempre cheira mal).

      O prefeito atual – Sr. Geraldo Júlio do PSB de Eduardo Campos – simplesmente deu continuidade ao projeto e não oferece nenhuma resistência nem demonstra interesse em alterá-lo. O fato é que o dono da construtora é doador de campanha de todos e todos se dobram aos seus interesses. Mas essa gestão em particular ainda não disse a que veio, a despeito de ter mais de ano de mandato em andamento. Até agora, só expansão da ciclofaixa implantada pela gestão petista anterior. 

      Portanto, Sr. Francisco, nem tente utilizar essa artimanha enfadonha de culpar os governos petistas por todos os problemas do país e das cidades. Mude o disco e melhore os argumentos.

  8. Texto impreciso

     

    O texto está impreciso.

    O embargo da demolição foi resultado de uma liminar da Justiça Federal, derivada de atuação do Ministério Público Federal MPF, em razão do patrimônio histórico da antiga Rede Ferroviária Federal.

    A matéria menciona, apenas, o MP/PE.

     

  9. Descaracterizar o que?

    “que irão descaracterizar completamente a paisagem mais característica da cidade”

    Desculpe, mas nao ha o que descaracterizar ali. A unica caracteristica daquele local eh o completo abandono. Tanto da parte privada como da parte do governo.

    Ninguem queria nada ali e agora que um quer, todos querem. Concordo que, no entanto, a MD nao deveria ter dado esse golpe baixo.

    1. Sim, está em abandono e

      Sim, está em abandono e precisa de medidas urgentes! Mas precisa botar uns arranhas céus insanos não só estragando a vista como também está contribuindo ainda mais para o caos urbano? Recife não tem condições pra isso, é só ver os bairros verticalizados daqui, vide Boa Viagem o inferno que está. Outro agravante é o sistema de esgoto que desde os anos 60 pouco se atualiza. Imagina com essa obra a sujeira que vai dar? Pense, cara!

      1. Vamos avançar para o passado….huuuuum!

        Há anos que aquilo é um local de….nada. Me desculpem, mas a MD não precisa usar de artimanhas, na calada da noite, se eles compraram o local, possuem o alvará para construir, então estão no direito deles. Se algum movimento (paralítico pelo que parece) queria fazer algo ali, por que não entraram com processo público para apropriação pelo estado, município, o escambau…e transformaram numa área “verde”. Aliás, por que nunca se posicionaram sobre as áreas enormes que existiam embaixo dos viadutos no Cabanga, nem nunca se posicionaram a favor do pessoal do Aeroclube, área de suma importância aos aviadores amadores, ainda o que fizeram quanto ao assassinato do coqueiral entre Recife e Olinda!

        Blah! Tudo isso é balela.

        A verdade é que deve ter “Gente” querendo ganhar uns na liberação do processo, ou até para parar de protestar. 

        Quer protestar por algo, proteste pela substituição das barracas de coco na Praia de Boa Viagem por tendas árabes.

        Quer protestar, proteste contra os aproveitadores que no natal vão fazer camping na beira canal de setúbal pra ganhar unzinho, e pondo em riscos as crianças.

        Ao fim, os caras compraram o terreno, o projeto foi aprovado. eles tão no direito.

        Queria fazer algo, fizesse antes, quando o terreno era público (REFFSA).

    2. Senhoras e senhores parem com

      Senhoras e senhores parem com isso , aquele local próximo ao porto está abandonado a décadas, só servindo de abrigo para marginal e vagabundo por favor vocês deveriam estar lutando pra demolir aquilo e não preservar…

      1. Ninguém está lutando para

        Ninguém está lutando para preservar o Cais tal como ele está. A revolta é de que se utilize uma área que possui grande potencial para, além de continuar soprando o balão da bolha imobiliaria, que seja utilizada por poucos. Como a matéria bem, diz o Governo recebeu inúmeras propostas de projetos focados na utilização mais democrática do espaço porém o projeto que interessou a prefeitura foi o de construir mega-torres para encher os bolsos das empreiteiras.

    3. Sobre a descaracterização:

      Na verdade, foi uma expressão errada. Não se vai descaracterizar nada, mas já foram feitos ano passado mais de 20 projetos arquitetônicos para o aproveitamento da área e o governo simplesmente nao se interessou, nem se pronunciou a fazer nada. Dentre os projetos, foram feitos tanto de baixo custo, de sustabilidade, dentre outros. Não teve nenhum pronunciamento do governo quanto a eles já com o interesse premeditado de transformar o terreno num ponto elitista, desnecessário para o centro do Recife. 

  10. Não sei o que é pior…
    …Perder a vista fantástica que tenho do meu apartamento que esses prédios iriam tomar ou assistir a degradação do bairro do são josé, a ineficiência dos orgãos de conservação… e etc e blá blá blá….

    Pra quem vem curtir aqui no Catamarã é massa! Pra quem vai pixar ou expressar sua arte nas paredes dos velhos galpões, deve ser massa tb!

    Mas venha morar no são josé!

    Venha saborear ver seu prédio caindo aos pedaços mas o IPHAM(se é que esse mesmo o orgão regulador) diz que não se pode fazer nada, nem assim nem assado para não discaracterizar o patrimônio histórico…

    Vamos ver se vão lutar tb pela revotalização desta aréa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador