As fontes de inspiração para o Fusca

Por Paulo F.

Comentário ao post “20 de janeiro: Dia do Fusca

Temos várias controversias na paternidade do VW.

Pelo menos tres carros com a participação de Ganz são creditados como fonte de inspiração.

a) O Ardie-Ganz

Ardie-Ganz 1930.jpg

b) O Adler Maikäfer

Maikafer prototype Josef Ganz 1931.jpg

c) O Standart Superior de 1934.

Standard Superior 1934.jpg

 

Os tres feitos por cias que inicialmente eram fabricantes de motocicletas.

Outro candidato a precursor do VW é o Hanomag 2/10ps

Hanomag Kommissbrot Autostadt.jpg

Produzido entre 1924 a 1928. Feito para se encaixar na faixa de baixa taxação. Possuia motor traseiro, como o Fusca.

Já Ferdinand Porsche trabalhava na industria automobilística desde seu envolvimento com a Jakob Lohner & Co. Isso remontando seu primeiro projeto para a area de 1898. Porsche recebe o Prêmio Poetting como o mais destacado engenheiro automotivo austríaco em 1905. É recrutado pela Austro-Daimler em 1906, permanecendo nesta até 1923. Ingressa na Daimler Motoren Gesellschaft e em 1926 há fusão desta com a Benz, dando origem à  Daimler-Benz Ag. Suas idéias para um automóvel compacto e de baixo peso não são bem recebidas e após divergencias com Hans Nibel, o já então “Doktor Ingenieur Honoris Causa”  Porsche se afasta da empresa em 1928. Vai trabalhar na Steyr austriaca, nesta empresa já havia trabalhado Hans Ledwinka, outro gênio. Aqui cabe um parenteses: Ledwinka entrou em conflito com a direção da Steyr , pois defendia a produção de um carro compacto com motor de quatro cilindros traseiro, refrigerado à ar e com chassi tipo backbone que ele havia projetado! Ledwinka junta-se em 1921 a Trata, fabricante tcheco. Progressivamente vai implantado, junto com a equipe que levou da Steyr seus conceitos na fabricante tcheca, que culminam com o Trata V570 de 1931 e seus sucessores o T77, T87 e T97.

V570a.jpg

Da Wikipédia:

Hitler e Porsche foram influenciados pelos Tatras. Hitler era um entusiasta automotivo, e tinha andado em Tatras durante as turnês políticos da Tchecoslováquia. Ele também jantou inúmeras vezes com Hans Ledwinka. Depois de um dos estes jantares Hitler comentou a Porsche, “Este é o carro para minhas rodovias”. Enquanto as o livroCar Wars, cita Hitler como dizendo que era “o tipo de carro que eu quero para os meus estradas”. A cerca  de Ledwinka, Porsche admitiu “Bem, às vezes eu olhei por cima do ombro e às vezes ele olhou para o meu” ao projetar o Volkswagen. Não há dúvida de que o Fusca tinha uma semelhança notável com o predecessor Tatra. A Tatra lançou uma ação judicial, mas esta foi interrompida quando a Alemanha invadiu a Tchecoslováquia. Ao mesmo tempo, a Tatra foi forçada a parar de produzir o T97. O assunto foi reaberto após a Segunda Guerra Mundial e, em 1961, a Volkswagen pagou Ringhoffer-Tatra 3.000.000 marcos alemães em um acordo fora do tribunal.

O Trata T97
TatraT97-rear.jpg

Bem de volta a Porsche. Em 1931 após o colapso da Steyr devido à Grande Depressão de 1929, ele abre sua empresa de consultoria, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratungen für Motoren und Fahrzeugbau em Stuttgart. Ele então trabalha em protótipós de carros populares para duas fabricantes de motocicletas a Zundapp e a NSU. O NSU possuia motor traseiro refrigerado a ar, pesava por volta de 650 kg e era dotado de suspenção independente nas 4 rodas por barras de torção, um proto-Fusca.

Ao tomar o poder em 1934, Hitler lança o programa do Carro Popular, fortemente influenciado por Ford e seu  modelo T, visando motorizar a Alemanha. As especificações técnicas solicitavam  velocidade máxima não iinferior a 100 km/h, consumo máximo de 7 l para cada 100 km rodado, deveria ser capaz de superar subidas de até 30% de elevação, ter espaço para 4 pessoas, custar no máximo 1000 marcos imperiais e devido ao fato da maior parte das casas alemãs serem desprovidas de garagem, refrigerado à ar, a fim de evitar o congelamento da água do radiador no inverno. Para os padrões da época, exigentes.

Ao saber dos trabalhos de Porsche para a Zundapp e NSU, Hitler comissiona em junho de 1934 a empresa fundada em 1931 para  desenvolver o modelo do Carro Popular e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses.

Em 10 de outubro de 1936, com 16 meses de atraso os tres primeiros protótipos Volkswagen, os Volksauto vw série 3, são apresentados. O resto é história.

Porsche era um designer inegavelmente brilhante. Admitiu a influência de Hans Ledwinka em seu trabalho. Não houve muito tempo para trabalhar na concepção do que seria o Fusca, e o atraso de 16 meses na apresentação do VW3 é prova disso.

Meu candidato n° 1 para influência no desenho do Fusca é o Trata V570. A troco de que a VW faria quinze anos após o fim da II Guerra Mundial, um quarto de século após a apresentação do VW3 um acordo com a Trata?

Luis Nassif

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