Vaias a Aranha são a vitória do racismo na Arena do Grêmio

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Assis Ribeiro

da Carta Capital

Vaias a Aranha são a vitória do racismo na Arena do Grêmio

por José Antonio Lima

Aranha durante a entrevista pós-jogo. O goleiro tem brios e não se acovarda diante da pressão (Foto: Reprodução)

Aranha durante a entrevista pós-jogo. O goleiro tem brios e não se acovarda diante da pressão (Foto: Reprodução)

O racismo brasileiro, que contesta a existência do preconceito e nega ao negro até mesmo o direito de se sentir ofendido, obteve uma vitória expressiva na Arena do Grêmio, na noite desta quinta-feira 18 em Porto Alegre. Três semanas depois de Aranha ser chamado de “macaco” e “preto fedido”, o goleiro do Santos foi xingado de “viado” e “branca de neve”vaiado durante o aquecimento e também a cada vez que encostava na bola durante nova partida entre os dois clubes, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Foi uma clara demonstração por parte de muitos torcedores gremistas da “indignação” provocada pelo simples fato, vejamos só o tamanho do buraco, de ter denunciado o ato de racismo do qual foi vítima em 28 de agosto.

Como de costume, houve uma tentativa cínica de negar que as vaias a Aranha fossem uma crítica ao goleiro e, consequentemente, apoio ao ato de racismo anterior. Durante o jogo, vicejava nas redes sociais o argumento de “vaia ser normal no futebol”. Após a partida, essatese foi encampada por dois repórteres ligados às Organizações Globo, um do SporTV e outro da RBS.

http://www.youtube.com/watch?v=nuQBdlZhJew

SporTV: Aranha, mas você não acha normal as vaias (sic), o que aconteceu de anormal além das vaias?

Aranha: Eu não ligo com vaia, com manifestação de torcedor, desde que seja do esporte. E a gente, sem ser hipócrita… Porque às vezes também a gente fala as coisas, todo mundo começa a achar o que quer. Todo mundo sabe que a vaia hoje foi diferente.

SporTV e RBS: Diferente por quê?

Aranha (olhando para a repórter da RBS): Você sabe por quê? Por que foi diferente?

RBS: É a pergunta que a gente quer saber.

Aranha: Por tudo o que aconteceu no outro jogo, ou não foi? Ou você concorda com o que aconteceu? Você concorda?

RBS: Eu não tenho que concordar com nada.

Aranha: Ah, você não tem… (que concordar ou discordar)? Por quê? Então você não tá nem aí, é isso?

A conversa é perturbadora e chocante em dois níveis. Em primeiro lugar, pelo fato de os jornalistas partirem do princípio de as vaias não terem relação com o episódio de racismo, uma conclusão que desconsidera todo o contexto e, portanto, configura uma clamorosa e patética mentira. Em segundo lugar, pela busca cega da “isenção” por parte da repórter da RBS diante do claro ato racista do jogo anterior, postura resultante, por óbvio, das regras da emissora e cujo resultado é a dissociação entre o jornalismo e sua causa primária, a defesa da verdade.

Por trás das vaias a Aranha e das perguntas feitas ao goleiro após o jogo está também a construção de uma falsa verdade, a de que o goleiro não foi vítima de um ato racista, mas culpado por fazer torcedores gremistas “perderem a cabeça” ao fazer cera durante o jogo entre Grêmio e Santos pela Copa do Brasil. Defenderam essa tese, para ficar em dois exemplos,diretores do Grêmio, e Eduardo Bueno, também da SporTV. O último a fazê-lo foi Luiz Felipe Scolari, o artífice do 7 a 1, que comparou as denúncias de Aranha a uma esparrela.

O caso envolvendo o goleiro do Santos e a torcida do Grêmio é mais um na lista da moralidade alternativa que vigora no futebol, mas é também emblemático como ferramenta de análise da sociedade brasileira. Quem acusa Aranha, e quem silencia diante da pressão sofrida pelo goleiro, de uma forma ou de outra fortalece a reação à busca pela igualdade, contribuindo de forma perversa para a tentativa de “colocar o negro em seu devido lugar”, invisível e subalterno, onde não incomode com suas reclamações insolentes sobre o “suposto” racismo. É uma postura simplesmente abjeta, que ignora décadas de luta e, como disse o próprio Aranha, a dor de muitas pessoas cujo sofrimento está na base das leis contra o racismo.

 

Scolari durante o jogo diante do Santos. Antes da partida ele ajudou a construir a "verdade" segundo a qual o goleiro é o culpado (Foto: Divulgação / Grêmio)

Scolari durante o jogo diante do Santos. Antes da partida ele ajudou a construir a “verdade” segundo a qual o goleiro é o culpado (Foto: Divulgação / Grêmio)

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. BOBAGEM – A LEI CONTRA O BOM SENSO

    Muitos jogadores negros em campo. Enorme quantidade de negros na torcida, gritando para o Aranha. Não há racismo nenhum. O torcedor procura desestabilizar emocionalmente o adversário, principalmente aquele jogador rival que está fazendo a diferença, no caso, o Aranha, que estava jogando muito bem. Faltaram aqui bom senso e equilíbrio emocional, ao jogador e aos torcedores, pois jogo é jogo. Quem é torcedor está imbuído de um estado emocional que o torna menos dono dos seus atos conscientes. O próprio Clube, internamente, pode tomar medidas de disciplina (assim aconteceu na Espanha, com Daniel Alves, onde o torcedor que lançou a banana foi impedido de voltar ao estádio. Pronto, sem drama!)

    1. ALEXIS
       
      Que discursinho  

      ALEXIS

       

      Que discursinho   vazio, não???

      No dos outros não arde né!!!

      Fique nessa de só ver a ârvore ignorando a floresta.

      1. Pelo contrário

        Você quer derrubar a floresta inteira por causa de uma árvore.

        Esta´querendo o que? Dentro de um estádio, com o relógio correndo, e o cara jogando uma barbaridade?

        Senhor aranha, por favor!!! permita-me dizer que estou chateado com o senhor!!!

      2. Simples. O Alexis é 1 dos maiores preconceituosos do Blog.

        Nao é só racista, é homofóbico, antissemita, machista. Dele só se pode esperar esse discursinho vagabundo mesmo. 

    2. Sem drama?
      Talvez, sem drama

      Sem drama?

      Talvez, sem drama para você que provavelmente nunca foi alvo de injuria e discriminação racial.

      Se foi, tornou-se insensível à dor e à humilhação.

      O mínimo esperado é que se faça justiça e se puna com rigor o clube e a torcida.

      O clube por ser tolerante com os episódios de racismo, que não são poucos, e a torcida por ser reincidente.

       

    3. so uma questão
      Bobagem é o seu comentário,se a torcida do Gremio tivesse um minimo de bom senso deveria é estar pedindo desculpas.Outra o ofendido não foi voçe,e sim o goleiro Aranha,que por sinal tem demonstrado um altivez,não se rendendo as provocaçôes.Me lembro do Junior,que jogou no Fla,seleção,que quando jogava na Europa foi vitima de racismo,e ao final do jogo disse que se(acho que foi isto que disse,não lembro agora)gostaria de nunca mais jogar naquela cidade.No outro dia quando saia do hotel,o loby estava cheio de flores com pedidos de desculpas.Tinga,jogador do cruzeiro,que tambem sofreu com o racismo,recebeu apoio ate da torcida adversaria ,a do galo.Não é o Aranha que esta aumentando a dimensão do caso,ms a torcida do Gremio.

      1. Desculpas?

        Desculpas devia estar pedindo a Dilma a galera VIP da abertura da Copa do Mundo. 

        O Aranha não é o Daniel Alves, é claro. Eu prefiro a atitude do Daniel Alves.

        Bom senso não se compra na farmácia nem é regulado por Lei alguma. Nesse caso, juiz de futebol (e as mães destes) deveriam exigir jogos com porteira fechada e transmitidos apenas pela TV.

        1. A Dilma deve se desculpar por

          A Dilma deve se desculpar por ser ofendida? O Aranha também? Parece que sua indignação seletiva não te permite denunciar o racismo de torcedores gremistas e da postura tolerante do clube com ato abjeto. Será que tu aha que o Alckmim deve desculpas ao povo de SP pelo racionamento de água ou pela corrupção no metrô. Dilma demitiu denunciados. Alckmim protegeu. Grêmio ficará impune? Se ocorrer será a farsa branca burguesa debochado de todos nós, como a jornalista global.

          1. Vou redactar melhor

            Desculpas deviam estar pedindo para Dilma, os sujeitos da galera VIP da abertura da Copa do Mundo.

            Na próxima mando um desenho.

          2. Formula mal o q queria dizer, mas nao perde a pose…

            Nao é preciso desenhar, basta redigir de forma clara da primeira vez. Haja arrogância!

    4. Sem drama?

      Sem drama com racismo, com escravidão, com pedofilia, com a homofobia, com o machismo, sem drama pelo racionamento de água em SP, sem drama com o jornalixo da Globo, e o Aranha, todos os negros, pobres, que se danem, nào é isso? Tudo para salvar o Grêmio e continuar com a impunidade. 

      1. Não é por aí!

        Quando Daniel Alves recebeu a banana (e comeu), o clube anfitrião (não lembro qual, acho que Valladolidl) identificou o sujeito e este ficou proibido de entrar ao estádio durante vários anos, ou seja, foi punido sim. A imprensa espanhola não fez carnaval de racismo, mas apenas elogiou a atitude inteligente do Daniel e, em consequência, muitos aqui sentem orgulho do Daniel Alves, gerando uma corrente positiva.

        No caso atual, por causa deste excesso de bom mocismo acima do chamado “politicamente correto”, tentaram incendiar a casa da moça, em Porto Alegre e, ainda, houve aumento do racismo sobre o Aranha e, conjuntamente, maior Ibope nos jornais, realimentando o mesmo fato numa espiral negativa.

    5. Inacreditável

      Alexis,

      acompanho sempre seus comentários e concordo com muito do que diz em outros temas, por isso mesmo acho inacreditável esse seu posicionamento. 

      Não tem como explicar, justificar ou relativizar a atitude da torcida.

      Gosto de futebol e já fui muito a estádios no Rio.

      Chamar o juiz de filhodaputa ou “hostilizar” o jogador adversário com vaias e alguns insultos é algo impessoal. Faz parte do futebol, e quem não é do meio não vai compreender.

      Porém, nunca os xingamentos e as vaias são dirigidas a algum jogador por sua cor, raça ou credo religioso. Não faz sentido, não tem nada a ver com o futebol, além de ser algo burro e criminoso.

       

       

      1. À moda antiga

        Pois é Luis.

        Já estou com 64 anos e vi muita coisa.

        Jogando basquete, uma vez, uma torcida inteira (do time rival) me chamou de corno, pois a minha ex-namorada estava de caso com um cara daquela turma.

        Foi um horror. Tinha vontade de subir à arquibancada e bater em todo o mundo. O pior é que tinha até amigos meus me xingando.

        Depois do jogo, passou tudo rápido. Os caras queriam me desestabilizar, e quase conseguiram, Teria que ver quando tinha lances livres!

        Aranha podia ter colaborado e tomado paciência, pois, nos campos de futebol acontece isso e muito mais.

        Meu pai me falava muito disso. Ele escreveu um livro: Psicologia aplicada al arbitraje (em espanhol)” e, ainda, trabalhou mais de 15 anos com a seleção de Colômbia de futebol

         

  2. Não espere do torcedor do

    Não espere do torcedor do Grêmio que ele seja solidário com o Aranha. Na cabeça dele, e do gaúcho, fica a impressão de que “um marmanjão ficou de mimimi com uma menina bonitinha”, e que podia (e devia) ter vergonha na cara e aceitar as desculpas da garota, que perdeu o emprego enquanto ele está ganhando dinheiro às pampas.

    No final, é isso.

    1. É. Pobre garotinha inocente… Haja cara de pau p/ defender isso

      É preciso que esses racistas sintam que haverá consequências para o racismo deles, que ofensas racistas nao sao “um direito” deles. 

  3. cinismo e desfaçatez é pouco

    a cara da pistoleira da globo-rbs.

    Que NOJO!

    Aranha deveria ser beatificado pela calma e elegancia como ele trata/reage ao RACISMO evidente e abjeto que sofre na Arena do gremio. Triste fim do tricolor gaúcho…  🙁

  4. RACISMO DAS ORGANIZADAS DO GRÊMIO É NOTÓRIA

    E o Aranha cada vez maior, a torcida do grêmio … triste, triste de dar dó.

    Não são todos, é verdade. Mas são muitos, qualquer um que frequente estádios em Porto Alegre sabe disso há muito. 

  5. Parabens ao aranha !
    Um

    Parabens ao aranha !

    Um grande exemplo para jovens negros,jovens brancos para

    jovens negros+brancos, para jovens negros+brancos+ X .para

    o brasileiro no geral .Essa de tapinha nas costas..tá tudo bem ..agora

    vai trabalhar..já era!Racismo não perdoa e não deve ser perdoado.

    1. Não ficou claro…

      Bom, eu não vi “coitadismo” nenhum no Aranha, ao contrário, ele enfrentou o racismo contra si com corajem e serenidade desde o início… Já a jornalista e sua “isenção” cheia de hipocrisia me deu pena, e quando digo isso não espero, e nem quero, “colher fruto” nenhum dela.

      Acredito que o mundo em sociedade, principalmente o jurídico, não deveria ser composto e/ou definido por adjetivos como “coitadismo”, “vitimismo”, “agressivismo”, “competitivismo”, mas sim por leis justas e igualitárias; aquelas que analisam e nos dão a compreensão necessária diante da relatividade que se cria com heranças de qualquer tipo (inclusive de cor de pele), utilitarismo, meritocracia como um fim em si, etc…

      Eu por exemplo, prefiro um judiciário melhor (hoje um sonho distante), um jornalismo melhor, tudo gerando “ganho de frutos” para a formação de um povo melhor, que nos conduza e traga a sociedade para a justiça, a coragem e o perdão.

      Um abraço.

  6. Racismo

    Assis, 

    Tudo bom ?

    Não existe preconceito racial neste país.

    Ali Kamel inclusive fez um livro sobre o assunto, ao qual Diogo Mainardi elogiou bastante – nunca vi comprovação melhor a respeito do assunto.

    Voltando ao normal- Quando começarem a surgir comerciantes negros instalados nas lojas de shopping centers na zona sul do RJ (já disse aqui que dou uma colher de chá, não vale o Fashion Mall), começarei a olhar o assunto de modo diferente.

    Quanto ao ocorrido no RGS, sei…

      1. Revista boa

        Dê,

        Como vai vosmecê ?

        A tua revista preferida vem me nanadando ótimas proipostas prá assinar aquilo por um ano, estou pensando rsrsrs

        Um abração

        1. Amigo Alfredo, isso é praga

          Amigo Alfredo, isso é praga …nem por brincadeira. hehehehehe…… Veja??  Pago para não receber!!!  Recentemente fui abordada por uns moços na porta do supermercado querendo me vender assinaturas da famigerada…. O primeiro ano sairia quase de graça.  Minha resposta foi essa que escrevi:  onde pago pra não receber??    Tô fora.  Aquil não é jornalismo!!

          Abraços 

          D

  7. “Não somos racistas” – Ali Kamel

    Aranha se torna a grande figura da luta anti-racista num país onde o racismo campeia, secularmente. Há de todo tipo, entre nós, principalmente o racismo “cordial”, do eu-te-xingo-e-te-humilho-mas-depois-te-dou-um tapinha-nas costas, é o racismo do “deixa-disso”, “tudo-bem”, “deixe-de-coitadismo-e-reconheça-seu-lugar”… Até pessoas que se dizem progressistas mal conseguem encobrir seus preconceitos, vide as batalhas que há aqui mesmo no blogue quando o assunto é a causa indígena, ou questões de gênero. “Não somos racistas” diz o poderoso ideólogo da Globo, a repórter segue o mestre e muita gente tem a cabeça feita por isso. Cabe perguntar: “nós” quem, cara pálida?

    1. Só resta saber  se ele

      Só resta saber  se ele realmente queria encabeçar essa luta anti-racista.  Uma tremenda sacanagem ao meu ver Jair, com o goleiro.  Foi se defender , e com todo direito, diga-se de passagem, de uma agressão gratuita, e agora todos esperam dele uma batalha do rochedo contra o mar.  Mal termina um jogo e os repórteres caem em cima dele, esperando  frases de efeito, respostas magistrais, atitudes de um Luther King!!  As vezes pode ser um peso muito grande, até mesmo uma responsa que ele não gostaria/ queria ter.   Enfim, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos

      abç

      1. Dê,

        O que há de mais digno, ético e corajoso nessas tomadas de posição do Aranha é que ele não é militante de movimento social constituído. Devido a seu caráter e sua articulação intelectual, é alguém capaz de refletir e reagir eticamente frente a uma situação iníqua. Se todos os cidadãos, inclusive jogadores de futebol, fossem assim…

        Abrass

        1. Jair, quantos poderiam ter

          Jair, quantos poderiam ter feito isso lá atrás e não o fizeram?  Não posso deixar de pensar em Pelé, nessas horas.  Principalmente agora, que não joga mais, bem que poderia encampar esse grito e melhor, afinal trata-se de  figura conhecida mundialmente.  Não faz!!  Agora, Aranha, tem uma carreira pela frente, quanto será que custará “essa pedra” no caminho??  Espero e torço muito por ele, um rapaz digno, e bem diferente de outros jogadores, com uma ótima percepção.  Mas continuo tendo pena dele e do peso que, uma hora para outra, passou a carregar. Mas, como já cantava Vandré…quem sabe faz a hora….  torço por ele e torço pelo fim do preconceito, quem sabe né?

  8. Xingamentos em campos de futebol sempre existiram

    O problema é que esse caso alcançou outra conotação, a do racismo. E aí, para a torcida do Grêmio afastar a fama de racista, vai ser preciso se comportar de outra maneira.

    Agora, no último jogo entre Santos e Grêmio, as câmeras de televisão filmavam os torcedores gaúchos xingando o Aranha, talvez para, quem sabe, registrar outra injúria racial como a praticada pela torcedora Patrícia Moreira, e o ridículo da situação foi exposto: não vale chamar de “macaco”, mas vale chamar de “corno”, “viado” e “filho da puta”. Inacreditável. Se é para aplicar a lei, que ela seja aplicada sem exceções.

    O problema disso é que a cultura “desportiva” sempre admitiu os xingamentos vindos da torcida, não exatamente os de cunho racial. Todas as torcidas tradicionalmente fazem isso. Miram num jogador, geralmente o mais importante, e xinga. “Fulaaaano, viaaaado”, cansei de ouvir isso em jogos de futebol. Fora outros xingamentos mais violentos, como os que se ouviam contra o goleiro Júlio César, na época em que ele jogava no Flamengo, por ter se casado com uma das ex-mulheres do Ronaldo Fenômeno, Susana Werner, gritados por muitas torcidas Brasil afora, não só do Rio de Janeiro. Como você vai exigir que o torcedor agora seja proibido de xingar o jogador do time adversário? Porque é exatamente para isso que o cenário criado se dirige. A rigor, nenhum torcedor poderá xingar jogadores do time adversário, nem árbitros, nem técnicos, nem gandulas, nem repórteres de campo, nem policiais, enfim, ninguém, independentemente do xingamento se constituir ou não em injúria racial, já que a ofensa, em maior ou menor grau, dependendo do xingamento, existe em qualquer caso. Não se pode dizer que apenas em caso de injúria racial é que há ofensa grave, digna de punição. Isso seria arbitrariedade, discriminação etc.

    Todas as vezes em que isso acontecer, o clube apoiado pela torcida que xinga deve ser banido da competição, como aconteceu com o Grêmio na Copa do Brasil deste ano. Criou um precedente muito sério esse caso.

    1. o “pobrema” é que…

      …chamar de “de “corno”, “viado” e “filho da puta”” faz parte dos xingamentos do jogo (embora eu não concorde com eles e por isso e por outras coisas não vá a jogos de qualquer espécie).

      Mas chamar alguém de “macaco” sendo ele de origem africana, É RACISMO sim !

      Os repórteres da rbs (rede baixos salários) quiseram ver se o GRANDE ARANHA era algum ignorante e se ferraram : Ele é mais inteligente que toda a malta que o vaiou e do que os cretinos que o “entrevistaram”…

      Além de não ser COVARDE e OMISSO, como a esmagadora maioria dos gaúchos e homens/mulheres de bem, que tomaram ciencia deste caso escabroso e que mais uma vez envergonha a o Brasil.

      Salve os homens de bem deste país ! Salve o Aranha !

       

      1. Chamar de “macaco” é crime de injúria racial

        Não é crime de racismo. Racismo seria, por exemplo, se barrassem a entrada de Aranha no estádio por ele ser preto (terminologia usada pelo IBGE e atualmente desprovida tecnicamente de sentido racista como antigamente).

        Mas o problema indicado no meu comentário persiste. Deve ser punido quem pratica outros tipos de crime de opinião nos estádios e não apenas injúria racial.

        Creio que o Sr. Aranha concorda comigo. Mas é só um palpite. Ele certamente, como um homem que se mostra tão plenamente consciente sobre os direitos das pessoas, não vai agora defender que apenas os pretos é que devem ser protegidos como ele foi, ao ponto do Grêmio ter sido banido da Copa do Brasil.

        Se chamarem um jogador egresso do Nordeste por termos e/ou expressões pejorativos, o Sr. Aranha certamente irá condenar, acredito. Ele não é egoísta a esse ponto. Da mesma forma se um jogador homossexual for xingado. Ou um heterossexual for chamado de “corno”. Fora as mães dos árbitros, xingadas de “puta” para baixo.

        Espero que Aranha repreenda a torcida do Santos quando quiser xingar as pessoas na Vila Belmiro. Vamos aguardar. Ele agora deve exibir coerência.

        1. bom, exigir coerência…

          … em estádios de futebol, me parece um pouco difícil.

          Acho que os japoneses, durante a copa TENTARAM ao limparem a sujeira que fizeram antes de ir embora.

          Mas se fossem coerentes mesmo, nem teriam sujado. Viriam com saquinhos plasticos no bolso e colocariam tudo dento, e ao sairem, jogariam em lixeiras separadas por tipo, como fazem em casa… mas como é “jogo de futebol” aí serve tudo junto e misturado. Pelo menos deram um “exemplo”.

          Quanto aos chingamentos, acho que aí vai demorar mais tempo para a malta ficar educada… aí por uns 100 anos.

          Não sei se exigir do Aranha que ele repreenda a torcida do Santos, quando ela sair fora do sério, não é exigir demais de um ser humano que só esta querendo um pouco de justiça… no meio de tanta injustiça e ignorância. Daí por que não perco meu tempo em estádios de futebol.

        2. Argolo, embora foste claro no

          Argolo, embora foste claro no que escreveu, fiquei com algumas dúvidas:

          Você concorda que na cabeça do Aranha, baseado em comportamentos da torcida em episódios anteriores, ele foi alvo tão somente de RACISMO neste jogo (ou injúria racial, que seja)? E que ele tem o direito legal até de entrar na justiça com esta alegação, e pode ganhar o caso?

          Que ele nada tem a ver com palavrões expressos exporadicamente pelos estádios?

          Eu não acho que ao se defender do problema dele com a torcida do grêmio, implica em ele defender todo tipo de xinagamentos em estádios. O mínimo, é não estar entre os atuantes.

          Qual sua conclusão sobre crimes de xingamentos (digamos comuns, ‘de estádio’) x injúria racial? Eu concordo que o ideal é punir os dois casos. Mas como a realidade não é esta hoje, acha justo punir pelo menos o mais grave, que é este segundo, ou não, o certo é punir tudo ou nada?

           

          1. “Você concorda que na cabeça

            “Você concorda que na cabeça do Aranha, baseado em comportamentos da torcida em episódios anteriores, ele foi alvo tão somente de RACISMO neste jogo (ou injúria racial, que seja)? E que ele tem o direito legal até de entrar na justiça com esta alegação, e pode ganhar o caso?”

            Eu compreendo que o Aranha se sinta discriminado racialmente sim pelo comportamento da torcida do Grêmio no último jogo contra o Santos. E o motivo dele compreensivelmente se sentir assim é pelo que aconteceu no jogo anterior, claro. Não posso tirar a razão dele pensar assim. Ele tem o direito de pensar assim e inclusive tem o direito de processar o Grêmio caso acredite que foi mais uma vez vítima de um crime com motivações raciais. Ele pode achar que as pessoas só não foram mais agressivas, chamando-o mais uma vez de “macaco”, pela repercussão do primeiro caso. Não posso dizer que ele está errado ao pensar assim. Ele tem todos os motivos do mundo para achar isso. Se vai ganhar o caso ou não, é mais complicado dizer, porque, apesar de existirem indícios de que a torcida do Grêmio pode ter agido com motivações racistas, essa conclusão não decorre necessariamente da vaia e dos xingamentos, pois os torcedores que o vairam e o xingaram na última partida podem ter feito isso em retaliação à desclassificação do Grêmio da Copa do Brasil e não exatamente por serem racistas.

            “Que ele nada tem a ver com palavrões expressos exporadicamente pelos estádios?”

            Qundo eu exigi coerência, não só do Aranha, mas de todo mundo, frise-se, eu tinha em mente justamente o que eu vi nas cenas do último jogo. Os torcedores do Grêmio que xingaram o Aranha evitaram usar termos que caracterizassem injúria racial, como se isso mudasse a situação em termos de prática de crimes, quando não muda. Se não é injúria racial, pelo menos é injúria. Sem falar que existiram certamente os racistas que evitaram praticar injúria racial, mas agiram motivados por ódio racial. É justamente esse ardil que tem que ser combatido com a aplicação mais rigorosa da lei. Portanto, o Aranha tem que combater também outras injúrias e agressões verbais e não só as que sejam estritamente injúrias raciais.

            “Qual sua conclusão sobre crimes de xingamentos (digamos comuns, ‘de estádio’) x injúria racial? Eu concordo que o ideal é punir os dois casos. Mas como a realidade não é esta hoje, acha justo punir pelo menos o mais grave, que é este segundo, ou não, o certo é punir tudo ou nada?”

            Em relação à primeira pergunta, eu considero que o caso do banimento do Grêmio da Copa do Brasil abriu um precedente sério para punir qualquer outro clube pela conduta da torcida em relação aos xingamentos a jogadores de futebol. Considero que, apesar da injúria racial ser aparentemente mais grave, xingamentos homofóbicos, opressores da condição feminina e outras formas de discriminação e preconceito devem gerar o mesmo tipo de punição aplicada ao Grêmio no episódio envolvendo o goleiro Aranha.

            Com relação à segunda, aí não há meio termo: ou se aplica à lei em todos os casos ou em nenhum, sob pena de discriminação. Todos são iguais perante a lei. Se existem duas normas que incidem em dois casos diferentes, não tem por que aplicar os efeitos num caso e ignorar o outro. A vítima que não foi protegida estará sendo discriminada em relação à vítima protegida pela justiça.

            O que eu estou dizendo aqui é o seguinte: se um jogador negro sofre injúria racial e uma auxiliar do sexo femino (antiga bandeirinha) sofrer xingamentos que evidenciem preconceito de gênero, por que dar tratamento diverso a cada um dos casos?

            Tem que aplicar a punição também no caso da agressão à auxiliar do sexo feminino.

            A mesma coisa vale para as outras injúrias. Até porque, como o segundo caso do Aranha pode evidenciar, alguns racistas podem usar o subterfúgio de não partir diretamente para a injúria racial. Mas a motivação racista estará lá, presente.

             

             

          2. Obrigado pela resposta, e

            Obrigado pela resposta, e apesar de elucidativa e provida de bons termos onde me faltava vocabulário, quando li seus comentários anteriores, tinha ficado com a impressão que você pode ter achado que o Aranha tivesse alguma obrigação em demonstrar indignação também perante a sua torcida. Como se apartir de agora, ele fosse obrigatoriamente encarregado de bancar o Mandela do futebol. E que esta seria a forma dele provar estar agindo “coerentemente”.

            Do meu ponto de vista seria excelente tal atitude, mas não acredito que ele precise fazer mais nada a respeito pra que eu continue avaliando seu caráter no mesmo padrão que eu nivelo qualquer pessoa [que eu não conheça]. Ou seja, não cai, e nem sobe no meu conceito. Ocorrendo desta forma, ele apenas teria resolvido seu problema com a torcida do Grêmio na justiça, e pronto. Não seria menos ou mais coerente por isto. Repito, seria muito bom se ele defendesse uma bandeirinha se vier a ocorrer crime de gênero vindo de sua torcida, ou um jogador hétero chamado de viado etc, e até me identifico muito mais com o perfil de quem age desta maneira, mas não classificaria-o como incoerente, caso ele deixasse que a própria pessoa se defendesse, assim como ele fez no caso dele.

      2. Covarde e omisso???? Por um

        Covarde e omisso???? Por um acasso de onde vc é palhaço, vc esta criticando o racismo e pratica o preconceito. genaralizando um estado brasileiro.

         

        Gostaria de saber quem é valente e corajoso para vc.

        1. você gosta de ofender ???

          … o alivio dos cretinos é a destemperança verbal.

          que tal aprender a ler e tentar entender o que escrevi ?

          vai estudar…

  9. Inacreditável mesmo é como os

    Inacreditável mesmo é como os torcedores do Grêmio conseguiram reforçar a imagem negativa do clube. Que em campo de futebol sai todo tipo de palavrão é fato; que setores da torcida gremista sempre chamaram os colorados de “macacos” também é fato; que a RBS/Globo fizeram um tremendo estardalhaço cima da torcedora  também é fato. Todavia, se os gremistas quisessem limpar a barra deveriam ter adotado outro comportamento nesse jogo. Vaiando o Aranha só confirmaram a péssima imagem do clube. Agora, mais do que nunca, ficaram marcados como racistas intolerantes.

    1. Estes também “não entenderam”

      Estes também “não entenderam” a diferença dos xingamentos, esta que o Aranha denunciou em sua entrevista aos discípulos alikamelianos, no vídeo acima. Na verdade, fingem não entender, por má-fé, ou são mesmo inconscientes disso, por não conseguirem se colocar no lugar do outro, daquele que sofre na pele, literalmente, e na alma, a dor da iniquidade.

      O complicado na ideologia não é que ela possa ser consciente, como uma tomada de posição política, por exemplo, mas que também seja falsa consciência, algo que mascara a realidade, na base do “me engana que eu gosto”, “essa é minha opinião”, etc. Daí a posição dos torcedores racistas, repórteres, do desenhista acima e de comentaristas das redes sociais. Como diria o grande ideólogo da Globo, “não são racistas”…

    2. muito boa

      mas se tua intenção era fazer crítica do feio espetáculo proporcionado por boa parte da torcida gremista … claramente não tens noção do que é racismo

  10. Concordo em partes com o

    Concordo em partes com o autor.

    Antes de tudo, o racismo venceu, infelizmente. Mas não pelo fato da torcida gremista vaiar e xingar com termos não racistas o goleiro Aranha. Mas por colocá-lo como culpado pela exclusão do Grêmio da Copa do Brasil em vez daqueles torcedores racistas, que provocaram o atleta. Enfim, preferiram defender o clube e seus torcedores, racistas ou não, a condenar o ato, motivo único da exclusão. Eu, como torcedor, entendo o embate razão x emoção neste caso. Mas ficaria, sem dúvida, na primeira opção.

  11. Dignidade

    Reconhecer a dignidade alheia parece ser atributo somente de quem a tem.

    Essa dupla de repórteres esportivos envegonham a humandidade, mais do que a torcida racista, pois a torcida é uma massa de ignorantes num estádio, exercendo sua estupidez, enquanto os repórteres – supostamente formados numa faculdade de jornalismo – perdem a oportunidade de se posicionarem veemente contra a prática de racismo.

    Na entrevista fica evidente a atitude de deboche com o goleiro. Principalmente quando a repórter da Globo sai rindo.

    Muito digno o jogador, o mesmo não posso dizer dos reporteres.

  12. Ao meu ver, Aranha saiu dessa

    Ao meu ver, Aranha saiu dessa pior do que quando entrou.  Ao se negar a aceitar as desculpas da torcedora, Aranha se colocou como uma pessoa ranzinza, raivosa, ressentida, incapaz de perdoar.  Tivesse Aranha a grandeza de aceitar as desculpas da garota e a perdoasse, se igualaria a grandes personalidades da história que um dia foram ultrajadas, tais como:  Martim Luther King, Gandhi, Mandela e até mesmo Cristo.  Aranha se vitimizou e no inconsciente coletivo das massas, não há nada pior do que alguém que posa de vítima para tirar proveito de alguma situação que lhe é desfavorável, ainda que inconscientemente.  Só vence as grandes lutas, os grandes lutadores.  Aranha se apequenou!  

    1. Que bom que o aranha não seja

      Que bom que o aranha não seja Mandela nem Martin Luther King,nem João Candido,nem Malcom X nem Gandhi

      nem Cristo..que seja o Aranha e mantenha a postura , grandeza e luta dos anteriores em tempos outros…atuais.

    2. Eita povo desinformado que gosta de opinar a toa

      LEIA O LINK ABAIXO (JUNTO TEM UM VIDEO):

      http://espn.uol.com.br/noticia/438118_aranha-perdoa-gremista-mas-nega-encontro-nao-sou-amigo-dela-nunca-fui-e-nao-tenho-interesse-em-conhecer

      ‘Não sou amigo dela, nunca fui e não tenho interesse em conhecer’
      Aranha perdoa torcedora do Grêmio, mas descarta encontro e diz: ‘Vai ter que pagar pelo que fez’

      O goleiro Aranha concedeu perdão à Patrícia Moreira, gremista que o chamou de “macaco” na partida entre o time gaúcho e o Santos na semana passada pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil – a partida de volta não aconteceu porque o clube tricolor foi expulso da competição -, mas negou agendar um encontro com a torcedora.

      Neste sábado, após a partida contra o Vitória, no Pacaembu, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogador disse que o perdão só não veio antes porque ele precisava esperá-la se manifestar – mas, apesar disso, espera que ela seja punida de acordo com a lei.

      “Estou satisfeito com muitas coisas que aconteceram e chateado com outras. Estou satisfeito com a mobilização que teve; com a imprensa que teve coragem para expor; satisfeito com as pessoas, com muita gente que não concorda e repudia esse tipo de ação. Estou chateado pelo que aconteceu com a casa da garota, que apedrejaram, porque não foi só ela. Até entendo a mágoa, tinha muita gente que queria extravasar, mas, se a gente quer uma nação mais justa, mais igual, a gente também tem que respeitar o próximo e saber onde vai o seu limite. Tem que tomar cuidado porque, de vítima, a gente pode passar a agressor”, iniciou.

      Ao ser questionado se a perdoava, ele disse que não queria se apressar. “Tem duas situações. A primeira: queriam que eu desse o perdão para ela sem que ela tivesse pedido desculpas. Não tem como antecipar as coisas. Desde que aconteceu, esperei. Os amigos mostraram que ela não era uma pessoa racista na vida dela. A outra é que, em vez de pedir desculpas, ela assumiu, deletou as redes sociais, e talvez por isso acabou tomando essa proporção. E isso foi bom. Para mim, como cristão e ser humano, precisava disso para desculpá-la e isso não quer dizer que eu não quero que justiça seja feita”, explicou o goleiro.

      O goleiro Aranha perdoou Patrícia Moreira, mas quer punição para gremista

      “Um erro não justifica o outro. Por mim, como pessoa, [ela está perdoada] sim, mas existem leis justamente por isso”, prosseguiu o jogador, explicando que não quer que ela fique impune.

      Em seguida, o jogador foi questionado se atenderia ao pedido de Patrícia para que eles se encontrassem, o que negou.

      “Não vejo necessidade, porque seria uma outra situação. Algumas pessoas diriam que eu queria me promover e ela também. Não sou amigo dela, nunca fui e não tenho interesse em conhecer, perdoo, mas ela vai pagar pelo que ela fez, do mesmo jeito que ela pediu desculpa, estou perdoando, mas ela vai ter que pagar.”

      Por fim, o atleta disse que, apesar da humilhação vivida, a reação das pessoas o animou, pois a rejeição ao ato de Patrícia pela maior parte das pessoas dá esperanças para mudanças.

      “O que eu esperava aconteceu: a maioria da população me apoiou. Isso vai servir para mudar muita coisas. Vai abranger mais, que é a educação. No jogo seguinte, torcida do Botafogo gritou meu nome, me aplaudiu e em nenhum momento o Botafogo deixou de fazer o jogo dele. Xingamento não influencia na partida. Não é porque eu não ofendo [como torcedor] que não vou empurrar”, finalizou o goleiro.

    3. Haja cara-de-pau p/ defender isso!

      Quer dizer que a racistazinha devia ficar impune, nao foi nada, coitadinha, e que o ofendido é culpado por nao “perdoar”? Francamente! 

  13. De um tal de Duda Amaral no Facebook. Gostei.

    “Aranha, vou te dizer uma coisa: sempre estarei do teu lado e te defenderei quando gremistas ou torcedor de outro clube te chamar de macaco ou outro insulto racista como “alguns” fizeram naquele outro jogo. Mas fora isso, tu fala muita bobagem e não tem noção de como tu atrapalha o combate ao racismo. Toda a torcida está te vaiando, eu seria mais um se na Arena estivesse, mas por vários motivos, nenhum deles por concordar com as injúrias que foram proferidas no último encontro. Então, tu fala besteira quando afirma que a vaia uníssona é a concordância dos torcedores com o racismo. As vaias são pela tua arrogância em não aceitar o perdão de uma infratora que te pede aos prantos. As vaias são por tuas atitudes antidesportivas ao retardar a partida o tempo todo. As vaias são por tuas omissão ao dizer que sofre preconceito em quase todos os jogos, mas ter acusado somente o Grêmio de racismo. E as vaias são principalmente pela tua generalização ao dizer que todos os gaúchos são racistas. Parabéns pelo teu ato de não aceitar os insultos calado como o Rei Pelé, mas uma grande vaia pra ti por tua arrogância e falta de discernimento entre quem te discrimina do resto de um estado inteiro. P.S.: parabéns ao Tinga, que sofreu muito mais com o preconceito, e teve a grandeza de convidar a torcedora que gritou “macaco” para trabalhar na Central Única das Favelas (Cufa) e acompanhá-lo em palestras contra o preconceito”

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=776118572430271&set=a.456021007773364.100212.100000964060868&type=1&fref=nf

     

    1. “uma grande vaia pra ti por

      “uma grande vaia pra ti por tua arrogância e falta de discernimento”… Comentário vergonhoso, de quem quer parecer muito justo, equilibrado, humilde e cheio de discernimento…

  14. OUVI ARANHA DIZER QUE IRÁ PERDOAR

    Uma das coisas boas que acabei, logo após o jogo,  ouvindo em entrevista foi dita por Aranha.

    Com a cabeça erguida, mas com sabedoria, Aranha acabou afirmando que irá perdoar a moça que o havia injuriado, embora pretenda que ela seja punida.

    Esta é a melhor decisão que ele tomou.

    O perdão é a melhor maneira de combater o racismo.

    As pessoas erram e, quando estão dispostas a pedir perdão, mostram que querem mudar. Devemos ter a compreensão necessária para entender que racista ela não é. O racista jamais pediria perdão. Eu os conheço e muito bem. Há rancor em suas almas. Não choram. Odeiam.

    Não podemos criar um clima de revanche. Combate-se o mal com o perdão.

    Somos todos iguais. E só com o ato de amor –  e este ato é tanto pedir perdão como perdoar – é que teremos vitória sobre o preconceito.

    Mandela perdoou e esta foi a sua crítica mais forte que não eliminou o racismo, mas trouxe, na África do Sul, uma igualdade na lei para todos. Mandela pacificou e mostrou o caminho. Sua grandeza foi ter a a dignidade para perdoar e entender que este é o caminho

    “Em julho de 1996, Mandela ainda estava lembrando ao Congresso Nacional Africano (CNA) num encontro privado de veteranos da luta:

    – Você não deve negociar seus princípios, mas você não deve humilhar a oposição. Ninguém é mais perigoso do que aquele que é humilhado.

    Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/a-capacidade-de-perdoar-fez-de-mandela-uma-figura-critica-11020379#ixzz3CjgSa9S6

    Parabenizo, aqui, Aranha por sua atitude.

    Ele está apagando a fogueira do ódio e do preconceito, com o perdão.

     

  15. contra o racismo mas a favor da justiça

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

    Sou torcedor do Santos e defendo o direito do goleiro Aranha de exigir que os responsáveis pelas ofensas racistas que sofreu sejam punidos. Mas também acho que o Grêmio não deve perder seu direito de lutar dentro de campo pela classificação no jogo de volta. O crime de racismo não foi iniciativa do Grêmio, mas de punhado de vândalos que existem em todas as torcidas. Se esta punição for adotada como critério, nunca mais o futebol será decidido dentro de campo, mas nos tribunais. Quem acompanha futebol sabe que não há um único jogo em que não ocorram atos de racismo e outras formas de desrespeito entre as torcidas. No ano passado, torcedores do Corinthians usaram sinalizadores que causaram a morte de um adolescente boliviano. Depois disso, em um jogo pelo campeonato paulista voltaram a usar este artefato proibido e potencialmente letal contra torcedores e jogadores do Santos e o Corinthians não foi punido em nenhuma das duas competições. Esta falta de critério em que o rigor é exagerado contra alguns e não existe contra outros está matando o futebol.

  16. EXCELENTE postagem ! Assisti e fiquei revoltado com a SPORTV

    Foi inadmissível a atitude dos repórteres, mas quebraram a cara, porque o Aranha é inteligente e articulado e segurou a onda e não se deixou acuar nem intimidar. No caso do povo e sua cultura, infelizmente temos de ter paciência para mudar isto aos poucos, mas quando repórteres assumem tal postura isto é gravíssimo. Coloquei postagens de protesto no site da Sportv e acho que todos deveriam fazer isto, porque a verdade é que os demais jornalistas da rede NÃO RECRIMINARAM.

  17. Gol da Alemanha…

    A torcida conseguiu mostrar que alem de racista, é burra…

    Teria sido muito mais inteligente ter recebido o goleiro com palmas, uma moça entregue um buquê ou um presente simbólico (flámula, plaqueta ou camiseta do time ou alegòrica) em sinal de irmandade e até de desculpas, e com os times perfilados ler um manifesto de repúdio ao racismo, cantado o hino com os jogadores abraçados e uma foto dos dois times misturados trajando uma camiseta com dizeres condenando o racismo. Do limão, uma limonada… Marketing positivo.

    Não seria um belo ato civilizatorio digno de qualquer clube ou gramado europeu (tão ao gosto de nossos coxinhas) ? Aliás, porque torcedor brasileiro, em vez de imitar coisas que não prestam, passam sim a imitar as coisas boas do futebol europeu?

    Mas, ao contrário, conseguiram o repúdio de todo o resto da sociedade…

    São ou não burros?

  18. Globo faliu o futebol e a MPB

    Esta semana, li que a Globo negocia junto com a ESPN os direitos da Champions 2015. Esperta ela…

    Depois de ser a principal causa, junto com a CBF, da falência de nosso futebol, com seus  indices de audiência caindo pelo maior acesso da população à TV a cabo e a internet (torcedor compara os jogos daqui com os da Europa e ve a merda que estamos consumindo), tenta qual parasita um novo hospedeiro.

    E tem alienado que enche a boca para associar Globo com qualidade…

    A proxima etapa será o enterro da seleção da Nike. E gol da Alemanha!

  19. vaias a Aranha

    Triste e cômico ao mesmo tempo esse epsódio de injúria racial contra o goleiro Aranha, aliás um excelente profissional e tecnicamente um ótimo goleiro, melhor que muitos que foram levados pelo senhor 7×1 para a copa. Mas vamos aos comentários:

    É triste porque uma sociedade que quer ser moderna e reconhecida no restante do mundo por seus valores sociais, morais e culturais, não pode compactuar com atos dessa natureza. É metiroso e hipócrita dizer que as mais recentes vaias ao Aranha foram apenas fatos normais de jogo e nada tiveram com a ato de injúria racial que esse cidadão sofreu há poucos dias, pela mesma torcida. Fato esse devidamente registrado pelos diversos meios de comunicação que cobriam o evento. A cena da jovem (e de muitos outros) gritando enraivecida injúrias racistas ao goleiro do Santos, é de envergonhar qualquer ser que se diz humano. Evidente, que chamar um negro de macaco e preto fedido não é o mesmo que xingar um branco de qualquer coisa, bicho ou não. Macaco, em qualquer parte do mundo, é um insulto que remete (aceitemos ou não) a uma humilhação racial das mais infâme, pois tenta retirar a condição de humano do oponente. Ainda mais quando se sabe que o negro foi um dos povos mais escravizados na história da humanidade, justamente pelos brancos (não só!) 

    Óbvio que a torcida do Grêmio não pode ser, integralmente, demonizada por esses atos, mas o silêncio dos inocentes, como nos mostra a história, é que tem permitido o afloramento e a vitória dessa atitude, perante os valores mais elementares de civilidade. Não há dúvida que a manifestação da diretoria e o silêncio da parte menos preconceituosa da torcida, demonstram que todos torcedores dessa agremiação estão compactuando com esses atos, ou por omissão ou aceitação. E isso é deprimente e nos envergonha como país e nação.

    Mais triste ainda, é ver que parte da imprensa e de conhecidos formadores de opinião acham isso normais e tentam nos convencer (ou a si mesmo) que isso deve ser visto como um ato natural e típico de um jogo de futebol. E o senhor 7×1 ainda nos dá uma declaração das mais deprimentes e vergonhosas sobre isso. Mas vindo desse sujeito não é novidade, pois suas atitudes sempre demonstraram esse tipo de conduta. 

    Cômico porque é justamente essa parte da população (pelo menos boa parte), que reclama de qualquer atitude preconceituosa de parte do dito primeiro mundo, quando ali são barrados, deportados em seus aeroportos, exclusivamente, por serem de um país que eles desprezam e têm preconceitos contra seu povo. Agora, quando não é essa parte mais abonada e é caso de esquizofrenia racial e de internação.

    Que se puna os culpados, conforme determina a Constituição e as demais leis que regem esse assunto! Somente isso é o que deve ser feito pelo bem do país e de seus cidadãos, o resto é hipocrisia!

    Salve Aranha, cidadão que tem dado grande exemplo de cidadania!!!

     

    1. generalizar não ajuda nada

      Carlos

       

      Quando vc diz: demonstram que todos torcedores dessa agremiação estão compactuando com esses atos, ou por omissão ou aceitação. E isso é deprimente e nos envergonha como país e nação.

       

      Esta cometendo uma injustiça, havia torcedores no estado com cartazes contra o racismo, a diretoria convidou o Aranha para que fosse realizado um ato antes do jogo, o que ele dentro de seu direito julgou desnecessario.

      Eu estive no jogo posterior aquele que gerou toda essa situação, haviam pessoas com cartazes contra o racismo naquele jogo, existem torcedores negros no Grêmio, neste jogo a organizada cantou o famigerado Macaco imundo, agora eu como torcedor do Grêmio poderia do outro lado do estadio impedi-los? repreende-los?

       

      Não venceremos o racismo demonizando o Grêmio, ou os torcedores do Grêmio,  mas tentando educar todas as torcidas.

      1. Caro Roberto, 
        Seu sobenome

        Caro Roberto, 

        Seu sobenome Paz já nos diz sobre a sua boa índole e fé. Óbvio que nem todos os torcedores gremistas têm atitudes racistas e participam dessas tristes manifestações, eu não disse isso. Tenho vários amigos gremistas que são exemplos extremados de cidadãos e nos enriquecem com suas civilidades.

        O que disse e reitero é que permitir a continuidade de atos dessa natureza em seu estádio, toda a nação gremista está compactuando com essas atitudes, tanto por conivência quanto por omissão. A falta de atitudes firmes e decididas de impedimento dessas manifestações, maculam e comprometem a civilidade da nação gremista. Duvido que a um torcedor do colorado (internacional), por exemplo, seja permitido ir ao estádio do Grêmio e ter tais atitudes contra um jogador gremista. Será impedido (ou agredido, sei lá) na hora. É disso que estou falando, da permissidade da agremiação gremista – incluindo a parte civilizada de sua torcida – contra tais atos. Isso pode e deve ser contido e controlado em seu estádio!!

        No mais um grande abraço e que os céus nos iluminem nesse tempo escuro, 

        Carlos Madson

  20. Torcedor Brasileiro, “Educado” Pela Globo

    Boa noite.

    É o mesmo torcedor coxinha que aprendeu a odiar a Argentina e a preferir a Alemanha campeã à república cisplatina. Não lhe pergunte o porquê. “Educado” pelos Buenos (o Galvão e aquele que vive aspergindo ódio aos nordestinos, no SporTV);
    Mas não é só isso. O Ctrl-C Ctrl-V naquele grito homofóbico, copiado da torcida mexicana, e [in]devidamente adaptado para a gíria preconceituosa brasileira, mostra muito bem o nível do nosso torcexinha (mistura de torcedor…).
    Aranha, você é um grande homem. Você tem bem mais consciência do que muitos outros brasileiros, dentro e fora dos estádios. Parabéns.

  21. Grêmio

    Sou a favor que os jogos do grêmio em Porto Alegre seja a portas fechadas pelo resto do campeonato. Numa ação mais extrema, a expulsão do time dos campeonatos por 1 ano. Nos jogos que faltam, que o time adversário ganhe por WO. Racismo não deve ser aturado. Punição ao clube seja ele quem for.

  22. Defendo a punição ao time do

    Defendo a punição ao time do Grêmio porque esta é a única forma de punir a torcida racista. Não são fanáticos pelo Grêmio? Não é esta a única identidade em comum entre tantas pessoas? Pois, então, aprendam a não repetir estes fatos vergonhosos com punição ao time e, por tabela, à torcida. Aliás, o Felipão, por omissão ou comentários estúpidos, também faz por merecer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador