Barão de Itararé sedia debate e lançamento de livro sobre Waldir Pires

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Barão de Itararé sedia debate e lançamento de livro sobre Waldir Pires

Símbolo da luta pela democracia e contra as desigualdades no Brasil, Waldir Pires e sua trajetória serão tema de debate na terça-feira, 31 de julho, a partir das 19h, em São Paulo. Por ocasião do lançamento do livro Waldir Pires: Biografia Vol. 1, de Emiliano José, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove debate com as presenças do autor da obra, do jornalista Bob Fernandes, do deputado federal Paulo Teixeira, além de Isabel dos Anjos Leandro (Fundação Perseu Abramo) e Renata Mielli (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).

A entrada é gratuita. Para garantir seu lugar, basta preencher o formulário de inscrições aqui.

A Fundação Perseu Abramo transmite ao vivo, com reprodução na página do Barão de Itararé (www.facebook.com/baraomidia).

Falecido no dia 22 de junho de 2018, aos 91 anos, Waldir Pires chegou a participar do lançamento do livro em Salvador, oito dias antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Seu legado, entretanto, segue vivo – o “primeiro tempo” de sua contribuição à luta política no Brasil é contado neste primeiro volume da biografia, assinada pelo jornalista Emiliano José, outro grande militante baiano. Nesta parte da publicação, que será lançada em São Paulo no dia 31 de julho, é dado destaque à formação intelectual e política de Waldir Pires, além de sua participação no governo João Goulart, o exílio no exterior – em abril de 1964, Pires embarcou em um monomotor, em Brasília, ao lado de Darcy Ribeiro, rumo ao Uruguai, de onde seguiu para a França – e o retorno ao Brasil em 1970.

Em reportagem publicada pela CartaCapital, Emiliano José declarou que “Waldir era um democrata inamovível, convicto, mas nunca deixou de entender que ela só faria completo sentido se estivesse a serviço do combate à desigualdade”. O biógrafo também falou sobre vitórias eleitorais de Pires e seu papel na denúncia do golpe de 2016.

Faça a sua inscrição gratuita para o debate: https://doity.com.br/waldir-pires

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Waldir Pires faz falta na

    Waldir Pires faz falta na política brasileira. Mesmo com a idade avançada, com algumas deficiências, ainda conseguiu ser vereador, e manter-se fiel às suas ideias de sempre: lutando sistematicamente pela democracia e pela igualdade, e garantias dos direitos dos cidadãos. Cercava-se de polítios de grande quilate, e era coerente e duro se tivesse que apontar o dedo para seus adversários. 

    Hoje estamos carentes de muitas personalidades políticas, que fizeram muita diferença no nosso quadro social, antes, durante de pós-ditadura, porque era gente cheias de ideias em torno das nossas riquezas, e desenvolvimento. Nem dá pra imaginar esses políticos, se vivos estivesse, o que estariam a dizer contra esses monstros travestidos de republicanos nacionalistas, mas que pregam ainda uma nova intervenção militar, ou simplesmente se acumpliciam com o que existe de mais degradante na política, nas instituições, para dar, de bandeja, aos estrangeiros o que o povo adquiriu por meio de muito trabalho e pagamento de impostos. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador