A arte como superação

Dois belos exemplos de superação: os bailarinos chineses Ma Li  e  Zhai Xiaowei, amputados.

O texto abaixo é de  http://bolstablog.wordpress.com/2009/03/31/ballet/

original em inglês e tradução automática do Google (com intervenções minhas onde o português ficou muito esquisito).

 “Um Braço, Uma Perna, Dois Grandes Corações” (por Phil Bolsta)

” Os bailarinos Ma Li, ela com um braço, e Zhai Xiaowei, ele com uma perna, se complementam maravilhosamente em um espetáculo de balé em movimento. Um exemplo perfeito de fazer o máximo com o que você tem para trabalhar.

Segundo a história acompanhada no YouTube, Ma Li foi uma promissora bailarina profissional, quando ela perdeu o braço direito num acidente de carro em 1996, na idade de dezenove anos. Após isso o seu namorado a deixou e ela tentou se matar, sendo salva por seus pais. Ela aprendeu a viver com sua deficiência e logo abriu uma pequena livraria.

Cinco anos mais tarde, em 2001, ela foi convidada para competir no 5º concurso nacional de arte cênica especial para os artistas com deficiência e conquistou a medalha de ouro. Em setembro de 2005, ela conheceu Xiaowei 21 anos, que estava sendo treinado para ser um ciclista para os Jogos Olímpicos Especiais nacional. Ele nunca tinha dançado antes.

Xiaowei subiu em um trator quando ele tinha quatro anos, caiu e perdeu a perna esquerda. Seu pai perguntou-lhe: “O médico vai ter que amputar a perna. Está com medo? “Ele não podia compreender o que seria tão diferente, então ele disse que não. Seu pai disse: “Você vai enfrentar muitos desafios e dificuldades na vida, você tem medo?” Ele perguntou: “Quais são os desafios e dificuldades? Será que o bom gosto?(Do they taste good?)”. Com lágrimas nos olhos, seu pai riu e disse: “Sim, eles são como seus doces favoritos. Você só precisa comer um pedaço de cada vez!”

Xiaowei, inicialmente, não entendeu como ele poderia “dançar”; assim, Li convidou-o para vê-la executar “Hand in Hand” com outro ator do sexo masculino. Ele sentiu que viu uma perfeita dança da alma no palco e concordou em fazer uma tentativa. Lembre-se, ele não tinha antecedentes de dança.. … e ela é perfeccionista. Apenas para o movimento “drop” aos 3:41 do clipe, ele a lançou no chão duro mais de mil vezes! Para conseguir o movimento correto, eles começaram às 08:00h e, finalmente, só acertaram após as 20:00h!

Em abril de 2007, eles foram um dos finalistas entre os 7.000 concorrentes na 4ª competição de dança nacional CCTV, da China. Eles foram o primeiro casal de deficientes a entrar na competição. Eles conquistaram a medalha de prata com uma pontuação de 99,17 e o voto popular da audiência. E a dupla Li e Xiaowei se tornou um sucesso instantâneo nacional. “

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dança.
    Eu Fico Muito Feliz ☺ Por Esse Exemplo Maravilhoso, E De Superação Que Vocês Estão Dando. Nunca Na Minha Vida Tinha Visto Tanta Perfeição Em Apenas 3 Minutos Em Uma Dança,Vocês São Um Exemplo Maravilhoso Para Todo O Planeta,Vocês São Uma Obra Prima Do Senhor,Uma Obra Prima Que o Senhor fez.
    Eu Quero Que Vocês Cresçam muito e Parabéns. Que Deus Abençoe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador