A notícia mais triste do Brasil nesta semana, por Xico Sá

Enviado por Gilberto Cruvinel

do El Pais Brasil

Menino de 8 anos desmaia na escola e marca um país devolvido à geografia mundial da fome

por Xico Sá

Michelzinho e demais filhos de autoridades não têm nada a ver com isso, são inocentes e devem ser protegidos. Tirem as crianças da sala. Gostaria, no entanto, que seus pais não ignorassem a notícia mais triste desta semana entre tantos péssimos relatos brasileiros: um menino de 8 anos desmaiou de fome em uma escola pública na vizinhança dos palácios de Brasília. O agente de saúde do Samu que atendeu ao chamado de uma professora constatou a doença: falta de comida.

Valei-me são Josué de Castro (Recife,1908-1974), rogo ao médico e cientista pernambucano pioneiro na denúncia da fome como questão real da política, ainda nos tristes trópicos de 1946, depois de examinar operários que desmaiavam no chão de uma fábrica de tecidos no bairro da Torre, Recife. Sob a agulha da vitrola, o Chico Science & Nação Zumbi, free jazz sampleado das tripas do subdesenvolvimento, dá a letra: “Ô Josué eu nunca vi tamanha desgraça/ Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça”.

Morador de um conjunto do Minha Casa, Minha Vida, no Paranoá Parque, o menino faminto estuda a 30 km da residência, no Cruzeiro, Distrito Federal. O caso foi noticiado pelo DF TV. Os governantes, como sempre, em suas notas frias e oficiais, lamentam o ocorrido.

Espero que a primeira-dama Marcela e a equipe do seu programa “Criança Feliz” atentem para a gravidade. Faço votos que a bancada do Congresso que tanto se escandaliza com a nudez artística, entre outras manifestações, se comova com a mais triste das notícias da semana. Ah se fosse apenas o menino da escola do Cruzeiro. Na mesma sala, palavra de professora, existem outros. A conta de somar é sem fim no Brasil devolvido à geografia da fome.

Não há manchete mais estarrecedora. Do tipo que merece as três exclamações exaltadas pelo cronista Nelson Rodrigues nos tempos d´”A Última Hora”.

Menino de 8 anos desmaia de fome no Brasil de Michel Temer!!!

MENINO DE 8 ANOS DESMAIA DE FOME NA VIZINHANÇA DO PALÁCIO DO PLANALTO. Com direito a sangrar a página em maiúsculas, óbvio.

Menino desmaia no Brasil que voltou ao mapa da fome. Amigo punk mancheteiro, faça você mesmo, rasgue a capa em seis colunas com a foto do seu canalha político predileto. Amigo, não compre jornal, minta você mesmo, como grita o grafite dos anarquistas espanhóis.

Menino de 8 anos desmente poema de Olavo Bilac. Criança, jamais verás desmaio como este. E assim todas as possibilidades jornalísticas ou de guerrilha na linguagem. Menino de 8 anos desmente programa “Criança Feliz”.

Um sequestro, um roubo sem perdão à infância prometida. Outro dia escrevi sobre o “Não verás país nenhum”, caríssimo escritor Ignácio de Loyola Brandão, agora só me resta bilaquiar no subjuntivo ou no modo do verbo equivalente ao que foi sem nunca ter sido: “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! / Criança! não verás nenhum país como este!”

Parem as máquinas, sempre, segundo clichê da manchete. Menino de 8 anos tem direito a estudar bem-alimentado. Por mais comida e menos notas oficiais, governo do Brasil e do DF. Por mais crianças felizes, sem o Temer e suas representações golpistas. Que a merenda não seja roubada em nenhum estado do país, muito menos em São Paulo, a dita locomotiva blindada pelos investigadores oficiais.

São tantas manchetes impossíveis e tantos pedidos, meu são Josué de Castro, mas não desisto.

Xico Sá, escritor e jornalista, é autor de “A Pátria em Sandálias da Humildade” (editora Realejo), entre outros livros.

 

 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Democratas do Brasil, uni-vos !

    Infelizmente, vai piorar ainda mais. Estamos só no começo da desgraça anunciada e recebida com indiferença. Muitas crianças morrerão no anonimato. Não existe obituário para criança pobre.

    Não acredito que as “Eleições 2018” sejam a solução para esse Brasil tão desigual e violento.

    Penso que a única solução é uma revolução democrática. Todos os DEMOCRATAS unidos e organizados para destruir essa estrutura política fascista e criar uma República Democrática.

  2. Eh. Não estou com a cabeça

    Eh. Não estou com a cabeça boa pra suportar isso. Não consegui terminar a leitura de todo texto. No trecho que recomenda pra dona Marcela, a quase virgem mãe do michelzinho que não tem culpa nenhuma. É, mas, certamente será adestrado para se tronar mais um filho da puta como o pai, espero me enganar. Pois bem,  como vinha dizendo, a dona Marcela  é a mulher que, sabe-se lá por qual cargas d’água se enroscou com esse covardão, filho da puta, traidor, e ladrão chinfrim mishell treme, PAREI. Dizem que por trás de um grande homem… como é que fica, nesse caso, a situação de dona Marcela?

    Claro que a raiva que sinto, não é direcionada  ao excelente texto. Comentário que apenas relata essa desgraça da fome, que retorna com força total, desde que essa gente bonita e bem resolvida de merda, foram para rua desfilar seus narizes de palhaço de merda, guiados pelo mavioso som do berrante da honesta rede globo. E, mesmo sem saber, pedir pra esses filhos da puta, retornarem com suas políticas criminosas. PQP! O país não é propriedade privada dessa corja!

    Esse pessoal tá brincando com a cor da chita…depois, esse bando de idiotas, alegam desagrado pela violência das ruas, sem entender porra nenhuma. Vá ser estúpido assim no inferno.

    Orlando

  3. irresponsabilidade do município

    Xico Sá,

    Salvo engano, para cada criança em escola municipal, cada secretário de eduacação municipal receberá do Fundeb um total de quase 3 mil reais em 2017, logo, 250 reais mensalmente.

    Como este valor é mais que suficiente para impedir que qq criança morra de fome, resta conhecer as explicações do tal secretário municipal e do prefeito para tamanha lambança.

  4. irresponsabilidade do município

    Xico Sá,

    Salvo engano, para cada criança em escola municipal, cada secretário de eduacação municipal receberá do Fundeb um total de quase 3 mil reais em 2017, logo, 250 reais mensalmente.

    Como este valor é mais que suficiente para impedir que qq criança morra de fome, resta conhecer as explicações do tal secretário municipal e do prefeito para tamanha lambança.

    1. É pior do que isso

      O Distrito Federal não gasta com algumas das maiores fontes de gasto da maioria dos governos estaduais. O Judiciário e o Ministério Público do DF, bem como a Polícia Civil, a Militar e o Corpo de Bombeiros, são mantidos com verba da União (art. 21, XIII e XIV da Constituição Federal). Além de não ter esses grandes custos em seu orçamento, o Distrito Federal ainda recebe uma parcela extra para educação e saúde, através do FCDF – Fundo Constitucional do DF, além do que já recebe do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

      Ou seja, o caso não é de falta de dinheiro. É no mínimo incompetência, e muita roubalheira também.

  5. a noticia…..

    Caro sr. onde está a Sociedade a exigir? A Diretora da Escola não vê isto? E os Professores? O Conselho Tutelar também não? E o Juizado de Menores, Juízes e Promotores? E Assistentes Sociais do Município? E o tal pessoal dos Direitos Humanos? E OAB? Isto aqui só funciona a base de TV? “Óh! RGT orai por nós….”Onde está o Estado Brasileiro ? Bem pago, carregado de verbas Estado Brasileiro? Começamos a exigir que cada um cumpra suas obrigações, pelas quais são pagos. Dito isto, noticia só é noticia quando divulgada. Onde está o MERENDÃO TUCANO EM SP? Engavetado? Que surpresa!!  Aqui no interior  estado de São Paulo tenho vizinhos com 16, 17 anos em Escola de Período Integral. Na hora do almoço recebiam como refeição uma barra de cereal de 25 g. Um homem de 60, 70 Kg com uma barra de cereal como refeição, para se sustentar das 7:00 às 16 :00 hs. Isto quando a escola fornecia. Caso contrário eram dispensados para comparar um lanche ou  almoço em algum restaurante. Ou irem embora para casa.  Coisas de Picolé de Chuchu. E ainda quer ser Presidente. Falndo nisto, onde está o MERENDÃO TUCANO?   

  6. O mundo e nossas misérias

    https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/ator-relata-ter-sido-vitima-de-assalto-agressao-e-racismo-em-terminal-de-onibus-no-centro-de-sp.ghtml

    Será que o purpurinado (em lugar de brihante, já que segundo ele o mundo trocou a normatividade WASP pela diversidade cultural, sexual e social… ) juiz Gandra Martins gostaria de trocar de lugar com o menino de Brasília ou com o rapaz negro espancado por seus assaltantes ao ter a ajuda negada por seguranças do terminal no centro de SP?

    Será que o flagrante de racismo estrutural nesse e em outros casos terá a mesma repercussão e unanimidade de repúdio que a exposição do “racismo de salão” de um famoso jornalista? A imprensa foi atrás da história contada por uma mãe de rapaz inscrito no Enem,  que relatou inúmeras violações de direitos contra seu filho em bairro nobre de Salvador, destacada neste GGN semanas atrás? 

    Em que medida a indignação seletiva não contribui para o “tautismo” (Wilson Ferreira, 2016) da relação da sociedade com o racismo e a discriminação generalizada? Não quero com isso dizer que o racismo simbólico seja menos grave porque não acho, mas não pode ser mais importante que o seu reflexo e seus hematomas na vida real. E antes que digam que estou me apropriando da luta dos outros, afinal sou fenotipicamente branca, concordo com a música que diz que “alma não tem cor, porque eu sou branc@, alma não tem cor, porque eu sou negr@”, tenho uma alergia inata à injustiça e à opressão, e uma influência cultural e afetiva do povo negro que faz da minha empatia algo muito pessoal – aliás, ter que fazer essas justificativas é caso para discussão, porque se pensa que alguém só pode defender legitimamente uma causa que lhe beneficie pessoal e diretamente … não será uma das razões da desigualdade, e do porquê é tão difícil superá-la? 

    O inconformismo do tal “juiz” revela que no campo da discussão de idéias, da reflexão abstrata, parece até que a batalha dos humanistas está sendo ganha, a ponto de um déspota ilustrado se sentir desconfortável com a chamada “patrulha do politicamente correto”, cujas idéias basilares, salvo engano, são a base do Iluminismo e das teorias européias modernosas sobre a qual gente como ele sabe discorrer pomposamente em francês, sem ter a menor noção do que significa de fato traduzido em português da rua. Mas na verdade sugere apenas que há um enorme descompasso (1) entre a representação teórica e discursiva e a realidade concreta e pungente, aquela que põe à prova gregos e troianos e (2) que a Política (também mas não apenas a profissional, partidária e eleitorial, pois ela “não é tudo mas está em tudo” – Frei Betto) precisa voltar a ser o lugar em que ambas se encontram e são contrapostas constantemente, criticamente, sem descanso e sem edulcoradas e passageiras catarses que não mexem um centrímetro no edifício da desigualdade e da opressão porque são autolimitadas e limitantes -, do contrário pareceremos patéticos tolos que se contentam se os barões e empregados da Casa Grande seguem o manual de etiquetas em público, mesmo que o reflexo de suas idéias, opiniões, escolhas e atitudes continue socando nossa hipocrisia diariamente e a vida e o corpo de milhares de pessoas anônimas. 

    A fome que desmaia crianças em escolas? Como a sociedade das “pessoas de bem” pode saber o que significa se para muitos fazer jejum é só seguir, voluntariamente, a última dieta da moda, e comer é apenas o pretexto para frequentar restaurantes chiques e postar fotos em rede social eletrônica? Quando o Vanglória disse que pobre não tem hábito alimentar, muitos se escandalizaram, mas assim como o comentário racista do jornalista, era apenas o reconhecimento em voz alta de algo que é praticado diariamente, que está na origem da aceitação e na reação naturalizada que a sociedade tem diante da “sina dos mal nascidos”: como pode não ser um escândalo que ocupe os jornais que milhares de pessoas, principalmente crianças, estejam morrendo diariamente de fome e cólera no Iêmen, porque o comboio de ajuda humanitária da ONU e de grupos de ativistas está refém das escaramuças de guerra do governo americano e saudita? Longe dos olhos, inexistente para o coração. 

    Enquanto juízes imbecis se preocupam porque @s filh@s de suas empregadas domésticas estão sentad@s no banco da faculdade pública que é sinal de distinção de classe e de que os seus estariam perdendo “prestígio”, essa mesma mesquinharia impede que crianças tenham acesso a água potável no Iêmen ou a uma refeição decente nos rincões do celeiro do mundo, o rei do agronegócio que se jacta de alimentar a humanidade mas apenas explora e se apodera da fertilidade da natureza: Herodes se modernizam e multiplicam enquanto o mundo gasta energia em excesso discutindo a nova roupa do rei nu (você viu @ nov@ namorad@ d@ fulan@, o último escândalo sexual de Hollywood ou da política, qual será o novo escândalo envolvendo a Globélica?). A desigualdade da atenção e da importância que se dá aos assuntos também devia virar pauta porque é um sintoma significativo da ética coletiva e de quem ou o quê está dirigindo o show do bilhão de deserdados do mundo. 

    Alguém aí está disposto a começar uma campanha humanitária pelo Iêmen e pelos miseráveis do Brasil, ao mesmo tempo? Que tal o senhor, dr. Gandra Martins, tão oprimido pelos miseráveis? 

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=DXaY59MGB0I%5D

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=XGEoR1Nf-a4%5D

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=GA7LcSX8tYE%5D

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ET_fZI5GMsM%5D

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=4YWcrWqgNEg%5D

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ktWxIYfDbzY%5D

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=5LluFN6HUvk&t=8s%5D

     

     

     

    SP, 18/11/2017 – 17:52

    1. Los Niños del Hambre no Tienen Mañana

      [video:https://youtu.be/t1rCl0_wWqk%5D

      Los Niños del Hambre no Tienen Mañana

      Canteca e Macao

      Con la mirada perdía en esos ojos de cuenca vacía
      Se me notan las costillas, debo vivir el día a día.

      Y tú preocupao por cómo adelgazar,
      Pensando todo el día en esos kilitos de más.
      Siéntate un ratito y ponte a pensar
      En cómo viven y mueren los demás.

      Pa’ poder vivir debo arriesgarme a morir,
      Aún me queda la esperanza de poder seguir aquí.
      Navegan mis ilusiones en un frío mar añil,
      Escapar de la pobreza, ¡por fin, por fin, por fin!
      [x2]

      Y si merece la pena hay cruzar en una patera
      Que va a naufragar antes de llegar a gibraltar.

      Me asusta la pobreza, vete de aquí.
      Nos quitas el trabajo y nos traes de fumar,
      Educamos a tus hijos pa que roben el pan,
      El día de mañana nos vas a gobernar.

      Y apaga el televisor y todo vuelve a ser real,
      Las cosas que has visto se te van a olvidar:
      Guerras, hambre y precariedad…
      ¡calla tu conciencia y déjate llevar!…
      [x2]

      Entonces se apagan todas las luces del barrio
      Y la gente duerme y no piensa
      En los que pierden su vida a diario.

      Con la mirada perdía en esos ojos de cuencas vacías,
      Se me notan las costillas, debo vivir el día a día

      Imagem relacionada

      Imagem relacionada

    2. Justiça seja feita!

      No texto acima, onde a palavra “juiz” leia-se jurista, afinal, pai e filho compartilham nome e sobrenome, ideário fascista e o board do sthink tank Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista, ligado à Atlas Network – aqueles financiadores de imbecis plastificados dentro e fora dos EUA -, e o mesmo espírito de porco, digo, de corpo da elite machoheterobranca  mas, justiça seja feita, não o cargo de juiz. Todas as referências foram feitas ao patriarca da família, que não é juiz mas deve ter (de)formado muitos, e assim ter participado diretamente da inoculação do vírus do ativismo judicial de direita que subjuga o país. 

      http://thinktanknetworkresearch.net/wiki_ttni_en/index.php/Centro_Interdisciplinar_de_Etica_e_Economia_Personalista

      https://www.cartacapital.com.br/politica/a-nova-roupa-da-direita-4795.html

      E como o distinto senhor jurista e advogado, professor emérito da Universidade Mackenzie, Ives Gandra da Silva Martins, o pai, é membro da Opus Dei, ordem, que muitos chamam de seita, católica, onde se lê WASP (descendentes de brancos europeus protestantes), pra que ele não se sinta oprimido também pelos pares não católicos, e possa se sentir representado, leia-se normatividade EuCaBraMachoHeteroVipCatoliConDireit@ (Descendente de Europeu, Capitalista, Branco, Macho, Hetero, Muito Importante, Católico, Conservador, DireitadoDireito ou DireitodaDireita), sim, senhor.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=69rv13vRK98%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=izn5RVSJxaY%5D

       

      Na lista de opressões sofridas pelo patriaca, faltou ele reconhecer que não é mulher e que é católico de direita: não realçou essas diferenças nominalmente por que? Apenas curiosidade sociológica… Esta é a legítima família bandeirante, herdeira e defensora dos colonizadores, de qualquer nacionalidade. Sorte deles que os índios e os despossuídos, ops, a nova elite nacional, são mais civilizados que suas togas e leis, e aguardam pacientemente que a Justiça seja feita. Se acostumem, fascistas, porque esse incômodo é só o início. 

       

      SP, 19/11/2017 – 10:46

       

  7. bem…………………….como já desmaiei disso aí

    e faz mais de 60 anos

    acrescento apenas que ainda somos milhões de iludidos, para não dizer otários deslumbrados com as coisinhas letrônicas modernas, divididos entre os que pensam que foram atendidos e os que ainda pensam que serão atendidos

    1. Eu não ia comentar

      para não levar a acusação de cinismo, mas já que você tocou no assunto, essa “comoção” é mais uma mostra da ignorância  sobre o que seja Brasil de fato.

      Muitos já desmaiaram e desmaiam de fome nas escolas.

      Hoje, alguns só vão à escola pra comer merenda.

      E hão de dar graças, porque antigamente, nem merenda, nem ração, nem mesmo paredes de cimento.

      Pois é, avançamos um pouco.

  8. DF, a renda per capita mais alta do país

    O DF tem a renda per capita mais alta do Brasil.

    Como disse Ladislau Dowbor, um sistema que gera renda mas não a distribui é tão funcional quanto a metade de uma roda…

  9. O GOLPE DO TEMER E SEUS ALIADOS DO PSDB.

    TEMER E SEUS QUADRILHEIROS.

    A eles só interessa o dinheiro que pouderem roubar do governo nos cargoasa que tanto brigam para ocupar. Os brasileiros e principalmente seus eleitores não tem minima importancia, pois são  só massa de manobra, são a escada onde pisam pra subir mais alguns degraus na escala da decadência humana.. SÃO TODOS LARÁPIOS, HOMENS E MULHERES QUE USAM CARGOS ELETIVOS E ATÉ MESMO CARGOS CONCURSADOS, PARA SE TORNAREM MAIS RICOS E MAIS PODEROSOS., DOA A QUEM DOER, POIS NÃO TEM SENTIMENTOS HUMANOS E SÓ SE INTERESSAM POR MAIS DINHEIRO E MAIS PODER.

    Como disse aquele politico tucano de Minas Gerais,” SE ELE FOR DELATAR A GENTA MATA”,  flagrado por uma gravação, que deveria servir de prova cabal para colocá-lo na cadeia, mas que seus amigos bandidos de outros poderes da república, fizeram vista grossa, ou ouvidos moucos, e deixaram livre para continuar sua senda de crimes, provando para o mundo inteiro que no Brasil  OS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA ESTÃO PODRES E SÃO CONIVENTES e um beneficia o outro e vice versa, desde o descobrimento., e por isso estão todos muito empenhados, e com a ajuda da mídia tão corrupta quanto eles, a derrubar o pouco que resta de gente que trabalha no governo para todos brasileiros, perseguindo os políticos ditos de esquerda e querendo tirar o maior de todos, o LULA, da próxima eleição.

    FORA TEMER  – FORA PMDB  – FORA PSDB  – FORA TODOS GOLPISTAS BANDIDOS ALIADOS DO TEMER

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador