Artistas cearenses em Trienal de Gravura na França, por Túlio Muniz

Uma das mais importantes do gênero na Europa, a Triennale d'estampe de Charmalieres adota o critério de convite/seleção feito a partir do contato dos curadores e os artistas.

Artistas cearenses em Trienal de Gravura na França

por Túlio Muniz

Os artistas Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz foram selecionados pela curadora Irene Weis para integrarem a representação Latino Americana na 11 edição da Triennale d’estampe de Charmalieres, França.

A Triennale d’estampe de Charmalieres inicia-se em 24 de setembro e segue até o final de novembro, com participação de 180 artistas de todo o mundo, e é realizada pela Fondation Marguerite et Aymé Maeght de Saint Paul de Vince. Em paralelo a exposição da Triennale acontece também a exposição ‘Rembrandt ,grand maitre de la gravure’, com gravuras pertencentes ao Fundo de Estampas da Biblioteca de Lion . Ainda dentro da programação, acontece o Festival de workshops , que terá a participaçao de mais de 200 artistas.

Uma das mais importantes do gênero na Europa, a Triennale d’estampe de Charmalieres adota o critério de convite/seleção feito a partir do contato dos curadores e os artistas. Para selecionar participantes no evento deste ano, o contato da curadoria com os artistas se deu a partir da indicação feita pelo artista gravador Sebastião de Paula ( Professor Doutor do IFCE )que foi consultado pela curadoria em relação a produção gráfica contemporânea cearense. Os artistas cearenses foram convocados pelo conselho de curadores da triennal a enviarem seus portfólios , e cada um teve cinco gravuras selecionadas.

Os artistas convidados ministram oficinas e demostram suas técnicas . A oficina de Gravura Experimental que será ministrada por Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz acontece nos dias 5 e 6 de novembro e, os artistas já estão em articulação para viabilizarem a viagem e para isso contrataram a assessoria  da Produtora Cultural  Goretti Strutzel e pretendem seguirem viagem para Europa nos finais de outubro .

Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz já têm uma trajetória firmada na gravura. Com diversas participações em importantes trienais e bienais mundo afora, Gerson Ipirajá foi o artista que representou o Brasil na mostra de artes gráficas em homenagem aos 75 anos da ONU , promovida pela Inter-Art Foundation ( Romênia ), e recebeu também indicação ao Grande Prêmio na International Print Triennial Cietzin, Polônia entre outros . Silvano Tomáz conta no Curriculo com participação na Bienal do Douro ( Portugal ) , MiniPrint International Laguna Piva ( Argentina ) , os dois vivem e trabalham em Fortaleza onde também desenvolvem um trabalho de orientação a um grupo de artistas no Ateliê de Artes Gráficas da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e fazem parte do Coletivo In-Grafika . 

Túlio Muniz – Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação e Mestrado em História (UFC) e Doutorado na Área de Sociologia (Univ. Coimbra). Jornalista Profissional.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Grandes Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz. Em tempo: este texto foi adaptado de texto enviado por Ipirajá a este seu grande amigo, creio que elaborado a partir da parceria deles com a produtora Cultural Goretti Strutzel. Bravo!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador