A belle epoque de Petrópolis

Há quase 100 anos aconteciam os tradicionais bailes de carnaval da belle-époque de Petrópolis, a cidade imperial, que reuniam a elite veranista e republicana carioca, ainda contaminada pelos eflúvios monárquicos à la Luis XV.

Na primeira foto, entre as madames, a esposa de Washington Luiz e uma filha de Rodrigues Alves. Agora, posso dizer? Até hoje certos sobrenomes petropolitanos oriundos na antiga nobreza ainda não perderam o ranço.

Daqui: http://petropolisnoseculoxx.zip.net/arch2008-08-01_2008-08-31.html

CARNAVAL PETROPOLITANO NO SÉCULO XX – III

Excepcionalmente publicamos esta foto de um grupo carnavalesco de 1868, um “encouraçado” – carro alegórico, construído por Antonio Brandão, cocheiro de diligências no município. Foto que pertence ao Arquivo do Museu Imperial e foi gentilmente cedida para publicação em 1984 no ensaio histórico, e abre condições para consolidar a tese desenvolvida na mesma época sobre o pioneirismo do “Corso” em Petrópolis.

CONSULTE: “História do Carnaval em Petrópolis”


Escrito por Oazinguito Ferreira às 16:26
[ (0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [ ]

CARNAVAL PETROPOLITANO NO SÉCULO XX – II

As fotos reproduzidas pertencem a sensacional batalha de confete que se realizou na Praça D. Affonso (Praça da Liberdade), em pleno Corso no domingo à tarde, onde carros charretes e automóveis conduziam em passeio, as familias veranistas, rapazes e senhoritas de grande destaque social, peculiarmente fantasiados e animados.

Fotos copiadas da publicação de 1984.


Escrito por Oazinguito Ferreira às 16:22
[ (0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [ ]

CARNAVAL PETROPOLITANO NO SÉCULO XX – I

Em 1984, o dr. Jorge de Souza Franklim Sampaio, principal herdeiro da familia na época, nos visitou no recém criado Arquivo Histórico da Tribuna de Petrópolis, para apresentar seu álbum de fotos de família. E na época, gentilmente nos cedeu fotos para reprodução compunham seu acervo, sabedor que estávamos organizando um ensaio histórico sobre o carnaval antigo.
As fotos foram utilizadas em ensaio publicado em caderno especial para comemorar o Carnaval em 1984.
Um suntuoso carnaval realizado na terceira década do século XX (1927), nos salões da mansão da família na Praça da Liberdade, então D. Affonso, atual Rui Barbosa.
Na foto acima,o tradicional baile de fantasia Luiz XV, que marcou representatativamente a chegada de D. Pedro de Alcântara e família da Europa, e de seu encontro com os chefes republicanos – da esquerda para a direita: Jorge Souza Franklim Sampaio, Vasco Leitão da Cunha, Miran de Barros Latiff, Carlos de Laet, Mario da Fonseca Guimarães e Eugênio Figueira de Mello.
A foto abaixo, também do mesmo baile,: da esquerda para a direita: sra. Luiza Maria Sampaio Fonseca Guimarães, Jorge Souza Franklim Sampaio, sra. Cofec, Luiz Felipe Franklim Sampaio, sra. Washington Luiz, o então chege do gabinete Civil da presidência, sra. Franklim Sampaio, sra. Barros Moreira (embaixatriz do Brasil na Bélgica), Gal. Cofec (chefe da missão francesa no Brasil -, sra. Benitez (embaixatriz da Espanha), sra. Rodrigues Alves (filha), Ernesto E. G. Fontes, e Maria Washington Luiz (filha).


Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora