A reconstituição do homem de gelo

Para quem acha que a arte precisa ser útil…

Nova reconstituição do homem de gelo Oetzi é apresentada em exposição na Itália

Uma nova reconstituição da aparência humana de Oetzi, a famosa múmia congelada encontrada nos Alpes italianos em 1991, está em exposição a partir desta terça-feira (1º), no Museu de Arqueologia de Bolzano, para o aniversário de 20 anos da descoberta.

A obra é de autoria de dois artistas holandeses, Alfons e Adrie Kennis, que já haviam feito a reconstituição de um homem de Neandertal. O trabalho se baseia em resultados científicos e em projeções em 3D do esqueleto de Oetzi, enterrado na montanha há quase 5.300 anos, no início da Idade da Pedra, após ter, provavelmente, morrido em combate.

Os pesquisadores puderam, por exemplo, estabelecer que Oetzi, morto com cerca de 45 anos de idade, tinha olhos castanhos e não azuis como se acreditava anteriormente. Se ele tivesse vivido em nosso tempo, Oetzi usaria calçados número 36. Com 1,60 metro e cerca de 50 kg, ele estava na média dos humanos de sua época.

Com a evolução das técnicas, o Museu Arqueológico de Bolzano vai ainda modificar o método de conservação da múmia, preservada a uma temperatura de -6,5° C. Os restos vão também ser em breve tratados com nitrogênio para evitar sua deterioração.

Objeto de fascínio, Oetzi é também cercado por rumores de maldições: as mortes de várias pessoas que entraram em contato com ele, depois de sua descoberta em 19 de setembro de 1991. Entre elas, um casal de alpinistas alemães na geleira do Val Senales, alimentando este fenômeno.

O arqueólogo australiano Tom Loy morreu depois de começar a escrever um livro sobre Ötzi em 2005. Antes dele, um dos especialistas que havia analisado a múmia sofreu um acidente mortal quando estava indo para uma conferência sobre misterioso homem de gelo.

A exposição no Museu Arqueológico de Bolzano vai té 15 de janeiro de 2012.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2011/03/01/nova-reconstituicao-do-homem-de-gelo-oetzi-e-apresentada-em-exposicao-na-italia.jhtm

http://www.iceman.it/

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador