União Europeia inicia operação contra tráfico de imigrantes

Da Agência Brasil

A operação militar para desmontar redes de tráfico de imigrantes começou hoje (7) com embarcações europeias patrulhando as águas internacionais no Mediterrâneo em busca de membros da chamada “máfia do mar”.
 
A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, anunciou no mês passado que a Navfor Med, uma operação lançada para desmantelar as redes de tráfico, iria entrar na segunda fase.
 
A primeira fase, que essencialmente implicava a recolha e análise de informação sobre as redes de tráfico, funciona desde junho.

 
Seis navios estão já em águas internacionais ao largo da Líbia – o ponto de partida para muitos dos barcos com migrantes –, incluindo um porta-aviões italiano, uma fragata francesa, uma britânica e uma espanhola, além de dois navios alemães.
 
Pelo menos mais três embarcações das marinhas da Bélgica, do Reino Unido e da Eslovénia são esperadas no final do mês para completar a operação, que inclui também quatro aeronaves e 1.318 agentes.
 
A União Europeia deu luz verde à operação em águas internacionais em setembro, mas os navios não estão, por enquanto, autorizados a perseguir traficantes em águas líbias.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tráfico humano?

    Seria se estas pessoas fossem transportadas contra sua vontade, o que não é o caso. Estas pessoas ao final da viagem estarão livres e não escravas. Trata-se de um transporte não autorizado de seres humanos. A União Europeia usa o termo tráfico como uma forma de dizer que está defendendo estes seres humanos, quando o verdadeiro interesse destes humanos é se mudarem para a Europa.  

  2. Federica ou Fabrice e EASO

       Acreditar em qual deles ?

        Glossário inicial:

         FRONTEX : Agencia Européia de Fronteiras e Imigração – sede: Varsóvia

         EASO: European Asylum Support Office – Agencia da UE Bruxelas, que administra as politicas referentes a refugiados e asilados.

       A Sra. FM ( La Bella Bionda ), é uma excelente diplomata, sabe falar muito sem dizer o essencial, alem de boa presença e contatos na midia européia, principalmente a italiana, e ressuscita uma nova “Operação Atalanta” ( já teve varios nomes: Mare Nostrum, Triton, EuroNavFor ……. ), mas o interessante é que a Atalanta 1, foi cancelada, devido a seus altos custos, em abril passado, retornando agora, mas sem a autorização para que os navios militares, afundem, sequer imobilizem os barcos suspeitos, pois tal demanda, apresentada pela Itália e França, não foi admitida pelo Conselho Europeu (Bruxelas). O que FM não disse :

         1. Não apenas a Europa quer pressionar as “máfias”, ela quer impedir que migrantes cheguem a Europa.

         2. Após as 12 mn da costa libia, os refugiados apreendidos, serão retornados a Libia.

         3. A FRONTEX ( Fabrice Leggeri ), será a responsavel por estes mais de 1700 agentes, que irão selecionar os que podem ser uteis a Europa.

         4. Em outra frente migratória ( Egeu – Turquia, Libano e Jordania ), a FRONTEX está estabelecendo acordos, com estes governos, para “regularizar” a imigração, e em parte, deixar Erdogan ( Turquia ) “mais calmo”, claro que com aporte de dinheiro, a seu governo.

          5. Atalanta 2 + ações FRONTEX na Libia e Egeu ampliado, irão segurar, até “selecionar” previamente, os migrantes/refugiados, que a UE está disposta a aceitar *.

           Infelizmente, mas é assim que funciona a realidade, refugiados sirios, iraquianos, afegãos, libios, sub-saarianos em geral, apesar de miseraveis refugiados, tornaram-se uma “arma” politica e economica; para a Jordania, Libano representam verbas, para a Turquia, alem de verbas, uma forma de pressionar a UE, para UE uma possivel força de trabalho qualificado, para a midia mundial uma forma de vender informação, e “escada” para objetivos politicos estratégicos dos que a financiam.

            Todos os atores ganham, só os refugiados, com o perdão do termo: se fodem. ou são “escolhidos”.

             * pelo Acordo  Dublin, ( normas que norteiam a ação da EASO- Bruxelas ), caso um migrante, seja oriundo de um dos paises constantes da relação dos de “risco humanitário”, ele pode requerer o status de “refugiado”, mas sempre no 1o país “Schengen” que ele chegue, sendo identificado ( fotos e impressões difgitais, lançadas no sistema FRONTEX/EASO – individuais e familiares caso seja o caso ), e poderá “circular” por toda a UE, podendo futuramente requerer asilo, até propositura a cidadania, em um dos paises componentes da UE/Schengen, sendo estas solicitações analisadas, pelo país receptor final ( de acordo com suas leis migratórias) – o “país solicitado” – quanto pelo EASO. Os de paises não contemplados na “lista de risco”, podem ser deportados de imediato – o que é raro pelo volume – ou alojados em estabelecimentos de controle, com severas restrições de movimentação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador