Bumba Meu Boi agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi o 6º elemento cultural brasileiro a entrar para a lista

Foto: IPHAN | Edgar Rocha

Bumba Meu Boi agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Por: Mariana Lima

Em dezembro de 2019, a lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade ganhou mais um item brasileiro: o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão.

O título é concedido pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Os outros elementos brasileiros que fazem parte da lista são: a Arte Kusiwa, o Samba de Roda, o Frevo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

O Bumba Meu Boi é um rito cultural conhecido por envolver formas de expressão musical, coreografia, representação e brincadeiras, carregando um forte simbolismo.

O rito reproduz o ciclo da vida ao apresentar uma metáfora para a própria existência humana. A cada ano, os grupos que produzem a prática se reinventam nesta celebração, recriando canções, sátiras, figurinos e bordados para a ocasião.

As festividades envolvendo o Bumba Meu Boi ocorrem no final de junho. O ciclo do festival envolve diversas manifestações,  que incluem apresentações públicas e rituais em torno da morte de um boi. Esse período de festividades é considerado uma época de renovação, em que as energias são revigoradas.

Agora como parte da Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, as ações de proteção ao complexo serão reforçadas.

Além disso, serão promovidas mais ações de educação patrimonial, novas documentações, e ampliação de pesquisas ligadas à valorização deste bem cultural.

Fonte: ONU

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador