Brasileiros remontam drama de refugiados na Europa

Documentário acompanhará quatro famílias durante dois anos até chegar na Síria

 
Jornal GGN – Um grupo de brasileiros está percorrendo a Europa para a produção de um documentário sobre a história de refugiados. “Diáspora, Todos os Sonhos do Mundo”, está sendo produzido pela Tempus Filmes, do historiador e cineasta pernambucano Cleonildo Cruz. 
 
A gravação foi lançada simbolicamente em Lisboa, no Dia do Refugiado, 20 de junho acompanhando quatro famílias. O trabalho vai prosseguir nos próximos dois anos. 
 
“Queremos um filme para mostrar a realidade do ponto de vista dos que recebem e o ponto de vista deles (…), mostrar a verdade dos fatos”, explicou o diretor de fotografia Fred Alves, à agência Lusa, completando que o objetivo do trabalho não é apoiar os refugiados, mas sim abordar o problema de forma imparcial, reconhecendo que num filme sobre refugiados “a questão humanitária surge como um rótulo”. 
 
“Precisamos entender, do ponto de vista histórico, os impactos que essa diáspora vai causar nos países que estão recebendo refugiados. Friamente estamos analisando isso”, completou. Até o momento a equipe de produção percorreu 3.200 quilômetros passando por Porto, Faro, Sevilha, Mérida, Cádis e Marrocos, além de Lisboa. 
 
Alves acrescentou que o fato da equipe ser brasileira, portanto de um país politicamente neutro, aumenta a possibilidade de contato com os refugiados.
 
Em entrevista para o programa “Na Sala de Visitas com Luis Nassif”, Cleonildo destacou que as novas etapas do projeto, que irão acontecer na França, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Turquia e Libano, até chegar no limite geográfico com a Síria irá depender da capitação de recursos. O documentário está orçado em cerca de R$ 1,4 milhão. Até o momento foram investidos R$ 100 mil da própria produtora em viagens, hospedagem, equipamento e pessoal.
 
A equipe brasileira está percorrendo lado a lado as famílias, passando por igrejas e centros de apoio a refugiados. Cleonildo ressaltou que o roteiro final do longa-metragem não foi definido, porque a proposta é ir construído ao longo do percurso, mas adiantou que,  possivelmente, o final será dentro da Síria, retratando o interior do conflito.  
 
*Com informações da agência Lusa 
 
Leia mais
 
Cleonildo Cruz mergulha em “Diáspora – Todos os Sonhos do Mundo”
 
Filme sobre Op. Condor confirma pacto para eliminar lideranças políticas
 
“Na Sala de Visitas com Luis Nassif” recebe Biriba, Thadeu Romano e Cleonildo Cruz
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador