Samsung alerta para risco à privacidade com Smart TVs

Jornal GGN – As TVs inteligentes da Samsung têm um potente sistema de reconhecimento de voz, que levou a companhia a alertar os consumidores: “estejam cientes de que se as palavras ditas incluírem informações pessoais, essas informações poderão estar entre os dados capturados e transmitidos para uma empresa parceira”. O aviso consta na política de privacidade para Smart TVs da Samsung.

Depois que o assunto repercutiu na mídia especializada, a empresa se defendeu, dizendo que leva “muito a sério” a privacidade dos usuários, e que não vende dados de áudio para outras companhias. “Os dados de voz consistem apenas em comandos de TV e frases de busca”. Seria simples verificar se o reconhecimento de voz está ativado e possível desativá-lo a qualquer momento.

Enviado por Anarquista Sério

Cuidado com o ‘papo’ em frente a TVs conectadas, diz Samsung

Da Folha de S. Paulo

A Samsung está alertando usuários para ficarem atentos quando estiverem conversando em frente a uma das TVs inteligentes da companhia.

O sistema de reconhecimento de voz dos aparelhos, que possibilita controlá-los por meio da fala, pode capturar informações pessoais do que for dito pelos usuários em frente ao televisor.

A notícia repercutiu na mídia especializada após ser levantada pelo site “The Daily Beast”.

“Estejam cientes de que, se as palavras ditas incluírem informações pessoais, essas informações poderão estar entre os dados capturados e transmitidos para uma empresa parceira”, diz a política de privacidade para Smart TVs da sul-coreana.

Segundo o texto, a TV coleta dados sobre comandos de voz e “textos associados” com o objetivo de melhorar esse mecanismo.

A empresa parceira citada, que não foi nomeada, converte discursos falados para “o formato necessário” que possibilita o funcionamento do sistema.

RESPOSTA

Em um comunicado enviado à imprensa, a Samsung disse que leva a privacidade dos usuários “muito a sério” e que não vende dados de áudio para outras companhias.

“Os dados de voz consistem apenas em comandos de TV e frases de busca”, disse a empresa.

A Samsung diz também que para saber se o reconhecimento de voz está ativado, basta ver se um ícone com microfone aparece na tela, e que é possível desativar o mecanismo a qualquer momento. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

16 comentários

    • Ué, isto não é coisa de comunistas?

      Vejam só, esta internet das coisas pode matar qualquer um sem precisar uma arma, o exemplo de paralizar o sistema de freios é um mas podemos ter algo mais simples, como por exemplo ligar um fogão sem acender a chama e depois quando tiver com bastante gás ligar o acendedor automático.

  1. “Depois que o assunto

    “Depois que o assunto repercutiu na mídia especializada, a empresa se defendeu, dizendo que leva “muito a sério” a privacidade dos usuários, e que não vende dados de áudio para outras companhias”:

    Vender eh irrelevante pois a questao correta a ser fazer eh se foi arquitetado para vazamentos.  Foi sim.

    Alias, meu computador tambem jura que nao foi feito pra vazar dados.

    Meu carro tambem jura…

    • cuidado com o carro….

      DARPA consegue hackear sistema de carro em rede nacional nos EUA [vídeo]

      http://www.tecmundo.com.br/internet-das-coisas/74875-darpa-consegue-hackear-sistema-carro-rede-nacional-eua-video.htm

      Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa (DARPA, na sigla em inglês) é um órgão do governo americano que responde diretamente ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

      Um dos principais braços da DARPA é o Escritório de Inovação Tecnológica, chefiado por Dan Kaufman, que apareceu recentemente em uma matéria do jornal 60 Minutes, da rede de televisão CBS, demonstrando como é possível invadir o sistema de um carro à distância com um simples laptop.

       

      Código de controle

       

      Na demonstração, um Chevrolet Impala, que conta com o sistema de bordo OnStar, desenvolvido pela General Motors, tem várias funções hackeadas, como os lavadores e os limpadores de para-brisa e a buzina. Até os freios do veículo são desligados remotamente, o que fez com que a apresentadora do programa que dirigia o carro passasse direto por uma fila de cones.

      Segundo o noticiário, que traz poucos detalhes técnicos de como a invasão é feita de fato, os engenheiros da DARPA estabelecem uma conexão com o sistema online do Impala, transmitem uma quantidade massiva de informações para confundir o computador interno do carro e aproveitam essa vulnerabilidade para inserir um código malicioso que permite a reprogramação dos sistemas de controle do veículo.

       

      Falhas de segurança

       

      Kaufman explica que isso só é possível graças à Internet das Coisas, que é a conexão de diversos aparelhos eletrônicos na rede mundial de computadores. O problema é que essas máquinas não possuem defesas eficientes em suas programações que impeçam alguém de acessá-las e controlá-las remotamente, como foi demonstrado no programa.

      A DARPA está tentando desenvolver um software para pequenos dispositivos que seja impossível de hackear, o que poderia resolver os problemas de segurança de muitos aparelhos que utilizamos hoje. Os militares americanos têm um interesse particular nesse caso, uma vez que tal software poderia ser implementado nos drones usados em campo pelas forças armadas em situações de conflito.

       

       

      • Uau!  Impressionante,

        Uau!  Impressionante, Marcon!  So que…  que eu ja tinha certeza disso e o disse varias vezes.  Eletronicos estao sendo intencionalmente construidos pra serem armas apontadas contra voce.

  2. Reconhecimento de voz ativo

    O último paragrafo me intriga. Nos celulares samsung há possiblidade de ativar e/ou desativar GPS remotamente. Qual a garantia que nos darão para o sistema de reconhecimento de voz ter o mesmo processo de ativação sendo executado pela tal empresa parceira?

  3. Inteligente pra burro

    Passa o Jornal Nacional? O Jornal da Band? O Bóris Casoy? O Jornal do SBT? O Programa do Faustão? Big Brother? Discurso do Arnaldo Jabor? Discurso do Pedro Bial? Discurso da Sherazzadd? Zorra Total? Datena? Edir Macedo? Fantástico? Pânico na Tv? CQC? Galvão Bueno? Silvio Santos? Esquenta? Gugu? Malhação?

    Se sim, fica pergunta que não cala: que merda de “Tv inteligente” é essa??? 

  4. Quer dizer se o cidadão

    Quer dizer se o cidadão estiver num rala e rola com a mulher na sala, todos os gritos, sussurros, urros e quetais serão gravados ?

    Nesse caso vai deixar de ser invasão de privacidade, para virar audio pornô.

    Putz !!! é cada uma.

    • “Quer dizer se o cidadão

      “Quer dizer se o cidadão estiver num rala e rola com a mulher na sala, todos os gritos, sussurros, urros e quetais serão gravados ?”:

      Ja sao, Gilson.  Essa eh a razao que as frentes das minhas maquinas de “receber” a internet/.estao cobertas por papel aluminio ha tempos.  E eh a mesma coisa com os computadores da casa.

      Oh, voce nao sabia?!  Entao saiba:  aquelas maquininhas inocentes que inicentemente so se sentam la recebendo sua internet, televisao a cabo, e telefone tem cameras construidas nelas.

      Isso eu digo com toda minha autoridade mediunica.  Voce nao tem que acreditar, nao eh obrigacao sua.  Mas tem que respeitar, isso eu exijo.  E eu digo com todas as letras que todos os eletronicos do mundo estao vulneraveis e voces vao passar pelos quintos dos infernos por causa disso, igual eu passei.

      A coisa eh tao seria que ate mesmo as bordas e botoes do meu monitor eu tive que cobrir com tape.  De novo, voce nao  tem que acreditar.  Mas eu exijo respeito e espaco pra minha mediunidade e NAO aceito “voce ta ficando doido” de comentario.

      Eu nao erro nisso, eh fisicamente impossivel.

      • Cara, faz anos que eu vejo

        Cara, faz anos que eu vejo voce falando disso, nao sei exatamente a quanto tempo, mas ultimamente a cada vez que voce toca neste assunto me lembro de ter lido postagem tua quando eu ainda morava em outra casa . . . . mas a gente ouve coisa pra caramba e vai eliminando algumas coisas para levar a vida em frente, mas então confirmo, isto que voce está falando agora é sério, sou testemunha de que voce sustenta estas observações . . . . . Não tem como fazer um post, algo assim, nos contando com mais detalhes e de forma didática toda esta coisa??? . . . . .  agradeceria . . . .

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome